PEC DO CALOTE: É O MAIOR ATENTADO JÁ PERPETRADO À DEMOCRACIA DESDE A DITADURA MILITAR, AFIRMA PRESIDENTE DA OAB 3

Aprovação da PEC do Calote dos Precatórios deixa de luto a democracia

Leia a íntegra da nota emitida hoje pelo presidente nacional da OAB sobre a aprovação da PEC do Calote dos Precatórios.

Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou nesta quinta-feira  (26) em nota oficial que a aprovação pela Câmara dos Deputados, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição 351 – a chamada PEC do Calote dos Precatórios – “deixa de luto o Estado democrático de Direito” no País. Para ele, ao permitir que não sejam pagos débitos públicos, incluindo os alimentícios, que foram sentenciados em fase final pela Justiça, a PEC 351 constitui “o maior atentado já perpetrado à democracia desde a ditadura militar”. Britto sustentou ainda que a emenda constitucional que cria novos critérios para os precatórios, dando carta branca aos governantes para não pagá-los, “apequena o Judiciário”. Ele disse esperar que a lamentável decisão da Câmara seja revertida no Senado Federal.

A seguir, a íntegra da nota emitida hoje pelo presidente nacional da OAB sobre a aprovação da PEC do Calote dos Precatórios:

“A aprovação pela Câmara dos Deputados, em segundo turno, da PEC dos Precatórios introduz o princípio do calote na ordem jurídica nacional. Ao estabelecer critérios unilaterais para quitação de débitos do Estado perante o contribuinte, incluindo os alimentícios, a PEC relativiza o conceito de dívida, permitindo que não seja honrada. Tal iniciativa, que beneficia maus governantes, que não cumprem seus débitos, deixa de luto o Estado democrático de Direito.

É o maior atentado já perpetrado à democracia desde a ditadura militar. Dá carta branca aos governantes para perpetuar esse procedimento, tornando os devedores imunes às sentenças transitadas em julgado, o que apequena o Judiciário. O que deveria ser o título mais seguro do país, pois amparado na coisa julgada, transforma-se em moeda podre.

Cria ainda o leilão das sentenças, em que o comprador é exatamente o infrator. A OAB lamenta e denuncia essa absurda decisão da Câmara dos Deputados e transfere ao Senado a expectativa de que seja revertida.

CEZAR BRITTO, Presidente do Conselho Federal da OAB”.

Um Comentário

  1. acreditam nisso???? Será que existe oposição partidaria???? ou nós somos as vítimas de um grupo de pessoas (politicos) que acham que a administram o Estado.

    As vítimas de um jogo de interesses…$$$$$$$$$$$$

    Curtir

  2. Um caminho a ser seguido e urgente é retirar essa cambada do PSDB do “puder”. Mas os paulistas gostam de sofrer. Em 2010, o Serrassugas (das ambulâncias superfaturadas) dá uma esmolinha e o servidor público cai nas garras tucanas. Esse filme é velho.

    Curtir

  3. Muitas pessoas idosas, viúvas e morrendo na miséria não vão ver a cor do dinheiro que elas tem direito. Por que não damos um calote no governo e deixamos de declarar nossos impostos, IPVA e IPTU no ano que vem? Não seria uma troca justa? Podemos sim dar um calote no governo …basta fazer uma campanha contra os altos impostos. Esse dinheiro (precatório) será utilizado nas Olimpiadas do RJ. Depois, os “elefantes brancos” que ficarem serão leiloados a preço de banana para esses corruptos que estão no governo. Apesar de tudo, somos culpados, pois os colocamos lá e não tem como tirá-los, Isso é Brasil!

    Curtir

Os comentários estão desativados.