LULA: a lei sancionada em benefício da PM do Distrito Federal deve ter repercussão nacional, mas que é preciso levar em conta que nem todos os estados têm a mesma capacidade financeira da capital federal 16

Lula diz que PM precisa ganhar mais para não levar ‘propina’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (6), após sancionar lei que cria plano de carreira para policiais militares e bombeiros do Distrito Federal, pagar bons salários é o único jeito de evitar que agentes de segurança levem “propina da bandidagem”. No Distrito Federal, cada soldado da PM recebe pelo menos R$ 4 mil de salário inicial.

“A única hipótese de a gente não ter um policial levando propina da bandidagem é o policial ganhar o suficiente para ficar tranquilo”, disse Lula para plateia de policiais e bombeiros do DF.

Falando sobre a questão da segurança pública no Rio de Janeiro, Lula disse ainda que os policiais têm de receber salários que garantam o sustento de suas famílias para não ter que recorrer a outros trabalhos –os chamados “bicos”.

“É preciso dar bons salários aos policiais do Rio de Janeiro para a gente exigir que ele cumpram sua função. Se precisar fazer bico, já estamos correndo risco. Se ele ganhar pouco e precisar trabalhar fora já estamos correndo risco”, discursou o presidente.

Lula disse que a lei sancionada em benefício da PM do Distrito Federal deve ter repercussão nacional, mas que é preciso levar em conta que nem todos os estados têm a mesma capacidade financeira da capital federal.

“Eu sei que corremos um risco, porque aprova aqui e os outros estados também querem. Temos que levar em conta o poder dos cofres do estado. Nem todos os estados podem dar o que deu Brasília, que tem uma condição especial. Portanto, não podemos cobrar isso que o DF fez. Não podemos cobrar isso de Roraima, de Alagoas por exemplo”, disse o presidente.

Ele disse ainda que é preciso resolver com as corporações da PM questão dos turnos de trabalho. Segundo ele, não é possível continuar com as escalas de trabalho por 24 horas e 72 horas de folga.

“Essa história de trabalho de 24 horas por 72 horas, temos que discutir. Primeiro, achar que um ser humano pode trabalhar 24 horas sem dar uma cochiladinha é acreditar em Papai Noel. É melhor que os companheiros ganhem melhor e tenham companheiros para trabalhar oito horas por dia, durante todo o dia”, declarou.

Segundo a PM, o novo plano de carreira permitirá a promoção de 12 mil policiais, o que resulta em reajustes salariais. Contudo, a PM não soube informar o impacto sobre a folha de pagamento.

A PM tem um efetivo de 13 mil policiais no Distrito Federal e com a aprovação também poderá contratar até mais 3 mil agentes, 1,5 mil já em janeiro de 2010. O outros serão contratados somente em 2011.

Dilma

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que a sanção do novo plano de carreira dos PMs do Distrito Federal era a realização de um “sonho” para os policiais. Em clima de campanha, a ministra disse para a plateia de policiais que é o momento permite dizer “que é preciso defender as políticas sociais do governo Lula porque elas levaram para o país mais saúde e mais oportunidades”, afirmou

Um Comentário

  1. Ganhar mais não significa deixar de ser corrupto, em outro blog já disse que por mais que vc ganhe bem, se vc estiver disposto a roubar, e tiver a oportunidade, irá fazê-lo. Deputado ganha muito bem e ainda rouba, se bem que pra mim, esses já são um caso a parte, pois são psicopatas que roubam pelo prazer de roubar.
    O que precisa é acabar com essa sensação de impunidade dos policiais.
    -Fortalecer a corregedoria, isso implica também em separá-la totalmente da SSP, Governo.(pq não uma corregedoria do judiciário, a idéia de tripartição de poderes não é para contrabalançar os abusos?)
    -Lei onde bastaria ostentar patrimônio incompatível com os vencimentos para permissão de abertura de inquérito. (pró atividade da corregedoria)
    -Educação, cultura, o policial precisa saber que está inserido na sociedade, e que prejudica a sí e todos os seus, infringindo as leis em troca de um jotinha.

    Curtir

  2. Discordo em alguns pontos do amigo “Diazepol”, se o seu salário for melhor a sua dignidade e de seus familiares é outra; o nosso como muitos outros patrões estão pouco se importando com as Secretarias da Segurança; imagine você; que não deve passar por isso; chegando a segunda quinzena do mes, seus filhos, que por terem um pai ou mãe “honestinho”, que não estudam em escola particular, não dispõem de um plano de saúde, não têm uma alimentação digna para um desenvolvimento saudavel, lhe pedem para irem passear, em um circo que seja, e aí, cadê a grana para tal meu amigo; mas o “certinho” pega suas crianças e as leva mesmo assim, vai na carteirada mesmo, ou se não as agride – para haver agressão não é necessário que seja física – caro amigo se nosso salário fosse decente a corrupção iria se reduzir em pelo menos 70% o resto seria falta de vergonha na cara ou bandidos mesmo, não podemos pregar santidade na Polícia, pois quem iria querer correr riscos de perder um bom salário a troco de merreca que na realidade é o que ocorre, várias são as citações de gordas proprinas mas a maioria que se vende é por merreca mesmo. Fico por aqui se não iria elaborar uma enciclopédia. Abraços!

