**************** CHEIRO DE GREVE NO AR ***************
Após dois anos de paralisação de seis meses, Polícia Civil cogita greve; reivindicações não foram atendidas
Gazeta de Ribeirão
GABRIELA YAMADA – gabriela.yamada@gazetaderibeirao.com.br
A Polícia Civil pode entrar em greve novamente. Semana passada, policiais de Ribeirão Preto estiveram em manifestação realizada em São Paulo, em frente ao Largo São Francisco, e na segunda-feira que vem uma assembleia na Associação dos Delegados da Polícia Civil do Estado poderá definir os rumos a serem tomados.
“Será discutida a reestruturação dos cargos. Dependendo do que for decidido, a greve não está descartada”, afirmou o delegado Samuel Zanferdini. Em 2008, os policiais civis em todo o Estado cruzaram os braços por um período de seis meses, a greve mais longa da história da categoria, onde eram atendidos somente casos considerados graves. A paralisação teve fim depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o direito a greve não pode ser aplicado aos policiais civis.
Na semana passada, a manifestação teve como objetivo cobrar do Governo do Estado as mesmas reivindicações propostas há dois anos e que, até hoje, não tiveram resposta: o projeto de plano de cargos e carreiras, o reajuste salarial e a incorporação do Adicional Local de Exercício (ALE).
De acordo com o Eumauri Lucio da Mata, do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) de Ribeirão e Região, o início da greve irá depender da decisão dos próprios policiais e, sobretudo, de uma falta de resposta do Governo do Estado. “Fizemos a manifestação na semana passada para cobrar as promessas que foram feitas. Não saiu aumento, ninguém viu nenhum projeto ou definição sobre a reestruturação”, afirmou. Dois investigadores, que preferiram não ser identificados, afirmaram que concordam com a greve novamente. “Na minha opinião, a greve começaria hoje”, disse um deles. A assessoria de imprensa do Governo do Estado não se manifestou.
REORGANIZAÇÃO. No início do ano, sete departamentos da Polícia Civil em todo o Estado, inclusive em Ribeirão, foram alterados dentro do projeto de reestruturação da Delegacia Geral de Polícia, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Greve de 2008 prejudicou emissão de CNHs e audiências
Em Ribeirão Preto, a greve realizada há dois anos teve a adesão de 100% dos policiais civis, conforme informou na época o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) de Ribeirão e Região. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2 Região determinou que 80% dos trabalhos fossem mantidos e, de acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), a ordem foi cumprida na cidade.
O problema maior, de acordo com o MPE, foi percebido na 15 Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran): houve atrasos na emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), audiências nas 1, 2, 3 e 5 varas criminais foram suspensas por falta de escolta de presos —hoje, quem faz a escolta é a Polícia Militar.
Na ocasião, os policiais reivindicavam 15% de reajuste salarial em 2008 e mais 12% para 2009 e 2010. Também havia o pedido de implementação da aposentadoria especial, melhores condições de trabalho e mais contratações. (GY)
PORQUE FAZER GREVE SE É ILEGAL (SEGUNDO O S.T.F.)??? HOJE A GREVE É LEGAL? O QUE MUDOU DE LÁ PRA CÁ? EU GOSTARIA DE FAZER GREVE, MAS NÃO PODEMOS (MOTIVO QUE LEVA O GOVERNO A DESDENHAR TANTO DE NÓS). SOMOS UM ELEFANTE AMARRADO COM UM FIO DE VARAL (NÃO SABEMOS A FORÇA QUE TEMOS, SENÃO DERRUBARÍAMOS TUDO).
CurtirCurtir
AGRADECIMENTO
VENHO AGRADECER DE TODO CORAÇÃO A JORNALISTA GABRIELA YAMADA DA GAZETA DE RIBEIRÃO POR TER NOTICIADO SOBRE A MANIFESTAÇÃO NO CENTRO DE SÃO PAULO EM FEVEREIRO PRÓXIMO PASSADO E POR ELENCAR OS TÓPICOS DAS REIVINDICAÇÕES DOS POLICIAIS CIVIS.
NENHUM JORNAL DE SÃO PAULO TOCOU NO ASSUNTO!
A IMPRENSA DA CAPITAL NÃO É SÉRIA!
TEM O GOVERNO COMO SEU MAIOR CLIENTE E DESSA FORMA, SE RECUSA VERGONHOSAMENTE A FALAR MAL DO PATRÃO EM DETRIMENTO DA SOCIEDADE!
CONTINUE PUBLICANDO MATÉRIAS A RESPEITO POIS ALÉM DE GANHAR MAIS LEITORES, GANHARÁ MAIS ADMIRADORES.
MUITO OBRIGADO!
CurtirCurtir
AO COLEGA JOTAPE
OLHA IRMÃO, O TRIBUNAL DISSE QUE NÃO PODEMOS FAZER GREVE.
