Delegada que acusou policiais vira plantonista
Enquanto esteve na Corregedoria da Polícia Civil de SP, Alexandra Randmer da Silveira foi a “campeã de indiciamentos’
04/08/2008
A delegada Alexandra de Agostini Randmer da Silveira, 37, teve sua situação profissional definida pela cúpula da Polícia Civil de São Paulo: de integrante da Corregedoria Geral da corporação, onde foi considerada a “campeã de indiciamentos” no primeiro semestre de 2008, com 54 policiais acusados de crimes, ela virou plantonista no 13º DP (Casa Verde), na zona norte de São Paulo.
A decisão de retirar a delegada da corregedoria e mandá-la para um distrito policial da capital partiu do chefe da corporação, o delegado-geral Maurício José Lemos Freire.
No dia 29 de junho, apenas cinco dias após concluir a investigação sobre as 29 pessoas -dentre as quais nove policiais civis, sendo três delegados- suspeitas de utilizar a infra-estrutura da Polícia Civil em Ferraz de Vasconcelos (Grande SP) para falsificar e vender CNHs (habilitações), a delegada foi retirada da corregedoria.
De acordo com o promotor Marcelo Alexandre de Oliveira, do Ministério Público de Guarulhos (Grande São Paulo) e também um dos responsáveis pela investigação contra os acusados de vender CNHs falsas, a retirada da policial da corregedoria foi uma “retaliação”.
Rotina administrativa
Em nota oficial, o delegado-geral, Maurício Freire, informou que a transferência da delegada “deu-se a pedido do delegado diretor da Corregepol [corregedoria], Francisco Alberto de Souza Campos”. A mudança, segundo ele, foi “por razões de rotina administrativa”.
Além de sair da corregedoria, onde ficou um ano e meio, a delegada também foi ameaçada, em maio, quando investigava cinco policiais suspeitos de desviar 327,5 kg de cocaína.
A informação é de outros delegados ouvidos pela Folha e que pediram anonimato, já que Freire os proíbe de conceder entrevista. Questionado sobre a ameaça contra a policial, Freire afirmou: “Não é raro que autoridades policiais recebam ameaças ao longo de sua vida profissional”.
A delegada não foi encontrada ontem pela reportagem para falar sobre a sua transferência e sobre a ameaça.
Ao terminar a apuração sobre a máfia das CNHs, a delegada pediu a decretação da prisão preventiva dos 29 suspeitos. Além de ser contra o pedido da decretação da prisão preventiva dos três delegados acusados, segundo apurou a Folha, a cúpula da Polícia Civil não queria que ela pedisse à Justiça a quebra dos sigilos fiscal e telefônico de todos os acusados.
Chegou à cúpula
Durante as investigações sobre a venda das CNHs falsas, a delegada e a Promotoria descobriram que um integrante da cúpula da Polícia Civil, o também delegado Elson Alexandre Sayão, chefe do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro SP) e braço direito de Freire, alertou um de seus subordinados sobre a apreensão de 200 CNHs emitidas em Ferraz de Vasconcelos.
Em uma conversa gravada com autorização da Justiça, Sayão foi flagrado ao ligar, em 22 de abril, para o também delegado Carlos José Ramos da Silva, o Casé, para alertá-lo sobre a apreensão das carteiras.
Casé foi o coordenador da Polícia Civil na região de Ferraz até 21 de maio. Em 17 de julho, ele acabou preso sob a acusação de receber dinheiro dos suspeitos de vender CNHs falsas.
Apesar de o chefe da Polícia Civil ter afirmado, na nota oficial, que a transferência da delegada Alexandra da corregedoria da corporação não afetou as investigações do órgão, um desdobramento do que ela e a Promotoria investigaram após a prisão de Casé estava previsto para ocorrer nos próximos dias.
_______________________________________
Através de comentário postado, ontem, neste Blog, leitor informa acerca do suposto indiciamento da Delegada por “fraude processual”, nos autos dos inquéritos em desfavor dos Delegados Carrel e Cazé, ambos presos preventivamente no meado de 2008.
As retaliações , além das já sofridas, eram esperadas. Todavia não acredito que a juntada aos autos de denúncias anônimas – por correio eletrônico ou postais – possa caracterizar “fraude processual”…Também não é de se acreditar tenha ela produzido as supostas denúncias.
