LUÍS NASSIF REVELA APETÊNCIA DE EMBUSTE…O GOVERNADOR JOSÉ SERRA É ANORÉXICO A VERBAS NÃO CONTABILIZADAS 6

O caso Detran – 1

Logo no início do seu governo, foi estimulado por alguns secretários a tirar o Detran das mãos da Polícia Civil. Alguns funcionários, egressos do governo Mário Covas, lembravam-se do drama do governador. Necessitando de fundos de campanha, foi obrigado a aceitar a sobrevivência dos esquemas do Detran. Mas quando falava do tema, chegava a chorar de raiva e de impotência.

O caso Detran – 2

Com Serra entrando, o caixa de campanha fornido, foi-lhe sugerido limpar a área. Serra recusou com receio da reação da cúpula da Polícia Civil “Até Pernambuco, de Jarbas Vasconcellos, fez essa limpeza “, contava-me um alto funcionário do secretariado de Serra. Hoje São Paulo é um dos cinco ou seis estados da Federação que ainda não conseguiu romper com os esquemas do Detran.

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/12/21/a-inapetencia-administrativa-de-serra/#more-42239

________________________________________

Os esquemas do DETRAN nunca estiveram nas mãos da Polícia Civil. Todo e qualquer esqueminha, esquema ou esquemão praticados na administração de registro, licenciamento de veículos, habilitação de condutores; credenciamento de profissionais e empresas que atuam estreitamente  ligados aos órgãos estaduais de trânsito, resulta da lógica mercantilista que move tudo aquilo que tem como fim O CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES.

O sistema tem por objeto colocar em circulação mais e mais veículos automotores; consequentemente formar mais e mais motoristas. Aqueles que operam no sistema: reduzir mais e mais a quantidade de profissionais e empresas.  Despachantes não querem a habilitação de novos despachantes, instrutores e diretores dos centros de formação não querem novos concorrentes, da mesma forma os médicos, psicólogos, vistoriadores, fabricantes de placas. Enfim, mercantilismo e monopólio dominam “as praças de trânsito”. 

O mercado privado comanda todo o processo; não a autoridade estadual de trânsito. O agente público deve ser simpático aos interesses privados. O rigor legal engessa o lucro; a clientela muda de praça em busca de celeridade e facilidade de registrar, licenciar,  obter a primeira CNH ou renová-la. Se na cidade X o Delegado for “muito rigoroso”, entenda-se exigir 60% de legalidade em todos os atos e procedimentos, a municipalidade perde receita para outra circunvizinha. O prefeito  simplesmente anunciando a retirada de funcionários e corte na ajuda material, determina a substituição do Delegado de Trânsito: preferentemente por um solícito trambiqueiro e politiqueiro.  A moralidade rompida não aceita conserto.  A regra vale  tanto para a circunscrição de trânsito do município de menor frota e menor número de motoristas , como para os grandes municípios e Capital do Estado.

O sistema é voraz; o cargo é volátil.  De Brasília o Denatran produz industrialmente normas compradas pelos cartéis: da indústria automotiva e dos profissionais  de Trânsito.  Há esquemas, produzidos por lei, sob encomenda para CIRETRAN e DETRAN geridos pela Polícia, também para aqueles geridos por engenheiros e outros órgãos…

ESQUEMA PARA AS COMPANHIAS MUNICIPAIS DE TRÂNSITO… ESTRADAS DE RODAGEM ESTADUAIS E FEDERAIS. Já temos esquema para favorecer o cartel dos flanelinhas, inclusive.

SE TIVER CARRO TEM UM ESQUEMA PRODUZIDO POR ATO NORMATIVO.

Depois temos os esquemas para  modernização e melhor fiscalização do sistema. Os esquemas das grandes licitações: DOS GRANDES SISTEMAS INFORMATIZADOS, por exemplo. O GRANDE ESQUEMA é fazer esquema para transformar dinheiro público em privado; tudo mediante a comissão administrativa de praxe. 

HÁ QUARENTA ANOS O DETRAN É ESQUEMATIZADO SEGUNDO O APETITE PRIVADO.  

Posto isto, concordem ou não,   É MENTIROSA A AFIRMAÇÃO: “com Serra entrando, o caixa de campanha fornido, foi-lhe sugerido limpar a área. Serra recusou com receio da reação da cúpula da Polícia Civil“.

Ora, explique como  é que logo no início do governo, o recém-eleito estaria com o caixa de campanha FORRADO (fornido)? 

Alguns bolsos, dos arrecadadores de fundos, até poderiam estar bem forrados: LIMPANDO O CAIXA DE CAMPANHA.

Nunca o recém-empossado Governador. 

MEDO DE REAÇÃO! Só se o  Serra –  do jornalista –  for de outro Estado, pois neste ele poderia “limpar a área” sem qualquer receio da cúpula. A nossa cúpula é mansa; o Governador José Serra pode fazer aquilo que melhor julgar. Aliás, segundo o conceito moral que NASSIF faz do Governador e da cúpula da Polícia Civil, BASTARIA AO MEU GOVERNADOR COMPRAR O DETRAN DA CÚPULA POLICIAL.

Eles vendem; eu garanto!

MUITO BARATO!

Diga-se de passagem, passando para “as mãos” de outro órgão público,  A ROUBALHEIRA AUMENTARIA AINDA MAIS…

E A POLÍCIA CIVIL  –  suja  e sem controle –  PODERIA  TRANQUILAMENTE ARRECADAR DOS NOVOS CORRUPTOS.