    Curtir

  3. Não estou pregando salário ruim, meu caro.
    Quero dizer que o discurso do presidente deveria ser: “vamos enfim dar dignidade aos policiais do Brasil, pois a função deles nessa sociedade é imprescindível” ou seja, um projeto visando a dignidade da família policial, e não dar aumento com esse papo de coibir a corrupção. O Lula é um bom presidente, mas tá sempre falando merda.
    Agora só pra seu conhecimento, tenho um filho nenêm e moro com a mãe dele, não temos dinheiro para dar festa de casamento, mas nos consideramos casados, se não fosse ela trabalhar todos os dias incluindo os sábados, e minha mãe cuidar dele nos dias em que eu não estou de folga, seria muito pior.
    Mas fique a vontade de contestar com sua tese. Mas parta da premissa de que, se todo trabalhador que ganha 1000,00 mês se desse o direito de roubar, imagina o país em que viveríamos. Abraços

    Curtir

  4. Diazepol vc é um comedia, Policia é prender ladrão primeiro em primeiro lugar, manter a sociedade livre desta ralé, muita teoria, teoria, teoria…

    Curtir

  5. BASTA OBSERVAR O EXEMPLO DA POLÍCIA FEDERAL,QUE ANTES ERA UM ANTRO DE CORRUPTOS. DEPOIS QUE DERAM SALÁRIO DIGNO É SÓ OBSERVAR A QUANTIDADE DE ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO QUE ACONTECEM NAQUELA INSTITUIÇÃO; SÃO MUITO POUCOS. O CARA QUE GANHA UM SALÁRIO QUE DÊ DIGNIDADE À SUA FAMÍLIA PENSA DEZ VEZES ANTES DE FAZER ALGUMA COISA QUE POSSA POR EM RISCO SUA CARREIRA. BANDIDO NA POLÍCIA SEMPRE VAI TER. NO ENTANTO, O QUE O GOVERNO VEM FAZENDO É FORÇAR A SITUAÇÃO PARA QUE O POLICIAL SE TORNE CORRUPTO. E AQUELE QUE TEVE UMA BOA BASE DE FORMAÇÃO MORAL VAI À CAÇA DE BICOS; QUE NO CASO, SÃO AINDA SÃO A MAIORIA .GRAÇAS A DEUS.

    Curtir

  6. Fernando, acho que o que vc quer dizer é que a polícia serve para servir a sociedade (High Society), e manter a ralé (pobres e nordestinos) em seu devido lugar. Eu sei que vc pensa assim e que muitos pensam assim (principalmente na PM), o problema é justamente esse, como alguns policiais cabeça dura enxergam a sociedade. Não tenho problemas em teorizar, só que saiba que tudo tende a evoluir, e vc pode começar a ficar desconectado do mundo atual.
    Vc é o espelho da classe média baixa, mora de aluguel ou financiou um apê apertado e um carrinho popular e já se sente elite! Se achando no direito de pisar em quem não tem nada!
    Vc não é comédia, e sim uma piada de mal gosto!

    Curtir

  7. Concordo com o colega hkpc….e primeiro, digo cuidado com suas afirmaçoes quando se refere ao povo nordestino usando termos prejorativos como ” ralé” …..segundo,os policiais militares não possuem a mente fechada como você parece afirmar em suas palavras, a PM desse país e formada por profissionais que todos os dias estaonas ruas para proteger pessoas não dignas como você. Que demonstra um verdadeiro despreparo e falta de conhecimento sobre essa corporação centenária, que esta ai presente no seu dia a dia para proteger esse seu nenem que vc citou………….Sem mais um policial militar nordestino mente aberta ….universitario….e não faço parte dessa “ralé”

    Curtir

  8. Diazepol, na minha humilde opinião eu também o acho um “comédia”, os seus comentários não tem o menor nexo, aliás eu e acredito a grande maioria dos polícias entraram com o intuito de trabalhar para a sociedade em geral e sem dúvidas um salário digno acabaria com 90% da corrupção e contra isso você não tem argumentos desculpe.

