Devido ao fato do Delegado titular do Município de Hortolandia/SP, PETERSON TADEU DE MELO desrespeitar a legislação vigente não cumprindo o Decreto nº52.054 de 14 de agosto de 2007, o qual estipula que o policial civil não pode exceder o plantão de 12h por 36h.
O SIPESP expediu ofícios as autoridades competentes (Dr. Peterson, Delegado Seccional de Americana/SP e Diretor do Deinter-9, Piracicaba/SP), sendo o de nº060/09, endereçado ao Delegado Seccional de Americana/SP Dr. João José Dutra (cópia no final da matéria), ambos, cobravam o cumprimento do mencionado decreto. O SIPESP esta esperando as respostas dos oficios, caso se faça necessário, será usado o mesmo procedimento da cidade de Mococa/SP, fazendo-se necessário o ajuizamento do Mandado de Segurança judicial, gerando o processo nº473/09 da 2º Vara.
Na cidade de Mococa atualmente cumpre-se o Decreto nº52.054
THIAGO LOPES DAMACENO – MOCOCA/SP – DEINTER 9
DELEGADO SINDICAL DO SIPESP
Segue abaixo cópia do protocolo:

Veja os ofícios no Blog do escrivão Thiago Damaceno
___________________________________
DIA DE PLANTÃO: trabalho das 9h00 as 15h00, retornando das 18h00 as 9h00. Das 9h00 as 10h00 aguarda a funcionária da prefeitura conferir o expediente e objetos apreendidos.
Já era hora do Sindicado fazer alguma coisa de concreta. Os Delegados não podem ficar cego diante do Decreto 52.054, a pretexto de não ter funcionários, criando escalas absurdas que escravizam os seus subordinados.
Espero que as outras cidades que também sofrem o mesmo abuso procurem pelo SIPESP e façam assim como nós em Hortolândia.
Quando a parte do decreto 52.054 interessa a administração, os Delegados utilizam dele como norma vigente, em especial no que tange a “folha de presença” ou “folha ponto”. Agora no que se refere a plantões de 12 x 36 de horas mínimas de folga preferem ficar calados, CHEGA!!!!
Parabenizo o SIPESP por mais uma iniciativa de apoio aos seus associados, e assim como em Mocooca esparmos que se faça justiça em breve.
CurtirCurtir
Isso mesmo SIPESP, não deixe esse abuso continuar em Hortolândia.
Que vergonha, um policial ser obrigado a permanecer até as 15:00 horas para depois assumir um plantão ás 18:00 de mais 15 horas. Loucura???
Se não tem Policiais suficientes então que se feche o Distrito.
Veja nas outras repartições como FORUM, DEFENSORIA e etc, ora, não tem Juiz não tem Defensor, eles fecham.
Agora ficar escravizando os policiais a pretexto de manter uma Delegacia aberta é absurdo. Sei que as autoridades usam erradamente o RETP para se justificarem, mas sabemos que o RETP tem outra finalidade, portanto, veremos até onde isso vai prevalecer, MANADO DE SEGURANÇA JÁ!!!!!!!!
CurtirCurtir
Acho que era hora de nós aqui em Sumaré tomarmos as mesmas medidas em Hortolândia, vamos contatar o SIPESP pessoal. Aqui também a escala é a mesma, abusiva. Vamos a luta!!!!
CurtirCurtir
Legal!!!!
Parabéns ao SIPES e ao pessoal ai de Hortolândia, espero que vocês ganhem o mais breve possível e que a justiça seja feita.
CurtirCurtir
ENTRAR PARA TRABALHAR 09.00 HR, FICAR ATE 15.30 HORAS, DEPOIS SAIR PARA BANHO E JANTA, RETORNA 18.00 HRS, ASSUMIR O PLANTAO, SEM DELEGADO DE POLICIA, FICAR NO PLANTAO ATE 09.00 HS DO OUTRO DIA, ISSO É ESCRAVIDAO MESMO. QUANDO CHEGA MADRUGADA O POLICIAL DE PLANTAO JA ESTA CHAMANDO URUBU DE MEU LORO, JESUS DE GENESIO, POIS NINGUEM AGUENTA UMA CIDADE, COM 205 MIL HABITANTES, 5 PENITENCIARIAIS, VARIAS AREAS COM INVASOES DE POPULAÇÃO, TRABALHAR DIRETO. ISSO SEM CONTAR O EXPEDIENTE. NAO VEJO A ORA DE ISSO MUDAR. POIS A LEI DEVE SER CUMPRIDA… O ESTADO TEM QUE FAZER UMA ESCALA FIXA DE PLANTÃO, SE NAO TEM POLICIAL FECHA O PLANTAOI, NAO ATENDE, OS POUCOS FUNCIONARIOS QUE TEM NAO DEVEM PAGAR O PATO, SER ESCRAVIZADOS PELA FALTA DE RECURSOS.