MAS, ELE NÃO PODE NOS IMPEDIR DE FAZÊ-LA SE REALMENTE QUISERMOS.
O QUE VAI ACONTECER? VÃO DESCONTAR OS DIAS PARADOS.
VAMOS SER CHAMADOS À CORREGEDORIA?
ORA, FALTAR AO SERVIÇO NÃO É CRIME!
NINGUÉM PODE OBRIGAR NINGUÉM A TRABALHAR NA MARRA.
E TEM MAIS, O GOVERNO NÃO CUMPRE COM NADA!
POR QUÊ NÓS TEMOS QUE CUMPRIR?
SE FALTARMOS AO TRABALHO E RETORNARMOS ANTES DE CARACTERIZAR ABANDONO DE EMPREGO, NÃO É CRIME E NEM PODEMOS SER DEMITIDOS.
E NO DESESPERO EM QUE NOS ENCONTRAMOS, EU NÃO TENHO O MENOR MEDO DE PARAR OUTRA VEZ E SEGURAR O ROJÃO DEPOIS.
SÓ ESTOU AGUARDANDO A ORDEM PARA UMA NOVA MANIFESTAÇÃO E/OU PARALISAÇÃO QUE COM SUPREMO OU SEM SUPREMO EU NÃO ESTOU NEM AÍ.
SUPREMA É A NECESIDADE DA MINHA FAMÍLIA DE SE ALIMENTAR, TER ASSISTÊNCIA MÉDICA E EDUCAÇÃO, E SÓ DEUS SABE OS PULOS QUE QUE TENHO QUE DAR PARA GARANTIR ESSE DIREITO MÍNIMO À MINHA ESPOSA E TRES FILHOS.
CurtirCurtir
DR. GUERRA GOSTARIA DE SABER SE VOCE TEM ALGUMA NOTICIA A RESPEITO DO COLEGA QUE POSTOU ESTA MATERIA NO ANO PASSADO.
JORNAL FLIT PARALISANTEPOLÍCIA SEM CERIMONIAL
SINDICATO ÚNICO DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO
com 26 comentários
Valho-me deste para solicitar mais uma vez espaço em seu respeitado Blog com a finalidade de divulgar uma idéia que vem ganhando força e simpatia dos policiais civis paulistas a cada dia que passa.
Aproveito para convidá-lo a partilhar conosco este sonho que vem a cada dia que passa se tornando mais real que é a efetiva criação de um SINDICATO ÚNICO DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO.
Segue um resumo:
Como já deve ser do conhecimento de muitos policiais civis paulistas e, diante da inércia de nossas entidades representativas em obterem benefícios concretos para as carreiras policiais civis, um grupo de policiais civis de várias áreas do estado estão mobilizados na criação de um SINDICATO ÚNICO que realmente traga benefícios a todas as carreiras.
É mais do que provado que nosso atual modelo sindical é uma tragédia e não consegue de forma alguma atingir seus objetivos, seja por falta de vontade, seja por ingerência ou talvez por incompetência, não importa. O que importa é que o Sindicato Único vem com uma nova proposta, com um modelo sindical moderno já testado internacionalmente e comprovadamente eficaz.
Atualmente o que vemos? Nossas entidades completamente perdidas batendo sempre na mesma tecla tentando arrancar migalhas do governo que pouco se importa com os policiais civis paulistas. A proposta do novo sindicato é, em suma, o sindicato por seus sindicalizados de forma a trazer benefícios que tangem as áreas da saúde, educação, cultura, finanças, etc…, ou seja, uma nova mentalidade concretizada através de convênios e benefícios diretos para o policial civil, inclusive financeiros.
Bater à porta do governo já está mais do que provado que não resolverá nossos problemas, principalmente com o orçamento de 2010 já aprovado e nele não havendo nada para nós!
É claro que alma do sindicato também é a luta por melhorias salariais e de condições de trabalho, ou pelo menos deveria ser, porém, não é isso que vemos hoje do atual modelo. O citado, é obrigação de qualquer sindicato que se preze, ou não teria nem razão de existir!
Assim sendo, diante da ingerência e menosprezo de nossos representantes, estamos apresentando a vocês algo inovador, funcional, eficiente, concreto e acima de tudo inteligente!
Aos que desejarem mais detalhes e se interessarem pelo assunto, estou a disposição para maiores considerações através do e-mail: max.ramos@bol.com.br
Obrigado!
CurtirCurtir
Vocês acreditam que o Governador vai responder à alguma coisa sobre piso e plano de carreira da PC?
Ele não responde nem se é candidato a Presidência.
Acorda povo!
CurtirCurtir
O pior é que qualquer manifestação vai ser logo deturpada e transformada em ” ato político” em virtude do ano eleitoral. Devíamos ter feito a greve ainda no ano passado, no aniversário embate do Morumbi. estamos desmobilizados, nossas entidades estão letárgicas ( pra não dizer outra coisa ) Perdemos o momento de agir. Tudo o que for feito este ano atrairá a pecha de conotação política ou ação insuflada por políticos oportunistas ( que realmente existem, diga-se a bem da verdade). E tem mais. Greve sem o apoio dos delegados, podem esquecer.
