Mensaleiros devem voltar a Diretório Nacional do PT, mas distantes de Dilma
Do UOL Notícias
Em São Paulo
A composição do Diretório Nacional do PT é proporcional à votação obtida pelas chapas. A instância é composta pelo presidente do partido, líderes na Câmara e no Senado e representantes indicados pelas chapas, vindos de diferentes Estados. Já a Executiva, formada por 21 membros, depende de composições entre as correntes, trabalha com questões cotidianas do partido e se reúne com maior frequência. Assim como o presidente, os membros do Diretório e da Executiva têm mandato até 2011.
Procurados, os petistas citados não foram encontrados para comentar o assunto. O presidente e o presidente-eleito do PT afirmaram que todos os membros que disputaram as eleições “estão aptos a ocuparem qualquer cargo”. Para Berzoini, a entrada deles na Executiva depende “da articulação das diferentes forças, em um processo que é longo e que mal acabou de começar”.
Cálculo político
Ex-ministro da Casa Civil e importante articulador do PT, Dirceu já declarou que não aceitaria cargos de direção no partido antes mesmo de ter seu mandato cassado, em dezembro de 2005. Aliados do homem que foi o principal articulador do CNB, originalmente chamado de Campo Majoritário, insistem para que ele assuma um cargo na Executiva do partido, mas ele resiste. O mesmo raciocínio valeria para João Paulo e Mentor, próximos de Dirceu.
Candidato de Lula, Dutra é eleito no PT
Candidato à presidência, José Eduardo Dutra abraça ex-presidente do partido José Genoino e atual ocupante do cargo, Ricardo Berzoini
“Ele pode ajudar na campanha como militante sem ter cargo diretivo. O Diretório Nacional pode ser o bastante, para que o Dirceu participe mais ativamente da discussão sem ter as dificuldades do cotidiano partidário para cuidar”, disse um interlocutor do petista que preferiu não se identificar. “Não há como dizer que ele e os outros todos vão descartar, até porque têm todo direito se quiserem e as negociações para montagem da Executiva mal começaram. Mas a tendência não parece ser essa.”
Outro petista diz que os envolvidos no escândalo do mensalão e outros que atraíram noticiário negativo durante a crise política de 2005 sinalizaram que preferem ficar fora da Executiva para que os adversários não os utilizem para atacar Dilma.
São eles a ex-deputada Ângela Guadagnin, protagonista da “dança da pizza” ao comemorar a absolvição de um colega, José Nobre Guimarães, que teve um assessor preso por levar dólares na cueca e é irmão de Genoino, e Monica Valente, mulher do ex-tesoureiro Delúbio Soares, apontado como intermediário do esquema de corrupção.
“Eles têm direito se quiserem se ele, mas acho que vão fazer uma avaliação política sobre isso e vão atender à prioridade do PT que é eleger a próxima presidente”, afirmou. “Não existe necessidade de reabilitação deles no PT. Eles continuam importantes, assim como o (ex-ministro da Fazenda, Antonio) Palocci. São referências de militância petista. O cálculo é mais político, de saber se é conveniente no ano eleitoral, ou não.”
Candidato derrotado nas eleições petistas, José Eduardo Cardozo, da corrente Mensagem ao Partido, repete que os envolvidos nos escândalos têm direito de pleitear os cargos que quiserem, mas evita fazer julgamento sobre se é adequado que eles ocupem cargos na Executiva no período que inclui as próximas eleições presidenciais.
“Não me sinto confortável falando sobre integrantes que não são da minha chapa. A chapa vencedora indicará os nomes que quiser e não há como fazer restrição. Inclusive nosso novo código de ética disciplina a matéria e não permite juízo desabonador sobre qualquer membro do partido”, afirmou ele, hoje secretário-geral do partido.
As negociações para composição da Executiva Nacional do PT devem ir até fevereiro, mesmo mês em que assume o novo Diretório Nacional. Berzoini é pressionado a ceder a presidência do partido a Dutra até o fim deste ano para acelerar as negociações de alianças políticas para as eleições presidenciais, mas o mandatário resiste à ideia.
por decisão tomada por, no mínimo, 1/3 dos membros da Comissão Executiva
respectivas competências.
§ 1º A definição da competência para a abertura de sindicância, seguirá os critérios estabelecidos no art.
