Roubos batem recorde no Estado
Da AE
No primeiro semestre do ano, o Estado de São Paulo registrou 130 mil casos de roubo, um recorde nas estatísticas. Os picos históricos ocorrem tanto em cidades grandes, casos de São José dos Campos e Jundiaí, quanto em médias e pequenas. A região de Presidente Prudente – com 53 cidades, 50 delas com menos de 40 mil habitantes – foi onde os registros mais cresceram: 54% em relação ao mesmo semestre de 2008.
Conforme o ranking de roubos feitos pelo Estado, entre os 645 municípios paulistas, cidades com economias ricas e problemas históricos em segurança – como Praia Grande, Diadema, São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Vicente, São Caetano, Santos e Campinas – lideram a lista entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Só 6 dos 73 municípios com essa densidade populacional registraram quedas nos índices de roubos.
Os dados mostram ainda que esse crime aumenta principalmente em cidades antigamente mais calmas e menos populosas. Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, teve o maior crescimento no semestre: 113%. Várzea Grande Paulista e Jandira, segundo e terceiro lugares, também tiveram aumento acima de 100%.
E a explosão de roubos em São Paulo se torna intrigante por ocorrer depois de resultados positivos na redução dos homicídios. Os três primeiros lugares no ranking atual de roubos – Praia Grande, no litoral; Diadema, no Grande ABC, e a Capital – já lideraram os índices de assassinatos na década de 1990 e no último semestre ficaram abaixo da 20ª posição nesse ranking. “As vítimas de roubos têm perfis diferentes das de homicídios. São casos que ocorrem em horários e circunstâncias distintas e, por isso, demandam políticas de segurança específicas”, afirma a cientista social Tatiana Whapely de Moura, que obteve o primeiro lugar no concurso de monografias da Conferência Nacional de Segurança Pública.
O comandante-geral da PM, Álvaro Batista Camilo, observa que a prioridade da política de segurança pública passou dos assassinatos para a prevenção e punição aos crimes patrimoniais. “Fora o homicídio, é o crime que cria mais sensação de insegurança.” Reforçar o policiamento nas comunidades rurais e atuar nos locais apontados como os mais procurados pelos ladrões serão duas estratégias.
Para melhorar a investigação, o governo do Estado pretende ainda dar continuidade ao reforço no trabalho de investigação da Polícia Civil. Quarenta homens do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) passaram a reforçar as investigações nos distritos policiais e já comandaram duas grandes operações, na Praça da Sé e 25 de Março, na Capital. Com isso, nos últimos dois meses, os roubos no Estado já mostram tendência de queda.
Aqui na praia grande, enquanto os carcepol fazem patru ostensivo fardado no GOE, os investipol fazem escolta de presos. Eis ums dos fatores que geraram o resultado acima.
CurtirCurtir
O que está acontecendo??será que a Polícia Militar também encontra-se em estado de Total Inépcia e Letargia?? Salvo engano é a PM a responsável pela manutenção da Ordem Pública, atribuição de polícia repreensiva e ostensiva, evitar que o crime aconteça…pois se de alguma forma o crime occorre, demonstra em tese a ineficiência da Polícia Militar.
Já sei!!!Logo surgirá a solução!!! ROTA por todos os rincões do Estado de São Paulo…
Imagina se os números são esses..mesmo sabendo que na maioria das vezes tais números são camuflados na tentiva de maquiar a verdadeira estatísca, ou seja, se os números demonstram tal índice, com certeza deva-se ser mais preocupante.
CurtirCurtir
“”como Praia Grande, Diadema, São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Vicente, São Caetano, Santos e Campinas – lideram a lista entre as cidades com mais de 100 mil habitantes”””
Percebam que de 73 municípios a baixada com apenas 09 conta com 03 entre os 08 primeiros e PG liderando.