Greve sem união, podem esquecer.
Greve sem enfrentamento, podem esquecer.
Greve sem outra batalha campal, podem esquecer.
A equiparação do ALe, mesmo mal feita e ajambrada vai nos enrolar por uns dois meses. Esse arremedo de “projetio” de restruturação vai servir para nos levar em banho-maria por mais uns três meses. E assim chega o final do ano, mudança de governo, todas aquelas promessas de novo e nos vamos acreditando, sendo enganados, ludibriados e conduzidos por entidades que nos representam sem nos ouvir.
Quando vai parar isso ? Há mais de vinte anos vejo o mesmo filme e nada muda. Só mudam os “salvadores da pátria” que surgem de quando em quando, mas à menor chuva revelam que tem os pés de barro. Não queria que fosse assim, mas a desmotivação já tomou conta de mim há mnuito tempo. Gosto de ser policial, sempre gostei. Mas não há nenhuma retribuição por parte da Administração.
Não falo em reconhecimento. Jamais sonharia que um dia o Estado viesse a reconhecer o nosso trabalho. Falo em retribuição pelos serviços prestados, pelo sacrifício de horas de lazer, pelo prejuizo do convívio com nossos familiares.
Enfim, estou desmotivado e descontente.
Pior. Estou perdendo a fé de que há uma solução para todo esse estado de coisas que se instalou entre nós.
Desmotivado e desconte e mais ainda descrente de uma solução não sei o que resta…..
Desculpem pelo desabafo, mas precisava escrever isso. Obrigado a quem ler e concordar. Quem não concordar deve ser por que não precisa de salário.
CurtirCurtir
Além do péssimo salário, não há quantidade de policiais suficientes para atender adequadamente a população. Não há Investigação; não há nada! Só moscas e um desânimo que tomou conta de todos nós! (Policial virou politiqueiro para mendigar algumas coisinhas de responsabilidade do nosso patrão).Um faz de conta , deixando o povo “à Deus dará”;e bandido fazendo o que quer .
QUEM É O CRIMINOSO responsável por esta história?
NÓS POLICIAIS SOMOS BUNDAS MOLES. GREVE tem que ser com coragem !
CurtirCurtir
Dr.Guerra,
Com greve ou sem greve,cada um que jogue sua gota d’agua no incêndio.Se dependermos das entidades de classe,dos nossos superiores, do DGP,do Secretário, do Governador, vamos ficar como estamos.Em outubro derrubamos quem nos ignorou, e ponto final caem todos os que agora são os Donos da bola.
CurtirCurtir
TEMOS QUE MOSTRAR PARA ESTE P___ DO GOVERNADOR QUE TEMOS CONDIÇÕES DE FAZER OUTRA GREVE IGUAL OU MELHOR AINDA COM MAIS EXPERIENCIA POLITICA.
GREVE JÁ
GREVE JÁ
CurtirCurtir
Luisinho Piu: o que eu quis dizer é que não conseguiríamos fazer greve sozinhos. Enquanto os colegas obedecerem o Supremo, estamos fudidos. Nos outros Estados as Polícias estão fazendo greve e não estão sofrendo repressão nenhuma. Eu sou a favor da guerra. Se a gente guerreia contra o PCC, porque não guerrear contra o PSDB (bandidos do mesmo saco)? Com relação ao que escreveu nosso colega ANONIS, faço minhas suas palavras. Também vivo esta angústia. Eu fiz concurso pra outra Polícia. Não tenho sangue de barata. Não consigo entender (ou até consigo) porque o governo está acabando com a gente, mas tenho uma tese: a única vêz que vi um Governador quase perder cadeira foi quando o Carandiru virou. Se o secretino não assume a bronca, o Governador tinha caído. Então acredito que, se prendermos muitos ladrões, todas as cadeias estaram mais do que lotadas e fatos parecidos podem ocorrer, derrubando assim nosso Exmo Sangue Suga. Sem ladrão na cadeia o governo não tem problemas. É mais facil manipular as estatísticas do que resolver rebelião.
CurtirCurtir
Passarinho……
Tá dificil…….
Com essa desunião, vai meia dúzia, como está ocorrendo. E olha que eu acho que os presentes eram todos colegas aposentados…..
Em compensação os Professores Hein. que união….
Colocam 10.000 brincando……. Parabéns a eles e sucesso em sua luta…
CurtirCurtir
TEMOS QUE TER VERGONHA DESTAS ENTIDADES DE CLASSE QUE NOS REPRESENTAM, SE VENDEM POR TÃO POUCO,
SINDICATO UNICO JÁ
CurtirCurtir