CurtirCurtir
SERA QUE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL TAMBÉM É UTILIZADA COMO CARTA MAGNA PARA A CIDADE DE HORTOLANDIA, POIS QUASE TODOS OS INCISOS DO ARTIGO 7 DA CF, NAO SÃO CUMPRIDOS EM RELAÇÃO AO TRABALHO, QUEM DERA DECRETO.
CurtirCurtir
Pingback: SIPESP IMPETRARÁ MANDADO DE SEGURANÇA EM FACE DO PLANTÃO ESCRAVÃO E VIRTUAL NAS CIDADES DE HORTOLÃNDIA E MONTE MOR | Blogosfera Policial
Depois de aguentar 15 horas de plantão realmente é um absurdo ficar até as 10:00 horas esperando a funcionária da prefeitura conferir o plantão!!!!
E pior a coitada morre de medo da “Primeira Dama” e por isso acaba demorando do dobro e o plantonista fica igual marionete, pois é humanamente impossível permanecer inteiro depois de trabalhar das 09 as 15:30 e voltar as 18:00 e ficar até as 10:00 H.
CurtirCurtir
Caros colegas…. a lei é clara …. o decreto regulamenta e disciplina como deve ser a carga horários dos servidores públicos…. como o princípio da LEGALIDADE ao ADMINISTRADOR PÚBLICO circunscreve-se no FAZER AQUILO QUE A LEI PREVÊ OU DETERMINA, não compete a ele, querer FAZER aquilo que a lei não prevê … pior ainda, está fazendo aquilo que o decreto proíbe.
Ao particular, o pirncípio da LEGALIDADE é no sentido de fazer aquilo que a LEI NÃO PROÍBE … portanto, o GESTOR PÚBLICO não pode querer aplicar a regra da LEGALIDADE (com a interpretação voltada ao PARTICULAR), no serviço público…. só pode fazer aquilo que a lei prevê ou determina.
Ultrapassar a carga horária de 40 hs semanais e cercear o direito de folga (digo aqui folga), pois o artigo 5º do decreto prevê de no mínimo 36 horas ….quando na realidade em HORTOLANDIA isso não existe …. vc tira expediente das 09:00 às 15:30 hs ( das 15:30hs a 18:00 hs vc vai para casa tomar um banho e jantar e retorna ao plt às 18:00 hs) e assume das 18:00hs até as 09:00 hs do dia seguinte …. vc consegue depois sair do DP somente por volta das 10:00hs depois de levar um “chá de cadeira” do CARTÓRIO CENTRAL …. e ai vc pode descansar em seu leito domiciliar …. ai vc retorna para a DELEGACIA no dia seguinte, às 09:00 hs,ou seja, em menos de 24 horas (que eles chaman de descanso…mas que de descanso não tem nada… é reposição da noita de plantão que vc é obrigado a passar em claro …enquanto DELEGADOS ausentes aos plts ficam em suas camas fofas dormindo … e ainda vc tem que passar na maiorioa das vezes nesse plt, deliberando como se DELEGADO fosse… com excessão dos casos em que há DELEGADO no plt (diga-se nos PLTS DO DR GUERRA…. que fica no plt).
.
Por tudo isso, fico contente pelo SIPESP estar defendendo nossos interesses…. ESCRAVIDÃO NUNCA MAIS….
RESPEITO AO FUNCIONÁRIO PÚBLICO É O MÍNIMO ….
CurtirCurtir
Parabens ao SIPESP… vamos aguardar o desenrolar deste NOVELO … pena que muitos irão se beneficiar sem ter queimado a cara …. sacanagem …. esses ai estão mais interessados em outras coisas ….
basta ver os que se associaram ao SIPESP e os que estão indo de carona … dando tchauzinho na janela …dando risadinhas sínicas …. mas que nada fizeram para iniciar essa reivindicação junto ao SIPESP.