Ora, em relação a Carrel há depoimentos produzidos pelo Ministério Público; em relação a Cazé uma série de indícios também inicialmente produzidos por outros órgãos.
Duas coisas são certas: Carrel e Cazé são homens poderosos; homens poderosos e com BONS COMPANHEIROS.
Para eles: QUASE TUDO É POSSÍVEL.
justiçeira permalink
Dr. Guerra.
Sei que é uma pessoa que gosta de saber a verdade:
Sou Escrivão de Polícia lotada na Corregedoria há algum tempo, sendo que lá pude perceber o trabalho da Dra. Alexandra de Agostini Randmer da Silveira, quando apurou o caso do entorpecente envolvendo o Dr. Carrel, bem como o caso da Máfia da CNH. Então posso dizer que as denúncias anônimas que estão nestes feitos foram pela propria Dr. Alexandra anviadas, pois inclusive ela foi devidamente indiciada por FRAUDE PROCESSUAL junto a um inquérito policial que tramita aqui pela Corregepol, pois foi constatado que ela frequentava a Delegacia em que o marido dela trabalhava, Dr. Douglas e ali digitava as denuncias e enviava a ela mesma. É algo tão medílcre que ela se elogiava nas denuncias, como não bastasse ela postou algumas delas no correio da Rua Consolação, proximo da Corregedoria, outras então nem postagem tinham ela fazia juntada aos autos e não justificava o encaminhamento. Essa e nossa professora da Academia da Polícia Civil, e vejam a matéria, NOÇÕES DE DIREITO, isso é uma vergonha, Boris tem razão. Dra. ALEXANDRA, para com isso, para ser promovida não necessita disso. Graças a Deus saiu do nosso prédio, somente retormou quando foi indiciada, e que xororo ela deu.
CurtirCurtir
SE TIVESSE INDICIADO UM CARCEREIRO OU UM ESCRIVÃO NÃO HAVIA NADA DISSO.
CurtirCurtir
Os cardeias RICHELIUEUS , devem ser investigados e se provado cadeia neles.
A delegada que não conheço se o fez tais condutas cartas anonimas com intuito de promoção pessoal bem feito em caso contraio no referido contexo os meios justificaram os fins com certeza.
CurtirCurtir
Os demais envolvidos deverão ser indiciados em favorecimento e formação de quadrilha etcc.
CurtirCurtir
Pingback: DELEGADA QUE INVESTIGOU CARDEAIS AGORA ESTÁ SENDO ACUSADA DE “FRAUDE PROCESSUAL” | Blogosfera Policial
FLIT, acho que vc não trabalha ai não na delegacia da consolação, pois eu trabalho ai e ja trabalhei com ela, e nada disso é verdade, as denuncias vinham e ela tinha que passar par diretoria, e eles queriam abafar tudo, foi ai que ela começão a pegar e juntar tudo, pois todos sabe da verdade em relação a Carrel e cia, CNH e cia. , todos sabemos, e que como ia cair muita gente do conselho, eles queriam abafar e ela não quis e pediu indiciamento, ai que caiu todo mundo e colocaram a Dra Marines, que tambem participou das operações das CNH, so que parece que não indiciou ninguem.
ela não fazia isso pra se aparecer.
é que ela é igual a nós aqui.
de tantas denuncias que recebemos e sabemos que é verdade, mais de 70 por cento da policia vai pra rua se pudessemos trabalhar.
o que se fala e escreve neste flit, não é nem a metade das denucias que chegam aqui.
mais ate investigador vc pode ir atras desde que não sejam amigos de alguem, mais de delegado ai é fogo tem que esperar parecer até do papa pra poder incestigar…
VOU DAR A MINHA OPNIÃO:
ENQUANDO NA POLICIA QUEM MANDAR FOR O GOVERNADOR E OS DEPUTADOS, ESTA PUTARIA SEMPRE SERÁ ASSIM.
ENQUANTO TIVER O MALDITO DESVIO DE VERBA ETC, ROUBALHIERA , E ESSA GRANA ACABAR NOS GOVERNANTES, A POLICIA SEMPRE SERA ASSIM.
