| Sábado, 1/8/2009 | |
| Policiais civis prometem ‘entregar’ carceragens | |
|
*Da Redação, com informações do BATV
Dois dias depois da morte do perito Hilton Rivas por um tenente da Polícia Militar, em Salvador, um novo impasse surge na Polícia Civil. Agora, a categoria diz que não vai mais cuidar das carceragens das delegacias. O delegado-chefe reconhece o problema de acúmulo de função, mas diz que o momento é de diálogo. Na capital e em duas cidades do interior, policiais civis pararam as atividades e fizeram protesto, exigindo que o tenente fosse ouvido pela delegada Rogéria Araújo, que investiga o caso.
Os policiais civis saíram em carreata da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, na Avenida ACM, no fim da manhã desta sexta-feira (31). Eles fecharam parte do trânsito na Avenida Paralela e seguiram em direção ao Centro Administrativo, onde continuaram o protesto a pé. Em frente à Secretaria de Segurança Pública, fizeram um minuto de silêncio. Na manifestação, os policiais civis exigiam uma garantia de que o tenente Fagner tinha sido ouvido pela delegada que investiga o caso. ‘A dra. Rogéria, que está presidindo o inquérito, fez a oitiva do oficial que fez o homicídio. Agora vamos fazer a avaliação, vamos suspender as paralisações e acompanhar, pedir a expulsão do quadro da Polícia Militar desse oficial que não tem condição de atender à população baiana’, disse o secretário-geral do sindicato, Bernardino Gayoso. O perito técnico Hilton Rivas, 25 anos, foi morto a tiros pelo tenente da Polícia Militar Fagner Castro Santos na quarta-feira (29), no bairro Santo Antônio. O tenente disse na Corregedoria da Polícia Militar que Hilton não obedeceu à ordem dos policiais, mas testemunhas disseram que o perito não reagiu. Assim que terminou o protesto, os policiais anunciaram o fim da paralisação nas delegacias de Salvador, que desde o início da manhã de quinta-feira (30) só estavam registrando flagrantes e fazendo levantamentos cadavéricos. No início da tarde desta sexta-feira, o atendimento foi normalizado. No interior, 80 policiais civis de Itabuna, no sul do estado, e 200 em Feira de Santana, que também tinham aderido à paralisação, retomaram o trabalho à tarde. Carceragens – Em meio ao protesto contra a morte do perito, o sindicato da Polícia Civil anunciou que não vai mais cuidar das carceragens das delegacias. ‘Vamos marcar a data da entrega da carceragem da Polícia Civil ao governo, à justiça. Não é atribuição nossa’, reclama Carlos Lima, presidente do Sindipoc. ‘Eu também entendo que há uma sobrecarga para a Polícia Civil na carceragem, mas eu acredito que a questão não é só entregar. É uma questão para ser trabalhada, ser negociada. Lideranças sindicais é justamente para isso, para buscar o melhor para a categoria e o seu dirigente de sentar à mesa e buscar a melhor solução’, afirma o delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo. O sindicato da Polícia Civil informou que na próxima quarta-feira (6) o assunto vai ser discutido em reunião na Assembleia Legislativa, com a participação de representantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. |
————-
Infelizmente aqueles que ganharam – de graça – promoção e como cala-boca um carguinho na atual gestão são contrários, pois não querem causar constrangimentos ao nosso DELEGADO GERAL; neste delicado momento vivido pela Polícia Civil.
Obviamente não dizem honestamente: COMO GANHEI PROMOÇÃO E ACEITEI CARGO DO DOUTOR DOMINGOS NÃO IREI PARTICIPAR.


AH
ENTENDI
FOI POR ISSO QUE OS POLICIAIS CIVIS FIZERAM A
MANIFESTAÇÃO! PARA GARANTIR QUE O PROCEDIMENTO DE
POLICIA JUDICIÁRIA CORRETO FOSSE DE FATO SEGUIDO, COM
A APRESENTAÇÃO DO TENENTE NO DISTRITO POLICIAL
CORRESPONDENTE…
FOI PRECISO UMA PARALIZAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS PARA
QUE A JUSTIÇA CRIMINAL TOMASSE O RUMO
CONSTITUCIONALMENTE CORRETO…
RSRSRSRS…
CurtirCurtir
DR GUERRA,
POR FAVOR, ME INFORME A QUE HORAS E ONDE ACONTECERÁ A REFERIDA PASSEATA, UMA VEZ QUE, FIZ CONTATO COM ALGUNS SINDICATOS E TODOS FORAM UNANIMES EM DIZER QUE NÃO EXISTE NERNHUMA MANIFESTAÇÃO MARCADA…
DISSERAM QUE, PASME, ESTÃO EM CONTATO COM O CARDEAL, PARA QUE REZE UMA MISSA NO SÁBADO DIA 15 – ACHO QUE É PRÁ NÀO ATRAPALHAR, NÉ?????????????
CurtirCurtir