TIROTEIRO NA PORTA DA ESCOLA MATA ESTUDANTE E AGENTE POLICIAL: ainda se quer criar a figura do “super agente” que fará “de tudo”, sem especialização e sem função definida 3

Enviado pelo DELTA UNO – ORIGINAL  em 21/11/2009 às 13:06

Claro que tem que se apurar e esta estória toda está “quadrada”, pelos indicadores.

Distritos diferentes, carro particular (provavelmente de bate-pau), enfim, precisa apurar o que aconteceu. Vamos e venhamos, no mínimo, não foi uma cana normal.

O problema, entretanto, é mais profundo e histórico: Desvio de função!

O drama é ter, como regra, carcepol que “faz tudo”, “escritira” ou “investigão”, dentre outras anomalias que a Administração cria.

E, quando se discute reestruturação (se bem que hoje ninguém mais discute isso – foi “fogo de palha”), ainda se quer criar a figura do “super agente” que fará “de tudo”, sem especialização e sem função definida.

O caso dessa notícia mostra como é necessária a profissionalização e o respeito aos limites de cada função. Tolerar o contrário, na prática ou, pior, no texto de uma lei, será tornar regra oficial ocorrências “quadradas” como a da notícia acima.

______________________________

Os Excelentíssimos Senhores Delegados Pareceristas , por outro aspecto, devem publicamente reafirmar o trabalho policial como SACERDÓCIO , ou seja,  pelo qual o policial se entrega de corpo e alma a cada minuto da existência e acima de quaisquer outros bens tais como a própria família.

Sacerdócio  independentemente de meros formalismos como “atribuições especificadas em lei ou regulamento”, “limites da circunscrição de exercício” ,   “escala de serviço” e “prévia autorização para defesa da coletividade”.

Por essas e muitas outras que prefiro advogar o seguinte:  “SACERDÓCIO SÓ EM MISSA OFICIAL CONFORME O CATECISMO CONSTITUCIONAL …

SACERDÓCIO   LIMITADO A  40 HORAS SEMANAIS.

MEDIANTE PECÚNIA, SEGURO E PREVIDÊNCIA!

Fora disso cuidemos apenas de viver em “dolce far niente”.  

É muito mais feliz quem vive prevaricando (  cuidado com a mulher do colega ).

E como escrevi recentemente aos jovens Delegados:

“QUEM EMPREGA CARRO PARTICULAR EM DILIGÊNCIA –   ATÉ FAZER  PROVA CONTRÁRIA –  É LADRÃO” . 

Um Comentário

  1. Para quem quiser pesquisar a placa do carro usado, ele é particular, e com débitos, o famoso multinha, e tanto faz a carreira, todo mundo hoje em dia investiga, ou faz cagada como no caso em questão, é por isso que não sai reestruturação com NU e salario digno para todos, tanto faz a carreira, cada um corre pro seu lado e que se dane a instituição, mentalidade pobre e corrupta…..

    Curtir

  2. A ocorrência com o agente policial e o carcereiro policial na circunscrição do 85.º D.P. – Jd. Mirna revela que o policial civil é obrigado a fazer “bico” para sobreviver. Um aviso a todos os leigos e “especialistas” em segurança, representantes do governo, sociólogos, autoridades e ex-autoridades de qualquer órgão ou poder ou instituição pública, policiais, militares, membros do Judiciário e do MP, advogados, empresários, biólogos, marreteiros, eletricistas, comerciantes, diaristas, engenheiros, sindicalistas, psicólogos, físicos, matemáticos, médicos, pedreiros, padeiros, geólogos, operários, balconistas, dentistas, do lar, estudantes….:A POLÍCIA SÓ IRÁ MELHORAR COM SALÁRIO, SALÁRIO, SALÁRIO, SALÁRIO E SALÁRIO. GUARDEM ISSO, DECOREM ISSO, ENTENDAM ISSO!!!! PAREM DE PERDER TEMPO COM INÚMERAS SOLUÇÕES IMBECIS, SEM NEXO, SEM FUNDAMENTO PARA RESOLVER OS GRAVES PROBLEMAS QUE ACOMETEM A POLÍCIA. VERDADEIRA RAIVA (ESSA É A MELHOR DESCRIÇÃO PARA O SENTIMENTO) É DE SENTIR QUANDO SE VERIFICAM AS DISCUSSÕES ACERCA DE SEGURANÇA PÚBLICA. PODE UNIFICAR POLÍCIA, EXTINGUIR POLÍCIA, CARREIRA, CRIAR CONSELHO NACIONAL, COMPRAR ARMAMENTO, VIATURA. DE QUE ADIANTA, SE OS POLICIAIS TEM QUE FAZER BICO “LEGAL OU ILEGAL” PARA SOBREVIVER? TODOS OS INVESTIMENTOS E MELHORAS SÃO BEM VINDOS, DESDE QUE ANTES O POLICAL GANHE BEM. PAGUE UM SÁLARIO BOM, E SE VERÁ QUE O POLCIAL FICARÁ 8, 12, 15, 24, 48 HORAS DIRETAS EM SEU TRABALHO, COM ORGULHO, VONTADE, DEDICAÇÃO, POIS POLICIAL VACACIONADO É ASSIM: SE EMPENHA MESMO. AGORA COM ESSE SALÁRIO VERGONHOSO………NEM OS MAIS VOCACIONADOS AGUENTAM….PRIMEIRO PAGUE UM BOM SALÁRIO E DEPOIS COBREM. AÍ SIM PODE COBRAR, PODE A CORREGEDORIA FISCALIZAR, PRENDER, PUNIR!!! ALIÁS, “BRONCA” DE DINHEIRO NÃO ACABARÁ, MAS DIMINUIRÁ, PODE-SE TER CERTEZA DISSO!!!! AO PONTO DE QUE ALGUNS CORREGEDORES, PROMOTORES E DEMAIS AUTORIDADES DEVERÃO SE ACOSTUMAR COM UMA NOVA ÉPOCA: A ÉPOCA DE INFRAÇÕES E CRIMES COMETIDOS POR POLICIAIS, MAS NÃO ENVOLVENDO DINHEIRO, MAS PELO EXERCÍCIO DE POLÍCIA MESMO, DA BONITA ATIVIDADE QUE NEM TODOS TEM VOCAÇÃO. DAS BONITAS PRISÕES, INVESTIGAÇÕES, DA AJUDA EM SERVIR E PROTEGER UMA POPULAÇÃO. SIM, POIS NO EXERCÍCIO DE TAL ATIVIDADE INCORRE-SE FACILMENTE EM CRIMES OU INFRAÇÕES, POIS A ATIVIDADE POLICIAL NÃO GOZA DA MESMA SEGURANÇA E TRANQUILIDADE DE QUE GOZAM INÚMERAS OUTRAS PROFISSÕES.
    ACORDEM PARA ISSO. A SEGURANÇA É UM PROBLEMA QUE DIZ RESPEITO A TODOS. A PRÓXIMA VÍTIMA DA OMISSÃO EM TAL TEMA PODE SER VOCÊ (POIS COM CERTEZA ALGUÉM PRÓXIMO JÁ FOI VITIMADA…) E PIOR É QUE TEM GENTE BOA, QUE ENTENDE DE POLÍCIA E SEGURANÇA PÚBLICA COMO UM TODO (OU DEVERIA ENTENDER), MAS FICA FALANDO E PROPAGANDO UM MONTE DE BESTEIRAS. E OS QUE MAIS SOFREM COM ISSO? TODOS!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.