ESTRUTURE A POLICIA APESENTE OS MAIS ANTIGOS, POE PRA TRABALHAR QUE ESTA ENCOSTADO, E AUMENTE O SALARIO EM 7 MIL REAIS.
VAI FICAR 3 ANOS SEM PRECISAR FAZER CONCURSO, VAI TODO MUNDO ACABAR COM O CRIME, POREM O GOVERNO DEIXAR DE RECEBVER O DELE.
VAMOS VER
MAIS EM RELAÇÃO A ANDREA, PENSEM BEM ANTES DE FALAR.
ELA SIM DEVERIA SER DIV. DA DOP E TER PODER, MUITOS CARDEAIS E SECCIONAIS IAM PRA CADEIA.
TEMOS AQUI ATE COPIA DE FOTOS DE CASAS, APARTAMENTOS BARCOS, EXTRATOS DE TEL. ETC.
E TUDO SOME EHEHEHHE
PORQUE SERÁ
É MAIS FACIL PRENDER UM CARCEREIRO DO DPPC, OU UM SECCIONAL?
O QUE É MAIS FACIL?
ABRAÇO AO DR. GUERRA E A TODOS
CurtirCurtir
Mexer com poderosos que tem amigos também poderosos não é uma tarefa fácil, afinal eles são poderosos e tem amigos poderosos.
Está cheirando a reprise do caso do delegado Protógenes, vão acabar com a raca dela!
CurtirCurtir
é amigos, elogio de boca própria é vitupério…e vira S.A
CurtirCurtir
O OUTRO LADO DA MOEDA. ENQUANTO UMA DELEGADA É DIGNA E RECEBE PUNIÇÃO A INDIGNA VERA DAND´RACOLI FICOU NO ESQUEMA CAZÉ DURANTE ANOS A FIO, SENDO BENEFICIADO POR ELE (CAZÉ). FOI PRA CUCUIA.
sIndicato denuncia ex-titular da Dise
Delegada Vera D´Antracoli é acusada de ter feito uso irregular do Registro Digital de Ocorrências e de ter forjado flagrantes
Marcelo Alvarenga
Vera: Não quis se manifestar
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mogi das Cruzes e Região (Sinpol), Valdir Fernandes da Silva, acusa a delegada Vera Lúcia D´Antracoli Ribeiro Neves de ter cometido uma série de irregularidades e ilegalidades durante o período em que comandou a Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes (Dise), entre elas, a de ter mandado seus subordinados forjarem flagrantes.
Silva enviou, há 20 dias, um ofício ao Conselho da Polícia Civil solicitando que Vera fosse afastada do trabalho policial e juntou diversas denúncias protocoladas por funcionários, além de 208 assinaturas, encaminhando-as ao núcleo corregedor da Delegacia Seccional de Mogi, que culminaram, preventivamente, no afastamento da delegada do comando da Dise há cerca de duas semanas e sua transferência para prestar serviços policiais na Cadeia Pública. Veículos de Imprensa nacional, como a TV Record, estiveram ontem na cidade para apurar o caso.
Segundo o presidente do Sinpol, entre as denúncias protocoladas estão o uso irregular de viatura policial e do sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO), além de adulteração na elaboração de flagrantes. “Temos um CD com gravações que comprometem seriamente a delegada. Em uma delas, ela fala com um funcionário sobre forjar um flagrante de tráfico”, contou Silva.
As denúncias foram apresentadas ao núcleo corregedor da Delegacia Seccional pelos policiais da Dise, por intermédio do Sinpol. “O policial tem medo de representar contra um delegado, mas a situação estava tão insustentável que eles vieram me procurar. Fomos até a Seccional para comunicar o que estava ocorrendo. Ela, constantemente, humilhava os policiais”, explicou.
De acordo com o sindicalista, os crimes que são atribuídos a Vera podem, inclusive, resultar na perda de seu cargo. “A presença dela na região é insustentável. O sindicato colheu 208 assinaturas de policiais do Alto Tietê que se mostraram solidários aos funcioná-rios da Dise e também manifestam o desejo de nunca ter de trabalhar com ela”, destacou.