214 do Estatuto, no que couber.
, no âmbito de suas§ 2º A abertura de sindicância será decidida de ofício sempre que informação, notícia ou indício da
ocorrência de infração ética chegar ao conhecimento da Comissão Executiva por meio de informação
regularmente prestada pela Ouvidoria do Partido ou por um de seus membros.
§ 3º O pedido de abertura de sindicância feito por provocação de filiado somente será admitido:
I- se for formulado por petição escrita, regularmente subscrita, dirigido à Comissão Executiva
competente para o exame da matéria, noticiando fatos que justifiquem a sua instauração;
I – a qualificação pessoal do seu autor, com a demonstração da sua condição de filiado ou com os (obs.: AUTOR DA REPRESENTAÇÃO )
dados que permitam a comprovação desta condição, o local do seu domicílio e o seu endereço de
correio eletrônico, sempre que o possuir;
II – a narração dos fatos que poderão ensejar a tipificação da infração ética denunciada;
III – a identificação da autoria dos fatos denunciados; ( obs.: IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO FATO )
PARADOXALMENTE DIZ A MESMA CARTILHA:
Art. 14. O exercício de mandato popular junto aos Poderes Executivo e Legislativo se dará em
consonância com o Estatuto partidário, este Código de Ética e Disciplina, o programa partidário, as
resoluções do partido e, em especial, com os seguintes princípios:
VI – defesa da transparência na gestão das finanças públicas e nos processos decisórios do Estado, bem como da participação popular e do desenvolvimento de mecanismos de controle social sobre asestruturas decisórias da Administração Pública;
_______________________
Obviamente para o cidadão livre – NÃO FILIADO – restará alguma espécie de SAC-PT : SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO…
OUVIDORIA , em termos mais refinados.
Não gosto de criticar o PT, porquê dá impressão que estou apoiando a candidatura do serra à presidência. Tô fora dessa tucanalha ! Quem quiser que o faça !
CurtirCurtir
Eu critico todos eles: LULA, SERRA, FHC, GERALDO.
Amor é ver e poder falar dos defeitos de quem você ama. Respeito e lealdade a uma empresa,órgão público,instituição é ver e poder falar dos erros e defeitos, até para que demonstrem que você está equivocado.
Se o teu companheiro de Partido,da Igreja, da Escola,do Trabalho está agindo de forma que acabará manchando a todos, comprometendo o trabalho de todos, deve ser repreendido severamente. Se os crimes fossem reservados ninguém jamais sequer desconfiaria dos autores. Assim, toda irregularidade é praticada de forma que ao menos seus efeitos ganharão publicidade; não pode querer reserva quem não se comporta com reserva.
O PT é formado por hipócritas como todos os demais partidos; TÃO OU MAIS LADRÕES QUE TODOS OS DEMAIS.
PARTIDO É INSTITUIÇÃO POLÍTICA NÃO UMA INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL QUALQUER…O DONO DO BANCO NÃO DEVE REVELAR QUE SEUS GERENTES ESTAVAM ROUBANDO, POIS TAL TRANSPARêNCIA PODERÁ ACARRETAR-LHE A FALência…NESTE O CIDADÃO CREDITA DINHEIRO E TAL REVELAÇÃO ACARRETA INSEGURANÇA MESMO COM A IMEDIATA PUNIÇÃO…
No partido , como em todas as instituições públicas , a gente deposita apenas crédito moral, quando aquele que erra é imediatamente punido e excluído a instituição só faz aumentar o crédito em seus fundamentos…
Uma instituição sólida não teme mostrar os desvios internos…
QUEM SIMULA VIRTUDE E DISSIMULA IRREGULARIDADES SOB A DESCULPA DE PRESERVAR A BOA IMAGEM NÃO PASSA DE MÁFIA.
CurtirCurtir
Primeiro quero dizer que não votarei nem na Dilma nem no Serra. Concordo com tudo que disse, devemos ficar vigilantes sempre, porém continuo afirmando: Me arrepia a idéia de que os desmandos que temos em SP há duas décadas se estendam novamente na Esfera Federal ! Aliás, parodiando o Jornalista Paulo Henrique Amorim, voto no vêsgo do pânico, mas não voto no tucano !
CurtirCurtir