O EX-CORREGEDOR DO DEINTER-5, ENTRE OUTRAS COISAS, ERA REFERÊNCIA ESTADUAL POR EMPREGAR VIATURA E COMBUSTÍVEL PARA “DAR AULAS” NA ACADEMIA…FOI ESCOLHIDO PELO ANDRÉ DAHMER COMO 1º DIRETOR DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DA CHAPA “ERGA OMNES” 2

São José do Rio Preto, 19 de Novembro, 2009 – 2:16
Delegado troca Corregedoria por Consegs

Hélton Souza

Ferdinando Ramos
O novo corregedor da Polícia Civil de Rio Preto, Emilio Paschoal

O delegado Luis Fernando Camargo da Cunha Lima deixou o cargo de chefe da Corregedoria da Polícia Civil de Rio Preto no último dia 10. A sua saída do departamento ocorre após uma série de denúncias contra ele.

Lima é suspeito de vazar informações a respeito de investigações sigilosas contra policiais de uma delegacia especializada da cidade, investigados por envolvimento com o crime organizado. Em seu lugar assumiu o delegado Emílio Antônio Paschoal.

Em setembro, quando surgiram as denúncias, o Diário apurou que Lima teria informado policiais do Deinter-5 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) sobre as diligências realizadas por subordinados da Corregedoria contra um delegado de Rio Preto.

O delegado investigado é suspeito de receber propina da máfia dos caça-níqueis na cidade para impedir a repressão ao crime contra a economia popular.

Nota

Diante das denúncias, promotores criminais integrantes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) viajaram para a Capital e entregaram à corregedora-geral, delegada Maria Inês Trefiglio Valente, documentos com indícios contra o delegado.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SPP) de São Paulo informou que foi o delegado quem pediu a saída da Corregedoria de Rio Preto por motivos pessoais. O ex-delegado-corregedor cumpre licença prêmio até o final do mês. Ele deverá assumir o cargo de assistente da Polícia Civil dentro da Coordenadoria dos Consegs (conselho de segurança formado por polícia e comunidade), em São Paulo.

Sobre as denúncias envolvendo Lima, a SSP negou haver qualquer procedimento instaurado contra o delegado, já que nenhuma denúncia formal teria sido encaminhada à Corregedoria.

O delegado Emílio Paschoal assume o cargo com o desafio de cumprir a lei da Via Rápida, que prega a conclusão de inquéritos contra policiais em até 90 dias.

Segundo Paschoal, a Corregedoria de Rio Preto tem 40 inquéritos em andamento e que devem ser concluídos pelos três delegados do departamento até o final de dezembro. O delegado garante que a partir de agora as denúncias contra policiais civis da área do Deinter-5 serão concluídas no prazo previsto na lei.

A tarefa, no entanto, não é fácil de ser cumprida. Um exemplo é o inquérito que apura a conduta de duas delegadas de Catanduva durante as investigações da suposta rede de pedofilia na cidade. O procedimento foi instaurado há oito meses na Corregedoria e está até hoje sem conclusão, Ou seja, 150 dias a mais do que o previsto. “Mas agora ele sai”, garante Paschoal.

200 apurações em andamento

Entre processos administrativos, sindicâncias, apurações preliminares e inquéritos, a Corregedoria de Rio Preto possui 200 investigações em andamento. Mesmo com o grande volume de trabalho, o novo corregedor, Emílio Antônio Paschoal, afirma que em comparação com outras cidades a delegacia de Rio Preto é considerada uma das mais tranquilas da região.

Questionado como será seu perfil de trabalho frente à delegacia em Rio Preto, Paschoal disse que vai atuar com discrição, paciência e motivação para melhorar o atendimento da polícia com a população. Paschoal é delegado há 24 anos.

Um Comentário

  1. SOU DESPACHANTE DE SAO JOSE DO RIO PRETO,ESTIVE ATE A CIDADE DE RIBEIRAO PRETO,P/COLOCAR UMAS CASAS NOSSAS A VENDA,QUANDO NUMA MANOBRA BATE EM OUTRO CARRO,MINHA CULPA,DISSE AO CONDUTOR DO CARRO (VITIMA)QUE PAGARIA TODO O CONSERTO DO VEICULO DA MESMA,AI ELA FEZ UM GRANDE ESCANDALO E COMO TENHO PROBLEMAS DE SAFENA E CANCER TOMA 15 TIPOS DE MEDICAMENTOS, DEIXA A GENTE ZONZO,VEIO O POLICIAL NAO ME PEDIU DOCTOS MEU NEM DO CARRO,FOI LOGO BATENDO NA MINHA CARA.TENHO 55 ANOS DE VIDA DIGNA,ME ALGEMOU ME COLOCOU NA VIATURA ATRAZ,SEM DIREITO A ME DEFENDER, ESTE CIDADAO DOI LEVANDO MEU CARRO P. A DELEGACIA CIVIL DIRIGINDO SEM CHAMAR UM GINCHO,DIZENDO Q EU ESTVA EMBRIAGADA,QDO SOLICITEI MINHA SAVEIRO,FUI LOGO SENDO TORTURADO NA FRENTE DE ESCRIVAES ,DELEGADOS,ENVESTIGADORES,NAO ME OUVIRAM ,NAO ME O DIREITO DE IR NO IML,FAZER CORPO E DELITO,NEM AUTO DE APREENÇAO DO AUTO,COMO PISOU EM MINHA CABEÇA,FICAR SEM RAZAO,E NEM PUDE ME DEFENDER E NEM POSSO POIS ESTOU SEM A REQUISIÇAO DE EX DE CORP DELITO,ERA APROX 14,00 HORAS DO DIA 17 /12/201 ESTAVA EM DOIS UM DE COR MORENA E UM DE COR BRANCA,ESTIVE ATE O BATALHA,ESTOU TUDO QUEBRADO E MENTALMENTE ABATIDO SEM DEFESA FOI NO SEGUNDA DISTRITO POLICIAL (PLANTAO)MEU NOME E CARLOS AUGUSTO GOMES RG.8.546.869-9 SP.E-MAIL CAL_393@HOTMAIL.COM SOMOS AMIGOS DA FAMILIA DO SECRETARIO RODRIGO GARCIA DO PAI DELE E FAMILIA ATENCIOSAMENTE CARLOS AUGUSTO

    Curtir

Os comentários estão desativados.