Parabens aos que lutam pela classe policial.
CurtirCurtir
QUEM SERÁ A PRIMEIRA DAMA DA DELEGACIA DITA PELO COLEGA ACIMA? ALGUEM SABE….
CurtirCurtir
Quanto a aplicação do art 7 da CF …nada é aplicado em HORTOLANDIA …. vou mais além …nem os direitos previstos no art 5º são aplicados aos bandidos, quiça os previstos no art. 7º da CF.
E ainda temos que ver alguns doutos delegados dizerem que não sabem pq estamos perdendo campo para a PM e para o MP…
é por causa dessa deslealdade da Adm Superior com todos os subordinadfos, sejam policiais ESCRIPOL, INVESTIOPOL, DELPOL, AGEPOL, AGETEL, CARCEPOL, dentre outros…. que sentimos na própria pele a falta de cumprimento da lei e da regras previstas para os funcionários policiais.
Por isso que devemos valer-se de MANDADO DE SEGURANÇA, para garantir o direito líquido e certo …. líquido e certo, pois está previsto em DECRETO ESTADUAL … não pode uma portariazinha querer sobrerpor-se ao decreto do Governador …., pois o decreto do ADM PUBLICO está afrontando a norma superior prevista para regular a carga horária dos servidores públicos.
CurtirCurtir
Só espero que não tentem consertar um erro com outro, ou seja, colocando funcionários da Prefeitura para exercer a nobre função policial, se não tem funcionários, fecha, ou abre concurso com salários compatíveis para os cargos vagos, senão,corre o risco de não preencher as vagas; como está ocorrendo com o atual concurso de Investigador.
CurtirCurtir
Síndrome do “Rambo” (leitura interessante): http://www.diariodeumpm.net/2009/06/06/sindrome-do-rambo-a-fadiga-do-combate/
CurtirCurtir
O LEGAL DE TUDO É QUE ALÉM DOS POBRES FUNCIONÁRIOS PLANTONISTAS DE HORTOLÂNDIA ESTAREM COM CARGA EXCESSIVA DE TRABALHO NO EXPEDIENTE E NO PLANTÃO, TEM DELEGADO QUE FICA ENCHENDO O RABO DE CERVEJA NO DIA EM QUE ESTÁ DE PLANTÃO E POR TRAS FICA TIRANDO SARRO EM QUEM TÁ NO PLANTÃO, COMO SE FOSSE UM EMPREGADO DELE… ISSO É INACEITÁVEL !!! DE PESSOAS ASSIM O MUNDO ESTÁ CHEIO DEVERIA IR PRO INFERNO !!! E AINDA FICA FALANDO PRA ISSO PRA DEUS E O MUNDO SEMPRE PELAS COSTAS DO PLANTONISTA, CLARO (MAS ELE ACHA QUE O PLANTONISTA É TONTO) !!! ACHA BONITO !!! FDP
CurtirCurtir
Procura-se FucMuc, funcionário público municipal, para exercer cargo de Investigador de Polícia. Temos vagas também para Escrivão!
CurtirCurtir
QUANDO TIVER FLAGRANTE NA DELEGACIA DE HORTOLANDIA E O DELEGADO NAO VIER FAZER SUA OBRIGAÇÃO, VOU LIGAR NA CORREGEDORIA E REPRESENTAR CONTRA O DELEGADO AUSENTE, E TAMBÉM CONTRA O ESCRIVÃO QUE FICA COMETENDO O CRIME DE USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PUBLICA, POIS ESCRIVAO NAO É DELEGADO E AINDA O CODIGO DE PROCESSO PENAL, NAO AUTORIZA O ESCRIVAO LAVRAR AUTO DE PRISAO EM FLAGRANTE DELITO. ENTAO OS PLANTONISTAS FIQUEM ATENTO, POIS O CODIGO PROCESSO PENAL TEM QUE SER CUMPRIDO…
CurtirCurtir
ESQUECI DE UMA COISA, DELIBERAÇÃO POR TELEFONE NAO EXISTE NO CPP, ISSO AI É INVENÇÃO DO INTERIOR, NA VERDADE O DELEGADO TEM QUE ESTAR NO PLANTAO PARA ATENDER A TODAS OCORRENCIAS E DELIBERAR SEUS AGENTES PESSOALMENTE, E NAO POR TELEFONE.