O litoral sempre foi esquecido, quem sabe agora que os números mostram uma parte da realidade alguém olhe por nós, afinal no fim do ano todo o Estado vem molhar a bunda aqui e são as vítimas mais fáceis e preferidas, dos malas daqui e dos que descem também para aproveitar a temporada de roubos, furtos e cia.
Santos aproximadamente 450.000 habitantes
São Vicente ” 350.000
Praia Grande ” 250.000
De 09 municípios estes 03 representam mais da metade da população de aproximadamente 1.800.000 da região metropolitana da baixada santista, resumindo, a baixada santista está a caminho de se tornar uma baixada fluminense, tá tudo dominado pelos manos.
Enquanto isso a polícia militar cria mais e mais batalhões, aquartelando mais e mais a tropa, principalmente oficiais e sargentos, restando o serviço fim apenas para poucos praças desmotivados, revoltados e humilhados por seus superiores, além de arriscarem mais ainda a vida nos bicos, como irão desempenhar suas funções ??????
Quanto a Polícia Civil, como disse o SSP pinto, porém corrigindo-o, não são os policiais letárgicos e ineptos, o Estado deixou a instituição assim, Investigadores fazendo escolta de presos, desmotivados, carreiras emperradas, salário menor ao de “guarda” do forum, usurpação de função pra todo gosto, por outras carreiras ou até mesmo funcmuc usurpando geral, além da PM (velado, P2, reservado), tá uma salada.
A baixada santista pede socorro, é um prédio a cada dia e cada vez menos policiais, pois ninguém quer receber ALE menor e trabalhar bem mais que os policiais da capital. Não que isso resolverá o problema, o buraco e mais embaixo e parece que tem de ser longe do pinto, mas é uma injustiça muito grande para quem recebe e principalmente para os aposentados.
CurtirCurtir
E vai piorar graças ao Pinto letragico e seus antecessores imcompetentes
CurtirCurtir
O PINTO É BROCHA !
CurtirCurtir
Inépcia e Letargia
CurtirCurtir
ROUBO AUMENTA EM SP? A CULPA É DO LULA!
CurtirCurtir
AO LUIZ AI DE CIMA, O FATO DE O CARA SER CARCEREIRO NÃO DIZ NADA, POIS O SEU CURSO NA ACADEMIA TEVE O QUE A MAIS QUE O MEU?
O QUE VC SABE FAZER MELHOR QUE EU, QUAL A DIFERENÇA HOJE DE UM TIRA PRA UM CARCEPOL, SE VCS TIVESSEM REALMENTE UM CURSO DE INQUERITO ETC, ATE IA CALAR MINHA BOCA, MAIS VCS SO SERVER PRA FAZER ARRECADAÇÃO EM DELEGACIA, PELA O SEU DP E VEJA QTAS PARTE DE SERVIÇOS VCS TEM FEITA, QTAS OS VCS FAZEM ALIAS PAGAM PROS OUTRO FAZER, E O GOE AQUI, TA DERRUBANDO ATE OS BINGOS QUE VCS PÉGAM GRANA, POR ISSO A SUA BRONCA.
VCS TIRAS TÃO ARREGADOS COM TUDO E COM TODOS, E QUANDO A GENTE DERRUBA A BOCA DE VCS, FALAM MAL DAS OUTRAS CARREIRAS.
E PRA TE INFORMAR SE TEM REALMENTE TIRA FAZDNDO ESCOLTA DE PRESO, TOMEM CUIDADO SOCIEDADE, POIS LOGO LOGO OS TIRAS VÃO VENDER FUGA EM MASSA.
SO TEM TIRA LADÃO AQUI NA BAIXADA.
E CARCEREIRO SO TEM METADE LADRÃO
AMEM
CurtirCurtir
Esse papo de tira achar que só eles são polícias, é coisa de maçaneta, cara que nunca deu uma cana na vida, não conhece o trabalho de rua. Nos dps de periferia, cansei se sair com agepol, carcereiros e os caras sempre me apoiaram.O verdadeiro policial de rua jamais discrimina um colega por conta de seu cargo.
CurtirCurtir