PF prende 16 por contrabando de mercadorias
Operação Wei Jin desarticulou quadrilha que era comandada por mestre de Kung Fu
A Polícia Federal prendeu 16 pessoas e desarticulou quadrilhas especializadas no contrabando de mercadorias e vazamento de informações sigilosas. Foram duas operações deflagradas simultaneamente, que cumpriram mandados em São Paulo, Santos e também na Bahia. A primeira delas, denonimada Wei Jin, desmantelou uma organização criminosa especializada no contrabando de celulares falsificados da China.
A quadrilha era integrada por despachantes aduaneiros, lojistas, gráficos e um funcionário público. Trata-se de um oficial de promotoria do Centro de Apoio Operacional à Execução (CAEX), pertencente ao Ministério Público de São Paulo. Identificado como sendo Lee Men Tak, ele obtinha informações privilegiadas sobre investigações em andamento e possíveis operações policiais e as repassava para os integrantes do bando.
Segundo a Polícia Federal, o chefe do grupo é o mestre de Kong Fu Li Kwok Kwen, conhecido como Paulo Li. O delegado Rodrigo de Campos Costa disse ao reporter Andre Aguiar como funcionava o esquema criminoso. No curso das investigações, duas pessoas foram identificadas repassando dados cadastrais obtidos junto às empresas de telefonia móvel.
Por este motivo, também foi deflagrada a operação Linha Cruzada para combater a prática de espionagem, explicou o delegado Rodrigo de Campos. Faziam parte deste esquema criminoso um ex-oficial do exército brasileiro e um ex-integrante do serviço de inteligência chileno. O superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Leandro Daiello Coimbra, destacou que não ligação entre os dois grupos investigados.
Os 14 detidos na operação Wei Jin, que significa trazer mercadoria proibida, responderão por contrabando e formação de quadrilha. Já o ex-oficial do exército brasileiro e o ex-integrante do serviço de inteligência chileno foram autuados pelo vazamento de informações sigilosas. O Ministério Público de São Paulo instaurou procedimento administrativo disciplinar contra o oficial Lee Men Tak e dois computadores de uso compartilhado pelo funcionário foram apreendidos no ambiente de trabalho do servidor público.
_____________________________
Agências, órgãos, servições de inteligência em geral SÃO CRIADOUROS DE BANDIDOS.
Há quem fale em serviço salutar de inteligência…
Mas tal atividade nunca foi salutar, tampouco inteligente.
Acaba em coisa de extorsionário; da corrupção e extorsão progridem a conspiradores contra a Sociedade.
Sempre achei esse papo de “Inteligência” uma burrice. Essas agencias de inteligencia foram criadas na ditadura militar e serviram para fornecer informações aos governos militares. Por isso é uma praga. Ao inves de inteligência devemos fazer Investigação Policial.
CurtirCurtir
o jow elas servem hj ao q o deic diz combater no seu nome
CurtirCurtir
Pingback: OFICIAL DE PROMOTORIA DO CAEX FOI PRESO ACUSADO DE PERTENCER A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PARA A QUAL DAVA COBERTURA E INFORMAÇÕES DE ESTADO | Blogosfera Policial
PARA QUEM NÃO SABE O OFICIAL DE PROMOTORIA FOI TREINADO PARA OCUPAR A MESMA POSIÇÃO DO INVESTIGADOR DE POLICIA, CASO O MP VENHA POSSUIR O DIREITO DE INSTAURA INQUERITOS.
CurtirCurtir
SE FOREM PEGAR TODOS QUE PASSAM INFRMAÇÃO NA POLICIA SOBRE INFORMAÇÃO, O PESSOAL DO DEIC EM ESPECIAL O RAUL, AIRTON ETC, TÃO FUDIDO, POIS SEMPRE AVISAM NOSSO AMIGO CESAR DA ASSOCIAÇÃO SOBRE OPERAÇÕES E SABEM O QUE FAZEM CHAM CHAM CHAM CHAM…….
QUANDO TEM QUE APARECER NA IMPRENSA, ELES LIGAM PARA O CESAR QUE CHAMA ALGUNS LOGISTAS E MANDAM SEPARAR UM MONTE DE DVD PIRATAS QUEBRADOS, APARELÇHOS QUEBRADOS E FICA TUDO NAS LOJAS, QUANDO ELES CHEGAM APRENDEM AQUELE MONTE DE COISA APARECE NA TV, OS DONOS SEMPRES NÃO ESTÃO NO LOCAL, E TA FEITO O TEATRO PRO DGP E PRO POVO.
TRABALHEI LA 2 ANOS E SEMPRE FOI ASSIM.
PEGUEM TUDO QUE SE FOI APRENDIDO NO DEIC E VE SE NUM TEM ESQUEMA.
PERGUNTEM PRO P E N N A
CurtirCurtir
Todas as instituições têm laranjas podres.
Algumas sabem trabalhar sua imagem; outras não.
CurtirCurtir
Para quem não sabe, o oficial de promotoria ganha quase igual a um delegado de polícia.
CurtirCurtir
Só para esclarecer:
Oficial de Promotoria é um dos cargos de apoio do Ministério Público.
Um Oficial não ganha quase igual a um delegado, mas seu salário é igual ao de Escrevente do Judiciário.
Ele executa funções de média complexidade (só na lei!!!). Na verdade, muitos elaboram peças processuais e são capazes de fazer o mesmo trabalho que os Promotores de Justiça fazem ganhando muiiiiiiito menos que eles.
Oficiais não investigam. Quem investiga é o Agente de Promotoria, este sim talvez até ganhe como um Delegado.
CurtirCurtir