DELIBERAR POR TELEFONE NAO EXISTE, O DELEGADO TEM QUE ESTAR PRESENTE PARA ATENDER AS PARTES , OUVIR AS VERSOES, SAI DELIBERAR SE O CASO É FLAGRANTE OU NAO.
CADE AS AUTORIDADES QUE SABEM DISSO E NAO RESOLVE……
CurtirCurtir
POR FAVOR, SRS.POLICIAIS MILITARES, AGENTES PENITENCIARIOS, ADVOGADOS E POPULAÇÃO EM GERAL, EXIJAM DELEGADOS NOS PLANTÕES DE HORTOLANDIA-SP E PELO AMOR DE DEUS FAÇAM DENUNCIAS NA CORREGEDORIA QUANTO A ESSE IMORAL COSTUME, É DIREITO DE VOCÊS E ASSIM VOCÊS TAMBÉM AUXILIAM AOS POBRES PLANTONISTAS QUE EXERCEM FUNÇÕES QUE NÃO SÃO DELES, ABRAM OS OLHOS, POIS ENQUANTO VOCÊS DEIXAM DE SER ATENDIDOS PELOS DELEGADOS ELES ESTÃO GANHANDO NOSSO DINHEIRO COMO SE ESTIVESSEM TRABALHANDO E FICAM SE DIVERTINDO EM PUTEIROS MUITO BEM CONHECIDOS AO INVÉS DE ATENDER A POPULAÇÃO !!!
CurtirCurtir
Contribuinte: você começou bem, mas depois avacalhou. O delegado que tira plantão à distância é aquele que não mora na cidade em que trabalha. Geralmente não mora nem na região. Não que eles não gostem de um happy hour, assim como todos nós, mas os que o fazem fazem em seus municípios de origem.
CurtirCurtir
DURANGO KID, VC NÃO CONHECE HORTOLANDIA, RAPAZ !!! EM QUINZE MINUTOS OS CARAS PODEM ESTAR NO PLANTÃO, NO ENTANTO, NÃO QUEREM !!! QUEREM SÓ FARREAR …. NINGUEM É CONTRA HAPPY HOUR, MAS FAZER HAPPY DE MADRUGADA É FODA !!!
CurtirCurtir
Cuidado com algumas afirmações …. falar que tem DELEGADO que não vem no plantão … outros que enchem a cara …. que ficam nas noitadas em vez de estar no plt …. todos falam… mas não se esqueçam que quando a coisa vai para o PAPEL …não tem nenhum poliça que tem o culhão de confirmar isso … portanto …. se vocês tiverem a oportunidade de falar sobre isso, no PAPEL…. falem … pois a coisa pode virar contra aquele que nada diz …. que é omisso.
Por exemplo ….. ESCRIVÃO deliberar … lavrar flagrante e tudo mais, sem a presença do DELEGADO .. isso sim é crime e infração adm. de natureza grave (dá rua sim…) e com certeza a coisa fica preta para o BAIXO CLERO … com certeza o ESCRIVÃO vai se ferrar no final ….. e pode ser demitido a bem do serviço público sim (vejo até os artigos …. procedimento de natureza grave …. ser desleal a instituição … não cumprir com as determinações legais …etc…) no mínimo 3 artigos ferrados )….
Desta forma, cuidado…. uma hora a coisa pode ficar preta …..
aproveitem a presença do SIPESP aí em HORTOLANDIA e se orientem …. pois a coisa pode reverter contra vocês ….
CurtirCurtir
Nossa, a coisa ai na HORTOPOL está feia mesmo.
Será que esses DELEGADOS daí não temem esses fatos chegarem ao conhecimento da CORREGE, do MP e do JUIZ CORREGEDOR não …vai anular todos os flagrantes…
Isso ai da RELAXAMENTO na certa …. vixi…
vixi… vixi… acho que seria interessante os ADVOGADOS lerem esse blog para usarem como DEFESA PREVIA e instruir HC e PEDIDOS DE RELAXAMENTO DE FLAGRANTES…
vixi,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,
CurtirCurtir
Nossa, POLIÇA ser subordinado a GANSO é foda …. e pelo jeito aí em HORTOGANSO a situação está preta …..
..A HORTOGANSO está afundando a cada dia …. uma pelo trabalho ESCRAVO … outra por ESTAR DOMINANDO POR GANSO ….