Agora, segundo Silva, se o Conselho da Polícia Civil, que é dirigido pelo delegado-geral Domingos Paulo Neto, decidir acatar o pedido de afastamento da delegada, ela deverá ser recolhida para o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), onde ficará até que as investigações contra ela sejam apuradas. “Se a remoção for aceita, ela não poderá assumir nenhuma delegacia. Ficará apenas à disposição do Demacro”.
Outro lado
O Mogi News procurou a delegada para que ela se manifestasse sobre as denúncias e o ofício, mas ela preferiu não comentar o assunto. Vera estaria sendo vítima de ameaças e questiona a forma como as denúncias e o abaixo-assinado foram feitos.
O caso segue para a investigação do delegado seccional de Polícia Civil, João Roque Américo, por meio de um procedimento administrativo. No entanto, Américo preferiu não se manifestar sobre o fato, mas disse que a Seccional estaria tomando as providências necessárias.
ELE (CAZÉ) E AGORA A CARAPUSSA CCAIU DE VEZ.
CurtirCurtir
DR. GUERRA!
ACHO QUE O SR. DEVERIA ABRIR ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS NO LINK QUE FALA SOBRE A REMOÇÃO DO DELEGADO LÁ DE SANTOS…….ASSIM, PODERIAMOS SABER SE REALMENTE ELA FOI INJUSTA, OU SE ELE COLHEU AQUILO QUE PLANTOU…..POIS, PELO QUE SEI, A CLASSE NÃO LHE FOI MUITO SOLIDÁRIO!
OBRIGADO!!!
CurtirCurtir
Novamente. O erro da delegada foi tentar indiciar delegados.
CurtirCurtir
VÊ SE ME ERRA!!!!!
CurtirCurtir
Parece que tem muita gente da Corregedoria por aqui.
Pergunto mais uma vez, já que ninguém respondeu:
que acham da atitude do DG em doar distintivo para agradar o secretário…
Vcs vão ter peito para verificar se o distintivo era carga???
Sé for carga…. e eí…… vão encarar??????????????
Ou vai ficar por isso mesmo com explicações esfarrapadas
Dr. Guerra:
Não deixe o assunto passar batido. O DG tem que explicar se o distintivo era carga ou era pessoal. Dar presentes com bens do Estado não é agrado. É peculato mesmo. Não portar distintivo é infração administrativa.
Portaria DGP-28, de 19 de outubro de 1994
Art 1º- As autoridades policiais e seus agentes devem portar permanentemente sua cédula de identidade funcional e respectivo distintivo.
LC 207/79 alterada pela LC 922/02
Artigo 62 – São deveres do policial civil:
III – cumprir as normas legais e regulamentares.
Código Penal
Dos Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral
Peculato
Art. 312 – Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
E ai pessoal da Corró????? Quando é que vão verificar esse caso???/ Se fosse um carcereiro, já estava com AP, SA, PA e IP . Mas como é lá de cima, é melhor fingir que não aconteceu nada, né???????
CurtirCurtir
ela eh amiga do hallage
CurtirCurtir
TEM COISA MUITO MAIS IMPORTANTE PRA AVERIGUAR DO QUE O DISTINTIVO DADO A SECRETÁRIO, TEMOS QUE INVESTIGAR AS MAQUINAS DE CAÇA NIQUEL, QUE ANDAM A TODO VAPOR E CONTINUAM ALIMENTANDO A CORRUPÇÃO NAS DELEGACIAS.
E A ROUBALHEIRA DE POLICIAS CIVIS DO CENTRO DE SP, A CAMELOS E MOAMBEIROS, ESTA OPERAÇÃO 25 SO TA SERVINDO PRA NEGUINHO TOMAR DINHEIRO DE CHINES E LIBANES.
ISSO QUE DEVIAM INVESTIGAR.
TEMOS QUE ACABAR COM RECOLHAS, COM RONDAS, COM ACERTOS E VIVER DE SALÁRIO.
E NÃO ESQUECER DOS QUE FORAM EMBORA,M E INVETIGALO TAMBEM
CurtirCurtir
DR. GUERRA PUBLIQUE AI QUE O RECOLHA DA SECCIONAL CENTRO AIRTON, FOI TRANSFERIDO PRA 8 SECCIONAL, PRO PROVO AQUI DA CORRO SABER ONDE ELE ESTA E IR ATRAS DELE, LEVANTAR OS 6 MILHOES QUE ELE FALA QUE TEM GUARDADO E EM PATRIMONIO.
