Mudanças na Corregedoria da Polícia Civil incluem a Via Rápida, a criação de mais uma Divisão e maior número de equipes de trabalho e um site próprio onde a sociedade poderá fazer denúncias e manter contato com o departamento
A Corregedoria Geral da Polícia Civil está de cara nova. O corregedor geral, Roberto Maurício Genofre, apresentou nesta segunda-feira (21/10) na sede do órgão, à Avenida da Consolação, mudanças significativas do departamento. Entre elas está a criação de mais uma divisão, maior número de equipes de trabalho e um site próprio onde a sociedade poderá fazer denúncias e manter contato com o departamento.
Ao lado do secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira, do delegado geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo, entre outras autoridades, Genofre explicou que a reestruturação partiu da iniciativa do secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, em mudar a lei para punir com maior agilidade os maus policiais. “Depois que a Via Rápida foi sancionada, em 2 de julho pelo governador, começamos a reestruturação da Corregedoria”, disse Genofre.
A Via Rápida é a lei que pune os maus policiais em menos tempo.
Novo – A Divisão de Apurações Preliminares contará com 14 equipes de trabalho mais o Serviço Técnico de Comunicações Comunitárias. Esse serviço técnico será dividido em três setores de denúncias: da Ouvidoria da Polícia; do Disque-Denúncia e do Sistema de Telefonia e Site. A nova Divisão permitirá desafogar o trabalho antes acumulado pela Divisão de Sindicância.
Além disso, a Divisão de Informações Funcionais passa a ter o Serviço Técnico de Comunicações Virtuais. Já a Divisão de Processos Administrativos ganhou mais quatro Unidades Processantes Permanentes, além das seis já existentes.
A Assistência Policial passa a integrar também a Unidade de Inteligência Policial, o Serviço Técnico de Apoio Social e o Serviço de Comunicação Social, que está dividido em duas seções: a de divulgação e a técnica de imprensa.
A reestruturação não parou por aí. Até a Divisão de Corregedorias Auxiliares saiu beneficiada com as mudanças publicadas no sábado (19/10) no Diário Oficial. Cada uma delas terá equipes corregedoras. No Estado, são oito as corregedorias auxiliares instaladas, sendo que três delas já foram inauguradas.
Também foi criado o Núcleo de Classificação Criminológica, que pertence a Divisão de Presídio Especial da Polícia Civil. Esse núcleo dará apoio psicológico e assistência social aos policiais presos.
Para o delegado Maurício Genofre, as mudanças na Corregedoria Geral da Polícia Civil são mais uma etapa de vitórias para o departamento, criado em 03 de fevereiro de 1956, pelo então governador Jânio Quadros, com o nome de Serviço Disciplinar. “Com essas mudanças e a Via Rápida, nós estamos ousando”, concluiu o corregedor.
“Estamos dando novas condições para que a polícia desenvolva seu papel, ao mesmo tempo que valorizamos os bons policiais e punimos os maus”, acrescentou o secretário-adjunto, Marcelo Martins de Oliveira.
O delegado geral Marco Antonio Desgualdo lembrou que a punição do mau policial demorava três anos. “Agora, com a Via Rápida, no máximo em 180 dias terminamos esse trâmite, sem deixar de garantir ao policial o direito de defesa”, complementou Desgualdo.
Reportagem e fotos de Lilian Santos
Colaborou Jaciara de Sá
___________________________
Cadê o site para que pudéssemos ofertar reclamações e denúnicas contra péssimos superiores?
Cadê os ex-DGP Desgualdo, Jordão e Maurício explicando o motivo dos acochambros na Corregedoria Geral desde a substituição do doutor Genofre pelo – é nóis de novo na fita – RUY ESTANISLAU SILVEIRA MELLO.
A VIA RÁPIDA CONTINUA SENDO UMA FARSA PARA PERSEGUIR OS DESAFETOS , PUNIR E DEMITIR OS POBRES.
A CERTEZA: ESTAVAM OUSANDO NO SENTIDO DE ATREVIMENTO…INSOLÊNCIA E DEBOCHE.
O COLEGA, O SITE E ESTE DE RECLAMAÇÃO, AQUI TEM TUDO O QUE SE PRECISA SABER, E SO LER QUE TEM TUDO AQUI, ATE OS INTOCAVEIS DA DIG, DPPC E FAZEDARIA TÃO SENDO CITADOS AQUI.
ACHO QUE ESTE DEVE SER O SITE OFICIAL DA CORREGEDORIA.
VIVA A DIG
CurtirCurtir
E se o picolé de chuchu Alckimim voltar para o Palácio dos Bandeirantes volta Desgualdo e sua pá. Dai a corró vira as pernas para cima de novo.
CurtirCurtir
RESPOSTA:
Acho que a Corro não gosta de concorrência.
CurtirCurtir
acho que a corregebosta age em prol dos mais favorecido$, esclarecido$, legai$, competente$…e etc$$$$$$$$$$$$$$…
pelo amor de Deus, não estou dizendo que a Corró é corrupta viu, muito pelo contrario, ela é apenas parcial….o que não é dificial de se entender ou de se aceitar no mundo de hoje…
O que podemos dizer de uma repartição que serve café para os vagabundos, faz grampos ilegais, não autorizados, forja flagrantes, não puxa DVC dos malas e ainda esculacha os policiais que realmente trabalham e não ficam maçanetando?
Tá vou resumir – a corregebosta nunca vai servir para o real proposito, acabar com o mal pela raiz…
CurtirCurtir
PUNIR E DEMITIR OS POBRES E HONESTOS…
ISSO TUDO (CORREGEDORIA) ME DÁ VONTADE DE VOMITAR…
CurtirCurtir