Só faltava DELEGADO GANSO….
bom …pelos relatos deste blog a coisa passou disso …que DELEGADOS não vêem aos plantões e sequer assinam os flagrantes quando do término … é muito sério …. ISSO é caso de OMISSÃO TOTAL … mas tem participação dos demais policiais OMISSOS… que ficam calados e aceitam tudo …são co-autores pela OMISSÃO (que é uma conduta dolosa) …. pois bem …. cuidado é pouco.
.
.
É .. se os COXINHAS começarem a denunciar isso e por nos BOS deles e representarem, a coisa vai ficar feia para os DELEGAS…. e pior se isso chegar ao PROCESSO …como pedido de RELAXAMENTO DO FLAGRANTE.. por vício formal… falta da presença do DELEGADO no curso do flagrante… coisa meiga… imaginaram isso…
A MERDA PODE VOAR PARA TODO LADO….
CurtirCurtir
Só uma pergunta???
Se ganharmos ação proposta pelo SIPESP nossa folga começara a contar apartir do final do plantão, ou depois de sermos liberados pelo cartório central???
Ora, digo isso porque hoje o plantão termina às 09:00 (15 horas de plantão), mas na verdade só deixamos o DP ás 10:00 ou 10:30 horas, já que a pobre Cinderela, funcionária da prefeitura, sob as ordens e mandos implacáveis da primeira Dama não consegue ser ágil em seu trabalho de conferir o plantão. O medo e a marcha são os únicos princípios administrativo que a pobre infeliz conhece e aplica em seu trabalho, já que sabe que o mínimo erro a levará para uma sentença sem direito da defesa alguma “Pena de Morte”, pois não se admite erros na Corte.
Duvidas?????
Te convido a comparecer nesta segunda feira (pós feriado prolongado) e verás com seus próprios olhos. Atenção, o ingresso é grátis!!!!!
CurtirCurtir
Autonomia para escalas
“O Dr. Peterson tem autonomia para fazer as escalas que não passam pela seccional. Para comentar o assunto, ele deve ser procurado”, comentou o delegado seccional de Americana João José Dutra.
O titular de Hortolândia, Peterson Tadeu de Melo, foi procurado pela reportagem no final da tarde de anteontem, mas não foi localizado. Como ontem era feriado, ele não estava na delegacia, que funcionou sob escala de plantão. O diretor afirmou ontem que ainda não tinha recebido o ofício do sindicato.
Em março, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado informou que ainda não há definição se os policiais em preparação serão encaminhados para a região da Delegacia Seccional de Americana. E que somente depois das respectivas formaturas serão definidas as cidades que serão beneficiadas com maior efetivo. No momento, estão em andamento, em fases diversas, os concursos para seleção e contratação de 1.449 investigadores, 864 escrivães e 369 policiais científicos, além de 2,5 mil policiais militares.
O Detran (Departamento de Trânsito) abriu, em fevereiro, concurso público para o preenchimento de 1.733 vagas para o cargo de oficial administrativo. Desde 2007, cerca de 13 mil novos policiais – civis e militares – foram contratados, entre os contratados e as vagas autorizadas em concursos.
(Jornal Todo dia – Edição de 12 de junho de 2009)
http://portal.tododia.uol.com.br/?TodoDia=policia&Materia=301783&dia=12&mes=06&ano=2009
CurtirCurtir
Olha só que coisa feia!!!!
-Todo mundo tirando da reta. Engraçado nossa administração, quando a “naba” vem ninguem quer segurar o B.O.
-Enquanto ninguem reclamava se comportam como cegos, como tudo tivesse a mil maravilhas!!!!
-O certo é que vai sobrar ação indenizatória pra todo mundo, e pra o Seccional também.
CurtirCurtir
Realmente … quando se cobra os direitos … não aparece ninguém para dar as explicações … é um tal tirar o seu da reta que dá dó ….
Com essa conduta, estamos vendo como o DD Seccional de Americana trata a coisa pública … no caso em tela, o abuso das escalas dos Policiais Civis em HORTOLANDIA.
São por essas e outras, que a gente se revolta ….
Cadê o cumprimento da Lei … cadê a resposta à população …. a verdade tem que ser dita … doa a quem doer … a realidade é uma só …. agora não aparece o PAI da criança ….
CurtirCurtir
Vamos eleger PEDRO JUNIOR para Delegado do SIPESP região AMERICANA.
Está lançado a chapa.
PEDRO JUNIOR e ANTICOXINHA..rsssss
Aguardamos manifestação dos demais companheiros ….