ELE ERA DA 1 DIG, AFILHADO DO DELABRIDA, E FICOU NA CENTRO POR 2 ANOS, ENCHENDO O BOLSO COM ARRECADAÇÃO DE PROPRINA NA GALERIA PAGE E OUTROS SHOP. DA 25 DE MARÇO.
PEÇAM PARA OS CARAS DA CORRO PEGAR A FOTO DO AIRTON CARCEREIRO QUE ERA DA SIG CENTRO E MOSTRAR PRA CHINESES.
E EM ESPECIAL PRO MAURO DOS BONÉS COREANO QUE ESSE AIRTON ESPANCOU A 3 ANOS POR ELE NÃO QUERERM PAGAR A PROPRINA MENSAL DA DIG.
ESSE É O QUE MAIS DEVIA SE INVESTIGAR NA POLICIA, MUITO MAIS QUE O CARREL ETC
CurtirCurtir
E AGORA DR.HALLAGE ??
VAI DAR UMA FORCINHA PRA AMIGUINHA ???
CurtirCurtir
É. É uma resposta digna de quem quer acorbertar alguma coisa.
Ou de quem não uqer responder.
” Temos coisas mais importantes para investigar ….. “”
O que é mais importante que esclarecer que o exemplo tem que vir de cima e simplesmente perguntar ao indigitado se a peça era de propriedade do Estado ou era particular.
Onde está a transparência tão cantada recentemente.
Isso é a transparência. É apurar os fatos por mais insignificantes que sejam pois, uma vez que se constata que ocorreu uma infração ou crime, o autor deve responder pelos seus atos.
Seja quem for, doa a quem doer.
Percebo que não existem coisas mais importantes
existe sim o medo da resposta.
O Dr. Guerra como sempre tem toda razão.
Somente os humildes e desprotegidos, os filhos de ninguém estão sempre na alça de mira.
CurtirCurtir
Agora tá sobrando prá delegada.
Porra !!!!! . A investigação do Cazé e do Carrel foi feita pelo ministério público e não tá dando nada prá eles. Será que nem isto o ministério público tá sabendo fazer.
E o “recolha nunca mais”:
Para de falar que o Airton foi pra 8ª seccional. Fala onde ele mora, onde fica os apartamentos dele, quais os carros que ele tem, onde fica a fazenda e ai por diante, seu Mané.
Se neste tempo de dig e de recolha da centro ele não conseguiu isto é porque ele é muito burro e recolheu só para os outros.
E o “doidice pura”:
O hallage não vai dar nenhuma força prá delegada, porque nem com viagra ele tá conseguindo dá mais; parece que a rosca tá frouxa, entende!!!!!!.
CurtirCurtir
A Douta Alexandra, indiciou o marido dela? Se não, ela não tem moral para indiciar ninguém, pois se ela prevarica dentro da casa poderia prevaricar também na casinha. Só faltava ela dizer que não sabe o que o marido dela faz.Todos nós sabemos. Deixa ela provar do próprio veneno, pimenta no c… dos outros é refresco.
CurtirCurtir
Dr. Guerra, em especial, a/ao sr./sra, justiceira FLIT.Não é verdade que houve fraude processual, nos casos investigados pela Dra. Alexandra, tanto com ref. ao Denarc, quanto a “mafia” das CNHS. Isso foi utilizado pela defesa dos envolvidos. Não houve indiciamento da Delegada Alexandra em inquérito que tramita pela corregedoria, como afirmado pela(o) FLIT. O que houve na verdade foi pura retaliação da administração, pois como já declarado por outros comentaristas desta matéria, os investigados eram pessoas “importantes” no cenário da Polícia Civil. Ademais aqueles que tiverem acesso as investigações que estão sendo levadas a efeito pela corregedoria,poderão se inteirar, do que realmente foi feito pelos implicados nas investigações da Dra. Alexandra,pois o que fizeram, objetivou apenas ganhar tempo, e tumultuar as investigações contra eles, tentando ´procrastinar em especial os Processos Administrativos instaurados.
CurtirCurtir