Em São Paulo
A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (16) os locais de prova da primeira fase e a concorrência do vestibular 2010. Os exames serão aplicados em 112 endereços: 46 na capital, 13 nas cidades da região metropolitana, 50 no interior do Estado e três em cidades de outros estados brasileiros (Brasília, Curitiba e Belo Horizonte); confira:
A relação final de candidatos por vaga para esse ano também foi divulgada. Os vestibulandos que não foram aprovados nos exames específicos já foram realocados para a segunda opção. Veja a lista:
No próximo domingo, dia 22 de novembro, a primeira fase será aplicada para 128.144 vestibulandos, que estarão disputando 10.812 vagas oferecidas pela USP (Universidade de São Paulo), pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Não será permitida a entrada de retardatários.
Calendário
Veja as datas das provas e divulgação de listas:
Mudanças na Fuvest 2010
No novo formato, a Fuvest 2010 manterá a primeira fase com 90 questões – mas as provas da segunda fase foram alteradas.
A primeira fase também passou a ser eliminatória – ou seja, a nota não conta mais no final do processo seletivo para classificar os estudantes. Apenas elimina quem não tiver desempenho suficiente para chegar à etapa final.
A segunda fase do vestibular vai avaliar todas as matérias do ensino médio. Até a Fuvest 2009, só disciplinas relacionadas ao curso pretendido eram alvo de exames.
Enem
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 não deve ser utilizado como parte da nota do vestibular 2010. A nova data do exame inviabilizou sua utilização na prova.
Inclusp
A universidade definiu novo cálculo dos bônus para substituir o Enem 2009 na bonificação do Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP). Em vez de considerar o exame, a universidade irá utilizar a primeira fase do vestibular: os candidatos terão que fazer mais de 22 pontos na prova para receber 1,8% de bonificação.
A pontuação pode chegar a até 6% pontos a mais nas 1ª e 2ª fases do processo seletivo. O novo cálculo foi idealizado depois que os organizadores da Fuvest decidiram não utilizar a pontuação do Enem 2009 no vestibular 2010. Para candidatos não-optantes pelo bônus, valerá só a nota do vestibular; antes, o Enem valia 20% do total de pontos na 1ª fase.
A fórmula utilizada para o cálculo será a seguinte:
Bônus Fuvest (%) = 1,8 + [4,2 x (NF-22)]/50
Na qual NF é a nota da prova da primeira fase, que contém 90 questões. Se o candidato acertar só até 21 perguntas, não ganhará nenhum ponto de bonificação. Acima de 22, os candidatos recebem 1,8% de bônus, podendo chegar até 6% para aqueles que acertarem 72 ou mais questões.
Além do bônus baseado na nota da 1ª fase, o Inclusp dá 3% a mais para estudantes oriundos de escolas públicas e até 3% de bonificação para quem faz a prova do Pasusp.
Outras informações podem ser obtidas no site da Fuvest.