‘Corporação segue atuando’
A Polícia Civil nega ter ficado de fora das investigações e prisões de integrantes do PCC. A corporação afirma em nota que “segue atuando dentro da área de suas atribuições legais, exercendo as funções exclusivas de polícia judiciária”. O documento diz que “as prisões efetuadas pela PM são apresentadas à Polícia Civil, que adota todas as providências de polícia judiciária pertinentes, dando andamento às investigações”.
Em nota de 22 páginas enviada ao JT, a Polícia Civil apresenta um quadro de trabalho realizado pelo Deic nos últimos dois anos. Uma tabela mostra que em 2008 e 2009 foram presas 1.679 pessoas, ocorreram 1.087 casos de flagrante e a instauração de 5.482 inquéritos policiais. O texto não especifica, no entanto, quais seriam supostos integrantes da facção.
Além da tabela, o documento traz 47 casos de prisões efetuadas pelo Deic em 2008 e 2009. Porém, só quatro estão relacionados a integrantes de facção criminosa. O mais recente golpe do Deic contra o PCC, a prisão de sete assaltantes de condomínios de luxo na sexta-feira passada, não consta no documento. Três líderes desse grupo seriam integrantes da facção.
Opinião
As ações da 2ª Seção da Rota dividem a opinião de juristas. O juiz Luiz Flávio Gomes diz que a Polícia Militar só pode investigar crimes militares. “Investigações de crimes civis feitas pela PM são nulas e inconstitucionais”, diz.
Já o criminalista Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB/SP, afirma que a lei faculta à PM fazer trabalho de inteligência e coletar denúncias. “Isso está dentro da legalidade”, diz. No entanto, ressalta que as investigações são atributos de polícia judiciária.
SE DEPENDER DO DEIC ATÉ TROMBADINHA VIRA PCC.
AS DISTORÇÕES SÃO MANOBRAS PARA JUSTIFICAR UM DEPARTAMENTO CORROMPIDO E QUE HÁ MUITO DEVIA TER SIDO FECHADO.
MUITOS CASOS JÁ FORAM COMPROVADOS QUE “OS PRETENSOS INTEGRANTES DO PCC DETIDOS” FORAM ABSOLVIDOS.
SÓ FAZEM MARACUTAIS PARA ENCOBRIREM SEUS REAIS OBJETIVOS.
CurtirCurtir
NO DEIC TEM MUITOS POLICIAES QUE SÃO HONESTOS
QUE REALMENTE TRABALHÃO.
MAS QUANDO VOCE NÃO PODE TRABALHAR FICA MEIO
RUIM. NÃO PODEMOS GENERALIZAR.
VAMOS VOTAR CERTO, E AGUARDAR SE ACERTAMOS
CurtirCurtir
Função exlusiva de policia judiciaria a PC não tem e nunca terá segundo o STF.
CurtirCurtir
MUITA HIPOCRISIA, ARROGÂNCIA E INTERESSES ESCUSOS ENVOLVEM ESTE ASSUNTO. DÁ ATÉ NOJO DE COMENTÁ-LO.
CurtirCurtir
vamos cumprir com nossas obrigações, quanto aos PMs é só dar corda que eles acabam se enforcando junto com com MP. Não vamos generalizar algumas cagadas de alguns, é isso que eles querem (MP,PM).Infelizmente alguns comentários aqui também generalizam, o DEIC é um departamento e devido seu tamanho e importância tudo que ocorre de ruim toma proporções maiores que em outros lugares, por isso que lá deveria ser mais rígido quanto a lotação de policiais.
CurtirCurtir
senhores promotores cade os corruptos pararam de dar grana ao senhores porque não denunciaram estes porque não foram presos os maus policiasi de ambos os lados
CurtirCurtir
hehe..deixem o PCC com os coxinhas mesmo.Vao pra cima que é a cara deles.Aproveitem e façam os flagrantes e toquem os inqueritos tambem,cuidem das cadeias e remoçoes de presos.Alias,pq a PM tb nao toca os plantoes?
CurtirCurtir
o JOW,a PC não é policia judiciaria? a quem cabe tal mister? à PM?ou será a GCM? Jow,quando criança vc foi violentado por algum PC?
CurtirCurtir
Será que alguém vai debater estes temas (corrupção etc) na reunião da Adpesp?
CurtirCurtir
Pingback: A Polícia Civil nega ter ficado de fora das investigações e … – policia
Cabe uma pergunta o Dr. Mariano da especializada em delitos eletrônicos, irá solicitar ao judiciário que se retire de circulação o Jornal da Tarde do grupo Estado, que na edição de 01/03/10, em reportagem de página inteira, informa que o MP prefere trabalhar com a PM, pois não confia nos policias civis para dar cabo de investigações a respeito do PCC.
E que em vários grampos tefefônicos, tinha policiais civis notadamente do departamento em que este,diligente delegado trabalha,estavam envolvidos em “certos”, com integrantes desta organização criminosa.Ex o caso do invesigador Augusto Pena.
Por fim nesta reportagem ficou muito claro que a honra e a dignidade de vários policias honestos e trabalhadores, inclusive do próprio delegado, afinal é citado o departamento onde trabalha,e em um raciocínio simplista já que todos os policias civis são em tese suspeitos, penso que até o DR Mariano o seu diretor chegando ao DGP o secretário, e por vias transversas ao próprio governador afinal este é o chefe mâximo da polícia civil, não é o caso de o aporoso delegado abrir inquérito a respeito, para resguaradar a honra e a dignidade dos polícias civis, como um todo, fica aqui a pergunta.
CurtirCurtir
Esta é a FORÇA PÚBLICA EM AÇÃO.
02/03/2010
Estudante da PUC é baleado por PM
Alvaro Magalhães
do Agora
O aluno de administração da PUC Thiago da Silva Esteves, 24 anos, foi baleado por um PM no sábado, na Água Rasa (zona leste de SP). O irmão do rapaz, Diego da Silva Esteves, 22 anos, testemunha do caso, afirma que o tiro foi disparado pelas costas. A Corregedoria da PM abriu inquérito.
‘Inquérito vai apurar a ocorrência’, diz PM
Thiago foi baleado às 2h na avenida Montemagno, após sair de casa. Ele e o irmão iam a um bar no Ipiranga (zona sul). Cada um em uma moto.
O rapaz está na UTI do Hospital da Vila Alpina. Ontem à tarde, seu estado era estável. “Ele está abalado, chora toda hora”, afirma a mãe, Eliana Betty da Silva, 50 anos. À noite, Thiago passou por cirurgia, que não havia terminado até a conclusão desta edição.
CurtirCurtir
todas essas prisões podem ser relaxadas por ato de inconstitucionalidade
CurtirCurtir
E a nossa “co-irmã” ganhou mais uma, até quando a cúpula inerte da nossa PC vai ficar parada, sem se mexer? Daqui a pouco as delegacias vão ter um oficial titular, em vez de um delegado titular. E a cúpula não se mexe com medo de perder a cadeira e as “boquinhas”.
CurtirCurtir
O que me chama atenção neste episódio é que a ventilação desta notícia mostra uma coisa, o Ministério Público prefere a PM porque ela serve aos propositos deles. A gloriosa acha que vai alferir alguma vantagem nisso, e por conta desta esperança fica servindo de capacho. Vamos ver até onde vai este namoro.
CurtirCurtir
Não é com medo de perder a cadeira e as boquinhas. Quem vive com esse salário dignamente em São Paulo. Eles não querem ficar atrelados ao MP, por outros motivos que todo mundo sabe.
CurtirCurtir