190 novos Delegados de Polícia tomam posse
Quarta-Feira, 10 de Julho de 2002
O delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo, empossou nesta quarta-feira (10), 190 novos delegados de Polícia. A solenidade ocorreu no Palácio da Polícia à Rua Brigadeiro Tobias, 527, centro da cidade, com a presença do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, autoridades do Estado e familiares.
Entre os mais emocionados, estava o primeiro colocado do concurso, que levou mais de 6 mil inscritos a tentarem uma vaga à carreira de Delegado de Polícia. Rodrigo Baracat Guimarães Pereira, de 32 anos, recebeu o distintivo e a funcional das mãos do secretário da Segurança. “É uma busca muito intensa que espero continuar. Só que agora, a verdade é real”, disse com lágrimas nos olhos. O novo delegado, Rodrigo Baracat, foi investigador de polícia durante 13 anos. Ele atuava na equipe do Grupo Armado de Repressão a Roubos à Mão Armada (Garra).
Muito emocionado, Rodrigo Baracat lembrou do pai Maurício Henrique Guimarães Pereira, já falecido, que foi delegado-geral de Polícia. “Hoje a DGP leva seu nome pela sua brilhante atuação, me sinto muito feliz por estar aqui representando-o”, disse Rodrigo Baracat.
Saulo de Abreu fez questão de salientar a importância de cada um dos novos delegados estar empenhado com a verdade, com a honra, a dignidade e a solidariedade. Durante seu discurso, o secretário da Segurança disse: “A função de vocês é buscar a paz social”.
O delegado-geral, Marco Antonio Desgualdo, entregou o distintivo e a funcional ao segundo colocado , Félix Ricardo Nonato dos Santos, de 25 anos. “É minha grande realização pessoal. Minha família é da Segurança Pública, meu pai é 1.º tenente e meu irmão é soldado”, disse o ex-advogado, que tentou pela segunda vez a carreira de delegado.
“Ele é o orgulho da família”, disse a tia de Félix Ricardo, Gerusa Timóteo que o acompanhava na solenidade. “É uma grande alegria ao meu coração”, concluiu a mãe, Lourdes Timóteo Santos.
O terceiro colocado foi o jovem Gerdinaldo Quichaba Costa, de 28 anos. Gerdinaldo trabalhava como escrevente na 36.ª Vara Cível, no Forum João Mendes. O juiz de Direito titular daquela Vara, Newton de Oliveira Neves, fez questão de prestigiar o evento no qual seu funcionário tomou posse. “Ele merece”, disse o juiz. Gerdinaldo Quichaba recebeu o distintivo e a funcional das mão do Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Carlos Eduardo Benito Jorge. “Faça bom uso”, disse Benito.
Gerdinaldo Quichaba disse ter escolhido a carreira de delegado por ser uma pessoa muito ativa. “Assim poderei exercer a atividade em prol da sociedade”, disse o novo delegado de polícia, que atuava como funcionário público desde 1994.
O delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo, leu a oração dos delegados, de autoria do delegado aposentado, Nilton Brito, durante a solenidade. Desgualdo encerrou o evento depois de dizer sobre o orgulho e satisfação em estar empossando os 190 novos delegados e lembrou: “Polícia se faz presente nos momentos difíceis e buscamos sempre a verdade real e material”.
Reportagem de Lilian Santos
__________________________________________
| 411 | Rui Baracat Guimaraes Pereira | 2ª Classe Efetivo | 962 | 5963 | 7859 |
| 1122 | Rodrigo Baracat Guimaraes Pereira | 3ª Classe Efetivo | 337 | 2642 | 7447 |
ABSURDAMENTE, carreira pretensamente jurídica em que o titular do cargo – DESDE QUE FUNCIONÁRIO PÚBLICO – conta , para fins e de antiguidade e promoção, o tempo de serviço prestado em carreira absolutamente diversa.
Uma velhacaria, pois o tempo anterior deve ser contado, como nas carreiras melhor organizadas, apenas para efeitos de aposentadoria.
Tal artifício É INCONSTITUCIONAL…FRAUDULENTO…VERDADEIRA ROUBALHEIRA!
Revelador do atraso instalado na Instituição…Dolorosa verdade real que poucos buscam.
Não fiquem aborrecidos com este RESSENTIDO; nada é pessoal. Meramente institucional.
