1) Comporte-se com absoluta discrição em tudo aquilo que planejar e executar.
2) Disicpline, ou seja, ensine rotineiramente as pessoas de sua confiança a jamais, em hipótese alguma, fornecer pessoalmente ou por telefone, informações sobre você e sua família; sejam estranhos ou pessoas que se apresentam como policiais ou empresas de crédito. Discipline suas crianças para não atenderem telefone sem sua autorização.
Crie código familiar: um número de chamadas interrompidas, por exemplo.
3) Jamais acumular correspondência em caixas de correio em casa ou no condomínio, ESPECIALMENTE informações bancárias, extratos de cartões de crédito e contas a pagar.
4) Com máquinas cortadoras de papel pique documentos inúteis e correspondência ; elimine todas as informações pessoais naqueles adesivos nas correspondências rotineiras, assinaturas.
5) Dissimule suas preferências por locais, alterne hábitos rotineiros e alterne caminhos na ida para casa, escola ou trabalho. Procure viver acompanhando, ou seja, dando carona para os colegas, colegas de escola dos filhos, se possível com revesamento.
6) Evite falar assuntos íntimos e financeiros ao telefone , principalmente ao celular em trânsito e presença de terceiros, como motoristas de táxi, passageiros de coletivos, funcionários de bares e similares, por exemplo. NÃO DIGA NO BOTECO QUE GANHOU R$ 5.000,00 NO JOGO DE BICHO …Alguém passará tal informação para o ladrão e não será o bicheiro. Nunca fale sobre saques bancários.
7) Regra clássica para aqueles que moram em casas: em viagem suspenda assinaturas para evitar que os exemplares se acumulem na porta de casa ( ou apartamento sem maiores cuidados com segurança e serviços ), indicando que não há ninguém em casa. Não deixe luz acesa CHAMANDO E ILUMINANDO O CAMINHO DO LADRÃO…Não deixe ferramentas em quintais, especialmente edículas com picaretas, pés-de-cabra, cordas, escada e materiais que apenas facilitarão a ação de arrombadores.
8) USE CANETA TIPO MARCADOR PERMANENTE para manter sempre visíveis telefones de emergência da delegacia de Polícia Civil , do batalhão da PM e do hospital próximos de sua casa e trabalho. Na hora da necessidade até a memória falha.
9) Crie códigos PARA AS PESSOAS MAIS IMPORTANTES, além do acima exemplificado, para identificar contatos em suas agendas telefônicas e do celular. Senhas em situações de emergência, COMO O FALSO SEQUESTRO DE FAMILIAR QUE CHORA AO TELEFONE, também são importantes entre pessoas da mesma casa ou organização.
10) FAÇA DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO UMA ROTINA COMO A HIGIÊNE PESSOAL. É EXERCÍCIO DIÁRIO, NÃO PODE SER INTERROMPIDO OU ESQUECIDO E EXERÇA COM PRAZER.
11) Lembre-se que você é um dos proprietários da Polícia; também responsável pela segurança pública: SEJA UM INFORMANTE POLICIAL CUMPRINDO SEU DEVER CIDADÃO DE CUIDAR DA SEGURANÇA COLETIVA.
A SUA OMISSÃO TAMBÉM MATA.
Tudo que achar suspeito DISQUE 190 ou DISQUE DENÚNCIA…LIGUE PARA AS OUVIDORIAS POLICIAIS…INFORME E COBRE RESULTADOS.
A INTUIÇÃO NÃO COSTUMA FALHAR, A GENTE É QUE TARDA EM ACREDITAR E AGIR IMEDIATAMENTE…