NASSIF, desculpe-me, mas  comparar a complexidade do DETRAN DE SÃO PAULO ao diminuto DETRAN DE PERNAMBUCO…

É como comparar o FLIT ao seu Blog; ou ao Blog do PHA.

Ocê tá de sacanagem, né!

 Por lá – Pernambuco –  ainda se deve emplacar bicicleta, burro e carroça. Além de fazerem “cabrito” de caminhão roubado.

Por outro aspecto: O JORNALISTA LUÍS NASSIF PARECEU QUERER TRANSMITIR A FALSA IMPRESSÃO DE QUE JOSÉ SERRA SERIA SUCESSOR DE MÁRIO COVAS.

Ora, José Serra sucedeu Alckmin; foi Alckmin que , em 2005,  desmontou a boa gestão do DETRAN nomeada por COVAS…

Alckmin colocou YVANEY no comando do DETRAN; retirando o Dr. LEIGO.

Vimos, em 2005 e 2006,  grandes esquemas sendo implementados no DETRAN deste Estado. 

Lembrando: Serra ainda era o prefeito da Capital.

E AINDA MAIS MENTIROSA A ANTERIOR AFIRMAÇÃO QUE LIGA O GOVERNO COVAS A JOSÉ SERRA “Alguns funcionários, egressos do governo Mário Covas, lembravam-se do drama do governador. Necessitando de fundos de campanha, foi obrigado a aceitar a sobrevivência dos esquemas do DETRAN. Mas quando falava do tema, chegava a chorar de raiva e de impotência.”

NASSIF, não dá para chorar de raiva e de impotência lendo o seu artigo… É DE MATAR DE RIR!

A uma: para ganhar de MALUF nem precisava gastar dinheiro.

A duas: Mário Covas – caso fosse de esquemas como você afirmou – não faria esquema pra comer na mão de policiais do DETRAN.  Mandaria o vice fazer concerto com consórcios interessados na privatização de estradas, por exemplo.

Caracas, Geraldo Alckmin, verdadeiramente,  ERA  MAIS “APETITOSO”, contudo não dá para entender o seguinte: “mesmo a Geraldo Alckmin – que tem lacunas como administrador – não faltava vontade de fazer, embora tivesse dificuldades evidentes para escolher o secretariado e definir políticas públicas inovadoras“.

Com efeito, na seguinte passagem o jornalista afirma de  Serra “com sua inapetência administrativa, houve um afastamento gradativo dos melhores quadros do partido”.

Quem do melhor do quadro se afastou…

Ah, Gabriel Chalita!  Ele queria o Senado, mas ainda não poderia  exigir viajar na janelinha.

Professor Chalita, conforme sua exposição, evidentemente,  ESCOLHIDO DO MELHOR DO QUADRO DO PSDB;  SEM DIFICULDADES PELO GERALDO.

Você tá fazendo uma baita alckmia: CALUNIA O SERRA, ENALTECE DISCRETAMENTE O GERALDO, MAS SEM MENCIONAR O NOME DOS EGRESSOS DO PARTIDO…

POSSIVELMENTE “OS DA TURMA DA BOQUINHA“.

SOBRE AS FONTES É BESTEIRA PERGUNTAR, OBVIAMENTE:  FONTES DA   TURMA DE QUEM PERDEU A BOQUINHA.

NASSIF, quem vive dos esquemas da POLÍCIA CIVIL JAMAIS PASSARÁ DE CANDIDATO A VICE…

DA CHAPA DA DILMA!  

E quem gosta de tomar “esquemas” das mãos da Polícia (DETRAN, JOGATINA, etc. etc.), É GOVERNADOR DO PT;  da estirpe do Olívio Dutra.

O José Genoíno, em 2002,  tinha tal idéia: FAZER O MENSALÃO DO DETRAN NA SECRETARIA DOS TRANSPORTES.

Como diz o meu presidente Lula: ELE SIFU! 

Ao Geraldo, como disse você, não faltava vontade de fazer.

Ao Genoíno não faltaria vontade de CONCERTAR…DE ACERTAR…DE LIMPAR!

Um Comentário

  1. Esse mesmo Luis Nassif que hoje critica o governador paulista José Serra é o mesmo que a cerca de um ano atrás andava de braços dados com o próprio.
    Desculpe-me mas a opinião do jornalista é parcial, já que ele hoje é um “apaixonado” pelos afagos lulistas.

    Abraços.

    Curtir

  2. Luis Nassif tem bronca do Serra porque foi demitido da TV Cultura. Não é petista, é rancoroso.

    Curtir

  3. DR. GUERRA, PARABÉNS MAIS UMA VEZ. BRILHANTE TUA INTELIGÊNCIA. RACIOCÍNIO CLARO, OBJETIVO, INTELIGENTE. MUITO INTELIGENTE. PARABÉNS. FELIZ NATAL AO SENHOR E AOS QUE LHE QUEREM BEM ! OBRIGADO POR TUDO QUE TEM FEITO POR NÓS !

    Curtir

  4. Agora entendi como funciona a Ciretran da minha cidade no rincão de “Sum Paulo”. Sempre me pairaram dúvidas, mas após a leitura deste texto, não tenho mais nenhuma! Só gostaria que a escrivã da Ciretran aonde “trabajo” entrasse na escala de plantão noturno ‘a distância. Não me importo com o “jotinha” extra que ela ganha…

    Curtir

Os comentários estão desativados.