É POR ISSO QUE EU ACHO QUE MAGISTRADO NÃO DEVERIA GANHAR TANTO…GANHAM BEM, MAS CONTINUAM CORRUPTOS POR QUESTÃO CULTURAL…CORRUPTOS MAIS VALORIZADOS EM VIRTUDE DO MAIOR NÍVEL CULTURAL…O PRESIDENTE DO T.J. TEM RAZÃO, SE SALÁRIO FOSSE SOLUÇÃO NÃO EXISTIRIA TANTO JUIZ LADRÃO 8

O”Primeira meta é informatizar TJ-SP”

Antonio Carlos Viana Santos: novo presidente do TJ-SP; desembargador assume maior tribunal estadual do País decidido a acabar com fila de 10 milhões de execuções fiscais

Fausto Macedo

O desembargador Antonio Carlos Viana Santos foi eleito ontem presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele recebeu 217 votos, de 326 válidos, para dirigir a maior corte estadual do País nos próximos dois anos (2010/2011).

Para vice-presidente do TJ foi eleito o desembargador Marco César Müller Valente, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para corregedor-geral da Justiça, o escolhido foi o desembargador Antonio Carlos Munhoz Soares, atual vice-presidente do TJ.

Os novos dirigentes do TJ assumem no dia 4 de janeiro.

Ainda ontem foram eleitos o desembargador Ciro Pinheiro e Campos para a presidência da Seção de Direito Criminal, o desembargador Luiz Antonio Ganzerla para a presidência do Direito Público e o desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha para a presidência da Seção de Direito Privado.

Viana Santos, de 67 anos, atual presidente da Seção de Direito Público, paulista de Sorocaba, na carreira desde 1969, ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), é reconhecido como negociador hábil em defesa das causas da toga, com trânsito fluente no Congresso e nos tribunais superiores.

Em sua gestão, ele planeja executar amplo projeto de informatização do TJ, alcançando inicialmente o setor de execuções fiscais que acumula 10 milhões de feitos. “O principal interessado no andamento dessas ações é o Executivo”, disse o desembargador.

Qual a sua primeira meta?

Informatizar o tribunal. O setor está muito defasado e o governo está começando a liberar a verba parcialmente. São 10 milhões de execuções fiscais entre 19 milhões de ações no primeiro grau. Tudo feito à unha porque não tem informatização.

Como limpar essa pauta?

Pode-se eliminar, talvez até por anistia, as ações de pequeno valor. Você tem 10 ações de pequeno valor e uma de grande valor. O trabalho é o mesmo. É um trabalho braçal. Cálculo realizado há cerca de um ano e meio mostra que o montante referente a essa demanda atinge por volta de R$ 200 bilhões. É mais interesse do Executivo do que nosso até.

Quanto vai custar a implantação desse programa de informatização?

Cerca de R$ 400 milhões em todo o Estado. Em dois anos esperamos concluir. Tem que preparar o pessoal tecnicamente. É um atraso de muitos anos. Veja São José dos Campos, com quase 700 mil habitantes e 22 varas. A informatização começou na semana passada. Em São José do Rio Preto, onde minha filha é juíza, em 2 anos são mais de 150 mil execuções fiscais e não tem informatização. Máquina tem, mas não tem servidor e não tem rede. Fica difícil.

Como combater a corrupção?

A corrupção é um problema cultural no Brasil. Por exemplo, fala-se muito que policiais ganham pouco. Não adianta nada aumentar o salário, porque aquele que é corrupto vai continuar corrupto. É a maldita mania do quebra-galho, do jeitinho. É preciso escolarização para mudar essa cultura, é coisa para daqui a uns 30 anos. Não é de hoje para amanhã que a corrupção vai acabar.

O sr. viu as gravações do esquema que vem sendo chamado de “mensalão do DEM”, em Brasília?

As imagens são de arrasar. Agora, o presidente da República diz que imagem não diz tudo. Falam no impeachment do governador. Isso é pouco. Fiquei chocado. Põe dinheiro na cueca, põe dinheiro na meia, é para comprar panetone. Isso é brincadeira com o povo.

Quem é:
Viana Santos

Formou-se em Direito na USP em 1965, é mestre em Direito Civil e Processual pela PUC-SP

Paulista, 67 anos, presidiu a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091203/not_imp475908,0.php

__________________________________________

Corrupção: A CULPA NÃO É CULTURAL NO SENTIDO DE FORMAÇÃO ESCOLAR.

É cultural por aceite  e transmissão hereditária.

