“Nossa prioridade enquanto delegado geral é com a valorização dos plantões policiais e da investigação” 6

Campinas e Americana têm excesso de inquérito
Delegado geral da Polícia Civil informa que nas duas cidades os policiais estão sobrecarregados
Paulo Reda – Campinas  – fonte JORNAL TODODIA

 

Domingos Paulo Neto, delegado geral da Polícia Civil, fala em sobrecarga

O delegado geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Domingos Paulo Neto, afirmou ontem que Campinas e Americana estão entre as cidades do Estado onde os escrivães e investigadores acumulam o maior número de inquéritos.Segundo dados divulgados por Neto, enquanto a média de atendimentos feita no Deinter (Departamento de Polícia Judiciária do Interior)-2 – que reúne as seccionais de Campinas, Bragança Paulista, Jundiaí e Mogi Guaçu – em 2008, foi de 92,5 inquéritos por escrivão – número considerado muito alto por ele -, em Campinas essa carga de trabalho é de 157 inquéritos mensais por escrivão.

Na Deinter 9, que abrange as seccionais de Americana, Casa Branca, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São João da Boa Vista, essa média de inquéritos foi de 51, 3 por escrivão, mas em Americana esse índice sobe para 135,6 procedimentos por escrivão.

“Esses são números que, se não inviabilizam, pelo menos dificultam muito o andamento de qualquer investigação”, admitiu ontem o delegado geral em palestra feita no auditório da Unip (Universidade Paulista) em Campinas.

Entre as medidas anunciadas por ele para tentar resolver a questão está a reestruturação dos plantões policiais e a realização de concursos públicos para a Polícia Civil com a indicação das cidades onde o profissional irá atuar.

De acordo com Neto, esse processo de reestruturação já começou a ser posto em prática experimentalmente em dez distritos policiais de São Paulo, e em breve será implantado também no interior do Estado. “Em 2008, os distritos policiais de Campinas registraram 200 mil boletins de ocorrência. Esse é um número que justifica uma atenção especial à cidade”, ressaltou ele.

Neto afirmou que ainda prevalece um certo corporativismo na Polícia Civil que garante a permanência de muitos profissionais nas unidades especializadas e poucos nos plantões. “Nossa prioridade enquanto delegado geral é com a valorização dos plantões policiais e da investigação”, disse ele.

Os concursos com vagas específicas para determinadas cidades do Estado também começarão a ser realizados esse ano. “A realidade é que se não indico no edital do concurso o município onde o profissional irá atuar, não consigo preencher as necessidades de muitas cidades do interior”, destacou Neto.

Para o delegado titular do Deinter 2, Paulo Bicudo, esses concursos regionalizados são fundamentais no processo de reestruturação da Polícia Civil em sua área de atuação. “Além disso, teremos um policial que mora na cidade e está mais envolvido com seus problemas e necessidades, o que com certeza garantirá um desempenho profissional melhor”, afirmou Bicudo.

Um Comentário

  1. vai no 6 dp a noite e ve se tem plantão policia.
    uma vergonha os pms vão até o local e tem que levar os bos para o 5 dp que tambem esta falido de policial.

    alis o decap esta falido

    Curtir

  2. CARO DR PAULO, esqueceu-se de HORTOLANDIA ….. que o número de IP na DELEGACIA DO MUNICIPIO, era de cerca de 400 por ESCRIVÃO. Esse numero baixou após ao GAP e depois de ser redirecionado os inquéritos para outras DELEGACIAS… mas o numero ainda continua a subir …. logo estará ESTOURADA de novo, se nao vier mais ESCRIVA~ES e INVESTIGADORES ….

    Curtir

  3. Pingback: “Nossa prioridade enquanto delegado geral é com a valorização dos plantões policiais e da investigação” | Blogosfera Policial

  4. DECAP falido…….
    Dp´s funcionando 24 horas com apenas 4 escrivães…..será que o DGP sabe disso?
    No Palacio da Policia vemos varios funcionarios encostados……..nas especializadas tb, porem na periferia (leste, sul, oeste e norte) vemos dp´s sem condiçoes de funcionamento…..sem viaturas, sem funcionarios…….etc……além doq, os plantõe da periferia estão entricheirados, se ocorrer algo, quem irá nos ajudar?
    pedir apoio as 02h da madruga, quem vai aparecer?

    Curtir

  5. O DGP afirma que uma das medidas para tonar o plantão do DECAP menos inóspito seria alocar cada policial nas circunscrição da seccional onde reside, medida que se posta em prática pode mitigar um instrumento usado como medida punitiva à todos os funcinários presumidamente contrários a administração, o famigerado “BONDE”.
    Que não seja mais uma volição.

    Curtir

  6. Prioridades aumentos nos salarios, sermos reconhecidos comos Carreia Juridica, possuir inamovibilidade, vitialiciedade, irredutibilidade de sálarios, e por ultimo e primeiro tratados como seres humanos

    Curtir

Os comentários estão desativados.