    Curtir

  9. Pers”anta”,
    1° – Tenho sangue nordestino (meu pai, Bahiano),
    2° – Interpretar textos exigem raciocínio, quando eu disse ralé entre parenteses pobres e nordestinos, não era a minha opinião, e sim a opinião hipotética do tal Fernando, e seguramente a de muitos PMs sim senhor.
    3° – A minha segurança e a da minha família eu não confio a vcs e nem a ninguém.
    4° – O titulo de universitário já não dá nem direito a cela especial.
    5° – Se for pra falar do meu filho mais uma vez, antes marque um encontro e vamos nos olhar olho a olho, pq pra esse tipo de coisa eu gosto de resolver no braço mesmo.

    Curtir

  10. acabaria a corrupção 90%???
    Das duas uma Escrivão Bruno (parente do cabo bruno), ou tu é muito inocente ou tá com o rabo preso, prefiro a 1°, pois bem, ai vai lhe uma lição, neste país, juízes, promotores, deputados, governadores, prefeitos, policiais federais e etc, tem excelentes salários, e nem por isso deixam de roubar, ou pior, quanto maior for a renda, maior a paulada.
    A sensação de impunidade é que faz o sujeito mediano, sem muita coragem para se envolver em problemas, tornar se corrupto, hj vemos colegas ostentando patrimônio totalmente incompatível com o salário e ninguém faz nada, pelo contrário, faz nascer a cobiça daqueles que gostam de dinheiro fácil a prestar concurso.
    Cidadão, eu não sou otário, sabia que ia chover desafetos quando comecei a tocar nesse assunto, corrupção é um tabu.

    Curtir

  11. Qualquer um no poder cobra, menos Pior Salário do Brasil…..Vou vestir a camisa da oposição.

    Curtir

  12. DIAZEPOL

    Vou discordar de vc tambem! A corrupção, na sua maioria, é em virtude das condições! Com a sua ideologia, porque filho de rico rouba? Se vc responder para comprar “droga”, errou, pois é rico!
    Na verdade é a necessidade que faz a hora! O rico rouba pelo desespero de comprar o entorpecente! O corrupto, na maioria das vezes, é por necessidade! Claro que existem outros exemplos, mas toda regra tem sua exceção!
    Hoje o que prevalece é os maus exemplos! policial salva vidas todo dia! Cumpre escala desumana de trabalho! por necessidade, tem um ou dois bicos e não consegue ver seus filhos crescerem! Mas o que aparece na midia são os casos de corrupção, que são a minoria, pois este subsidio esta concentrado na mao da minoria! A maioria é que leva o piano nas costas!

    Se vc acredita que sabiamos de tais condições ao prestar concurso, engana-se! So sabemos das mazelas da instituição quando entramos!

    Curtir

  13. Pingback: LULA: a lei sancionada em benefício da PM do Distrito Federal deve ter repercussão nacional, mas que é preciso levar em conta que nem todos | Blogosfera Policial

  14. O salário de um Dep.Federal de brasilia é o mesmo de um Dep.Federal do Mato Grosso, o salário de um Senador do Sergipe é o mesmo de um Senador do Paraná!
    Um crime de latrocínio feito em brasilia é diferente de um latrocínio em São Paulo? Então porque o salário de um soldado PM do DF é 4 (QUATRO) vezes maior do salário dos soldados do resto do País?
    Esse LULA ta fazendo merda, ta tirando todos os PMs do Brasil como idiotas! Quem no País na atual situação tem aumento salarial de 68 por cento, tirando os políticos é claro!

    Curtir

  15. que pena que o plano de carreira dos Policiais Militares, não sejam cumprido por alguns governantes, que infelismente não entende nada de Policia Militar, e só sabem varolizar os oficiais, pois fazem parte da cadeia de comando, e fica mas fácil promover estes , fortalecendo ainda mas, para impor e amedrontar os praças, que são tidos como a ralé da corporação. Aqui no estado do Pará por exemplo, a Senhora Governadora Ana Julia, diminuiu o interstício dos oficiais, enquanto as praças são deixado pra trás, e põe pra trás nisto. Exemplo a carreira de um sargento até chegar a sub ten, são de 12 anos, a maioria ta com 17, 16, 15 e 14 anos de sargento, e ainda são 2º sargentos, não chegando na maioria nem a fazer o ultimo curso que se chama ”CAS” CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS” e para piorá a situação, ela não promove, não faz nada e ainda com o absurdo de não promover nenhum 1º sargento combatente a sub tenente, e é está a situação da PMPA. e aqui ficamos na esperança de novos ares, novas mudanças, novos pensamentos…”PRAÇA NÃO É LIXO, E NEM RALÉ, TEMOS FAMÍLIA, SOMOS SERES HUMANOS, E TEMOS VONTADE PARA A PROFISSÃO POLICIAL MILITAR” Antes das PECs 41 e 300, que venha a honestidade dos governantes em respeito aos nossos direitos. Chega de represálias..DESABAFO!!!!!!!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.