Desculpem a pretensão, somos uma espécie de MAURÍCIO HENRIQUE GUIMARÃES PEREIRA, obviamente de menor evergadura moral, menor valor intelectual e menor estatura ; armado de verbo e grande língua equídnica , mas que não rasteja ou perde a altivez.
Não me peça que eu lhe faça
Uma canção como se deve
Correta, branca, suave
Muito limpa, muito leve
Sons, palavras, são navalhas
E eu não posso cantar como convém
Sem querer ferir ninguém…
Mas não se preocupe meu amigo
Com os horrores que eu lhe digo
Isso é somente uma canção
A vida realmente é diferente
Quer dizer!
A vida é muito pior…
E eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Por favor
Não saque a arma no “saloon”
Eu sou apenas o cantor…
Mas se depois de cantar
Você ainda quiser me atirar
Mate-me logo!
À tarde, às três
Que à noite
Tenho um compromisso
E não posso faltar
Por causa de vocês…
Eu sou apenas um rapaz
Latino-Americano
Sem dinheiro no banco
Sem parentes importantes
E vindo do interior
Mas sei que nada é divino
Nada, nada é maravilhoso
Nada, nada é sagrado
Nada, nada é misterioso, não… ( Belchior )
_________________________________
DE TANTOS “GUIMARÃES PEREIRA” , NO AFÃ DE DENUNCIARMOS A PATIFARIA QUE É HONRAR “MITOS POSITIVOS E NEGATIVOS ” ( TANTO EM VIDA COMO “POST MORTEM” ) , ACABAMOS CONFUNDINDO OS NOMES DOS INDICADOS …
DE QUALQUER FORMA, A ESSÊNCIA DA MENSAGEM SE MANTÉM ÍNTEGRA: O MERECIMENTO AQUI NÃO É DEFINIDO POR REGRAS DO DIREITO ADMINISTRATIVO…
ESTÁ REGULADO NO DIREITO HEREDITÁRIO.
SEM O NOME “DO PAI” JAMAIS ESTARIAM NA POSIÇÃO CLASSIFICATÓRIA EM QUE SE ENCONTRAM.
ESTARIAM NOS PLANTÕES DO DECAP OU DO INTERIOR .
REITERANDO: PARA ALGUNS ( filhos, netos e parentes de valorosos Delegados ) O PROCEDIMENTO DE PROMOÇÃO SEGUE INALTERADO, OU SEJA, ASSIM QUE PREENCHEM OS MÍNIMOS REQUISITOS COMO INTERSTÍCIO DE DOIS ANOS NA CLASSE, ABERTA A PRIMEIRA VAGA, SÃO INDICADOS E PROMOVIDOS POR “MERECIMENTO”.
O TUMINHA VAI CONCORRERCOM ELE NO GUINNES!!
CurtirCurtir
Num entendi, é Rui ou Rodrigo?
CurtirCurtir
Tem delegado há mais de 15 na 3a classe. kkkk
CurtirCurtir
Sem tirar o mérito de suas críticas no tocante á questão das promoções por merecimento, já a se constituir algo muito vergonhoso não apenas em face da falta da observância de critérios claros, objetivos e respeitadores dos comezinhos princípios de administração pública (moralidade, legalidade, interesse público, eficiência, motivação e transparência) e seja em face da sabida e notória utilização de critérios menores com frequente ofensa a esses princípios, penso que no caso específico voce esteja a confundir a situação de dois delegados que seriam irmãos.
O que está sendo indicado à primeira classe é o Rui Baracat, com bem mais tempo na carreira, conforme revela o DOE de 11/01/2003, Seção II, pag. 12, cuja lista indica que ele já tinha a essa época 1935 dias na 3ª classe, portanto, quase seis anos só nessa classe.
E o que teria sido aprovado em concurso em 2002 seria um seu irmão, RODRIGO BARACAT, que ainda estaria na 3ª classe e não estando para promoção.
Sem pretender aqui questionar o mérito do colega, é preciso que sejamos honestos em expressar a nossa impressão de critérios menores, ou ao menos, não muito republicanos, na indicação de RUI BARACAT à 1ª clase, estando ele na 2ª classe por apenas dois anos e sete meses! Note-se que ele já havia sido promovido por merecimento à 3ª classe, por decreto do dia 14/02/2007, publicado no DOE de 15/02/2007.
