Concurso para perito da polícia de SP foi fraudado Um dos candidatos aprovados é parente do diretor do Instituto de Criminalística
Secretário da Segurança determinou suspensão do resultado ao saber das evidências de fraudes; corregedoria vai investigar
Bruno Miranda – 7.abr.08/Folha Imagem![]() |
Laboratório do núcleo de física do Instituto de Criminalística
ROGÉRIO PAGNAN
ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL
Concurso realizado em julho pelo Instituto de Criminalística, da polícia de São Paulo, para contratar fotógrafos periciais foi fraudado. A Folha registrou em cartório o nome de três pessoas que seriam aprovadas, o que acabou ocorrendo.
Um dos candidatos aprovados no concurso é parente do diretor do instituto, José Domingos Moreira das Eiras.
Nervoso, ele errou boa parte das questões do exame oral. Não conseguiu, por exemplo, definir o que é um quadrado.
Segundo funcionários ligados ao concurso, os três candidatos listados pela reportagem chegaram à prova “altamente recomendados”.
O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, determinou a suspensão do concurso, que teve cerca de 17,6 mil candidatos.
__________________
Concurso da polícia pode ter fraude
Marcelo Godoy
A Corregedoria da Polícia Civil apreendeu na sexta-feira todos os documentos do concurso para fotógrafo técnico policial. A suspeita é de que tenha ocorrido fraude na fase oral do exame feito pela Academia da Polícia Civil. Candidatos que não teriam respondido a nenhuma das cinco perguntas feitas na prova de português teriam sido mesmo assim aprovados e outros foram barrados pela banca examinadora composta por peritos criminais. Os exames foram filmados.
Os corregedores foram à sede da Academia da Polícia Civil, na Cidade Universitária, no Butantã, na zona oeste de São Paulo, a pedido do próprio delegado Ailson José Vieira Pinto, diretor da academia, que recebeu a denúncia sobre a suposta fraude. Os aprovados já estavam cursando as aulas quando o caso foi descoberto – eles deviam preencher, segundo edital de 9 de maio de 2008, 107 cargos vagos de fotógrafos.
Além de documentos com as provas e anotações dos examinadores, a corregedoria também apreendeu oito DVDs com as imagens das provas orais dos 124 candidatos aprovados conforme lista de 16 de julho de 2009.
O material foi lacrado e deve começar a ser analisado hoje pelos corregedores, quando deverá ser aberto inquérito sobre o caso. Os candidatos reprovados e aprovados devem ser chamados a depor. Além deles, a corregedoria deve ouvir também os integrantes da banca examinadora. Os DVDs com as imagens das provas orais serão enviados à perícia.
http://txt.jt.com.br/editorias/2009/11/30/ger-1.94.4.20091130.16.1.xml

deixa ver: um quadrado é uma porção de terra cercada de água.. não… é uma figura que ferve a 100 graus… não… Já sei…. tem alguma coisa a ver com a soma dos catetos e a com hipotenusa. Isso mesmo… o quadrado uma figura geométrica que tem como lado a raiz quadrada da hipotenusa menos o valor de um um cateto… acertei ????
CurtirCurtir
ACADEMIA DE POLÍCIA “DOUTOR CORIOLANO NOGUEIRA COBRA”
Secretaria de Concursos Públicos
Concurso Público de Provas para Ingresso na Carreira de Fotógrafo Técnico-Pericial (FTP-1/2008)
PROCESSO DGP nº 00091/2008 – A Academia de Polícia
“Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, pela comissão do concurso público de provas para ingresso na classe inicial da série de classes da carreira de Fotógrafo Técnico-Pericial – FTP 1/2008,
faz saber que se acha instaurado o presente concurso, que se regerá pelos princípios e normas das Constituições da República e do Estado de São Paulo aplicáveis à espécie, bem como por aquelas constantes das Leis Complementares nº.s 207/79, 683/92 e 932/02, das Leis nº.s 10.859/01 e 12.782/07, do Regulamento da Academia de Polícia (aprovado pela Resolução SSP-104/83) e das Instruções Especiais que integram este
Edital.
Da Comissão
A comissão do concurso em epígrafe, na forma da deliberação da Congregação da Academia de Polícia publicada no Diário Oficial do Estado do dia 31 de janeiro de 2008, é constituída pelos professores doutores: Ruy Estanislau Silveira Mello (Presidente), Jurandir Correia de Sant’Anna, Marco Antonio Furquim Ribeiro, Paulo Sérgio do Amaral, Claudemir Costa Santos (membros), Nelson Casagrande Júnior e Roberto Monteiro da Fonseca (suplentes).
CurtirCurtir
CADA VEZ MAIS A INFLUÊNCIA ENCHENDO A MÁQUINA DE PARENTALHA.
Eu troço mesmo
vão aos concursos anteriores é só procurar os nomes dos candidatos que passaram para Delegado, e comparar om o diário oficial, teve um que sequer passou na prova de multipla escolha, entrou com recurso e tirou 80 a pontuação que horror
eu troço mesmo
CurtirCurtir
depois nós que somos penalizados sem aumentos há 15 anos
eles fazem e a gente se fode com o Serrote, para ele todo mundo da polícia é corrupto e apenas uma pequena parcela de policiais aderiram a greve, sabe porque – essa pequena parcela passou em concurso honestamente, e foi defender o seu parco salário porque não tem bico para complementá-lo, ou então tinha bico e perdeu.
credo
CurtirCurtir
DEMORÔ DESCOBRIR E DESMASCARAR O FRAUDULENTO QUADRADO!!!
AGORA COMENTAM QUE O GAECO VAI BUSCAR AS PROVAS DAQUELE FILHO QUE ELE TEM….AQUELE QUE TÁ LÁ DO DEIC….ELE APREENDE E O PAPAI FAZ A PERÍCIA …ENTENDE???
PRINCIPALMENTE CAÇA-NÍQUEIS…
E OS PROCESSOS LÁ NA CORRÓ???
COMO ANDAM???
NÃO É ESSE PERITO QUE TEM A MANSÃO LÁ EM RIVIERA DE SÃO LOURENÇO, E ENRIQUECIMENTO ILÍCITO ???
HUUMMMM….DEIXA EU PARAR POR AQUI….SENÃO O QUE É REDONDO, VIRA QUADRADO.
CurtirCurtir
Agora nos resta esperar as investigações. Acredito que, como não são muitos, todos deverão ser chamados novamente para uma prova oral pautada pelos princípios da isonomia, e não essa de perguntar para um (como foi no agente de telecomunicações decap2006) “Diga dia, mês e ano, através de qual instrumento jurídico, em que cidade e paíse quais presidentes participaram da fundação do Mercosul…”. Para um outro perguntaram o que estava escrito na bandeira nacional…
CurtirCurtir
meu….se toca.
CurtirCurtir