A CULPA É DO PAI DO CORRUPTO…OU  SERÁ CULPA DA USP E DA  PUC ?

Quando o corrupto, graduado e mestrado pela PUC,  é filho de desembargador, seria falta de escolaridade?

Ou cultura transmitida pelo “meio paterno”? 

Ah!, sabem  o que é ” tanto”?

Tanto é uma porção indeterminada.

Mas como –  comprovadamente – HÁ MAIS DE TRÊS, temos “um tantão assim”;  suficiente pra fazer quadrilha.

Para quem não concordar digo: o Presidente do TJ acha e opina como quer; pelo meu lado também posso achar e opinar como bem entendo.

A diferença: ele diz  impropriedades “de afogadilho”…Nós,  baboseiras. 

Um Comentário

  1. “Por exemplo, fala-se muito que policiais ganham pouco. Não adianta nada aumentar o salário, porque aquele que é corrupto vai continuar corrupto”

    Por que nao aumentam pra ver se vai ser assim mesmo!?

    babaca…

    Curtir

  2. E já tem Juiza que é filha do presidente do tribunal. Quanto tem po mais ela fica na comarca que está?

    Curtir

  3. FEDERALIZAR AS POLÍCIAS. Já levantei essa bola! A ingerência dos governos estaduais seria mínima! Se isso não ocorrer, ESQUEÇAM UMA POLÍCIA EFICIENTE E HONESTA!!!

    Curtir

  4. Mas ninguém vê Juiz na rua dando bote de 100 mango em maconheiro.

    Um bom aumento certamente eliminará várias modalidades de corrupção. Claro que ela continuará. Senadores americanos são corruptos, políticos japoses tb….quem dirá o pc/pm na brasilândia (exemplo), 2 da matina e ainda por cima duro.

    Curtir

  5. ENTÃO VAMOS REDUZIR OS VENCIMENTOS DOS MAGISTRADOS, ATÉ O PADRÃO DE UM DELEGADO DE SÃO PAULO (QUE GANHA MENOS DO QUE UM GUARDA MUNICIPAL DE PAULÍNIA). OUTRA MEDIDA É FECHAR TODAS AS ESCOLAS DO BRASIL PORQUE SÃO PÉSSIMAS, JÁ QUE CORRUPÇÃO É UMA QUESTÃO DE “ESCOLARIDADE”, ALÉM DE TRANSFORMAR A USP EM UM GRANDE ESTACIONAMENTO, JÁ QUE FORMOU CONSAGRADÍSSIMOS LADRÕES ARQUI-RESPEITADOS NOS MEANDROS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, EM TODOS OS ANOS DE SUA EXISTÊNCIA. PRA QUÊ PAGAR BEM MAGISTRADOS SE A CORRUPÇÃO ENTRE ELES É GRANDE? VAMOS ENTÃO REDUZIR DESPESAS COM RESPEITO A ELES TAMBÉM…

    SE NÃO ADIANTA PAGAR BEM POLICIAIS, TAMBÉM NÃO ADIANTA PAGAR BEM MAGISTRADOS (O PENSAMENTO É ÓBVIO, NÃO?). VAMOS FAZER ASSIM: TODO MUNDO PASSA A GANHAR MAL, E ESTÁ AUTORIZADO A TER UM CAIXA DOIS INDEVASSÁVEL, O QUE ACHAM? NÃO É MAIS TRANSPARENTE ESTE ACORDO?

    COM RELAÇÃO À USP, ACHO MUITO PRODUTIVA A IDÉIA DE TRANSFORMÁ-LA NUM ESTACIONAMENTO ESTAPAR, SERIA MAIS ÚTIL À SOCIEDADE DO QUE FORMAR SUMIDADES COMO ESSE JUIZ AÍ…

    Curtir

  6. O unico que teve a coragem de se manifestar publicamente contra os seus pares, foi o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no último domingo na Record. Três Juizes acusados de corrupção e de envolvimento com menores. Defendeu até a exclusão dos quadros do Judiciária, sem direito ao receb imento de salário. A maioria é afastado e colocado em disponibilidade sem perder o gordo salário. Falou e assinou em baixo. Eta cabra macho. Se é na Polícia Civil, quem trabalha em São Paulo, vai parar no pontal e quem trabalha no interior vai parar no Vale do Ribeira, sem desmercer as pessoas que moram e trabalham nessas cidades e que gostam do lugar.

    Curtir

  7. Vem aí as empresas de vistoria de veículos automotores. Os Deputados estão pressionado os Seccionais e Diretores. É mais uma mamata.

    Curtir

Os comentários estão desativados.