Essa prática, a meu ver depõe em demasia contra a nossa carreira e precisaria ser notada pelos nossos mais altos gestores. Isso nos enfraquece, pois todos nós sabemos que a qualidade, a competência, a honra pessoal e profissional, o denodo e a eficiência não têm merecido a devida atenção nas indicaçoes para promoção.
Lamentavelmente.
CurtirCurtir
EU FIQUEI 11 ANOS NA 4A. CLASSE!!!
E SÓ FUI PROMOVIDO A TERCEIRA POR CAUSA DA GREVE QUE PROMOVEU TODO MUNDO DE UMA VEZ. TENHO COLEGAS QUE JÁ SÃO SEGUNDA. TEM UM RAPAZ, FILHO DE UM DELEGADO, QUE QUE JÁ FOI CHEFE NUM MONTE DE LUGAR E AGORA ACABA DE CAIR DO DPPC, DIZEM AS MÁS LÍNGUAS PORQUE MEXEU COM A PESSOA ERRADA. NUNCA O VÍ RALANDO NAS FILEIRAS E ELE É DA MINHA TURMA! NÃO TENHO INVEJA NÃO!!! APENAS VEJO QUE OS CRITÉRIOS NÃO SÃO TÃO CRITERIOSOS! QUEM NASCEU PRÁ CACHIMBO, DIFICILMENTE VIRA FUMO!!! ALIÁS, TEM UM DITADO QUE OUÇO HÁ VINTE ANOS NA POLÍCIA: “QUEM NÃO TEM PADRINHO, MORRE PAGÃO”!!!
CurtirCurtir
Tem delegado há mais de 15 na 3a classe. kkkk
O PIOR NÃO É ISSO.
TEM DELEGADO HA MAIS DE 15 NO PLANTÃO.
CurtirCurtir
DR GUERRA,
JA Q ESSAS PROMOÇÕES FEREM FRONTALMENTE OS PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS, Q TAL UMA AÇÃO POPULAR, JA QUE O PRINCIPIO DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA FOI P CUCUIA!!!!
CurtirCurtir
O COLEGA WINDOR ESTÁ CORRETO.
PIORA AINDA MAIS A SITUAÇÃO DOS DESPADRINHADOS, CONSIDERANDO QUE O DR.RUI FICOU APENAS POUCO MAIS DE 02 ANOS NA SEGUNDA CLASSE E JÁ FOI PARA A PRIMEIRA, UMA VEZ MAIS POR MERECIMENTO.
PENA, QUE TÃO POUCOS SÃO MERECEDORES NESSA POLÍCIA.
ISSO PORQUE NAO SEGUIMOS AS PROMOÇÕES DOS OPERACIONAIS PARENTES DE MUITOS QUE MANDAM OU JA MANDARAM NA PC.
VERGONHOSO O FUNCIONALISMO PÚBLICO.
TEM RAZÃO O POVO EM NOS ODIAR E CRITICAR.
CurtirCurtir
Isso é uma vergonha. Ação Popular !
CurtirCurtir
Fala Guerra
.
Bem que o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo ou a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo poderiam ingressar com uma ação na Justiça questionando o fato do concurso de promoção na carreira de Delegado sair num dia, e a lista com os nomes à promoção sair no outro. Isso é uma vergonha !!
CurtirCurtir
Esqueci, tem colega da Adpesp com o nome na lista
CurtirCurtir
Bem observado pelo colega WINDOR, acabei trocando Rui por Rodrigo. Efetuei algumas retificações, contudo a mensagem continua inalterada.
O engano decorreu de os filhos do doutor Maurício demonstrarem precoce vocação policial. Acrescento que não conheço nenhum deles. A referência é pontual, pois não há diferença entre eles das promoções de filhos do Fleury, Tuma, Roberto Monteiro, Tanganellis, Galianos, Tiossi, Tucunduva, Pantaleão, Ribeiro, Mello e tantos outros menos famosos.
E , uma vez mais, não se trata de afirmar que filho ou neto de Delegado importante não tenha méritos. A questão é que o reconhecimento do mérito deles ESTÁ SEMPRE NA FRENTE DO MÉRITO DA MAIORIA.
CurtirCurtir
AI, AI, AI,
CARRAPATO NUM TEM PAI !!
EU…HA 15 ANOS NO PLANTÃOZÃO !!!
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkk!!!
essa pc/sp é hilaria!
CurtirCurtir