CurtirCurtir
Concordo com vc Trackbacks & Pingbacks, afinal tudo começou por causa do Pedro Junior que fêz uma denúncia anônima sobre o Trabalho Escravo em Hortolândia. Eu voto Pedro Junior!!!!!!
CurtirCurtir
Acredito que hora de mudanças. Essa iniciativa do SIPESP em Hortolândia deve ser seguida por todas as outras cidades que sofrem com um horário abusivo. Acredito que não se está pedindo nada a além do que previsto na lei.
Somos sempre cobrados por nossos atos, e quando erramos não existe perdão, somos responsábilizados por isso. Logo, nada mais justo que lutarmos por nossos direitos de policiais. Não somos super-herois, somos seres humanos e trabalhadores como qualquer outros.
CurtirCurtir
JORNAL TODODIA
REVOLTA E INDIGNAÇÃO
Licença de policiais é suspensa devido a efetivo
Deinter diz que situação é provisória e que ano que vem mais funcionários devem vir para região
Cristiani Azanha – Região
REVOLTA E INDIGNAÇÃO – Licença de policiais é suspensa devido a efetivo
Posted by thiago lopes damaceno under Direitos dos Policiais, Geral, Sipesp
No Comments
A pergunta é a seguinte:
Porque sedes de departamentos e Delegacia Seccionais estão com excedente de funcionários?
Será que esses servidores não poderiam cobrir temporariamente a falta de funcionário até a chegada de novos, que diga-se de passagem, no mínimo demorará cerca de 01 ano.
Enquanto isso não se resolve a população paga a conta, pois seus crimes são deficitariamente investigados e os funcionários por trabalharem de maneira desumana.
O SIPESP dara todo apoio jurídico que o caso requer.
Esse blog agradece o JORNAL TODO DIA pela imparcialidade e a repórter Cristiani Azanha pela belíssima matéria.
Matéria relacionada:
SIPESP cobra cumprimento do Decreto nº52.054 na cidade de Hortolandia/SP
________________________________________________________________________________________________________________
REVOLTA E INDIGNAÇÃO
Licença de policiais é suspensa devido a efetivo
Deinter diz que situação é provisória e que ano que vem mais funcionários devem vir para região
Cristiani Azanha – Região
O diretor do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de Piracicaba, Kléber Antonio Altale Torquato, decidiu suspender a licença-prêmio dos policiais, motivada pela falta de efetivo. Torquato afirmou que a situação é provisória e estima que, a partir do ano que vem, ais funcionários devem vir para a região. A decisão causou indignação de policiais que estavam com viagem marcada ou esperavam o benefício adquirido para descansar.
Para o benefício da licença-prêmio devemos trabalhar cinco anos sem falta e, no entanto, sob alegação da falta de funcionários, tivemos que recuar, comentou um policial, que pediu para não ser identificado por temer represálias. Outro policial, que também não quis se identificar, disse que além da incapacidade do governo do Estado em prover a Polícia Civil de recursos necessários ao exercício das atividades de investigação criminal das polícias judiciária, administrativa e preventiva especial, agora pretende suspender o direito de descanso assegurado pela disciplina no trabalho.
O diretor pede compreensão dos policiais, pois eles não serão impedidos de usufruir da licença-prêmio. Aqueles que em última necessidade precisarem do direito adquirido será concedido. A criminalidade está por aí e por enquanto não temos condições de atender todas as necessidades neste momento, justificou. Ele explicou que o benefício da licença-prêmio não é semelhante às férias, que devem ser exercidos em um ano. Fica à conveniência da administração escolher o melhor período para a concessão, completou.
A falta de funcionários e excesso no horário de trabalho motivou anteriormente denúncias na SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública), alegando trabalho escravo com escalas de 22 horas ininterruptas. Quanto aos delegados que fazem escalas de finais de semana a partir das 18h de sexta-feira às 9h de segunda-feira, contrariam a legislação trabalhista de 48 horas semanais, pois mesmo sendo à distância, ficam à disposição do Estado por 63 horas. Há casos de cinco ou seis prisões em flagrante durante o período.
O TodoDia publicou a queixa, em março deste ano, feita por um funcionário que se identificou como Pedro Júnior. O Sipesp (Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo) encaminhou ofício com data de 8 de junho aos delegados titular de Hortolândia Peterson Tadeu de Melo, seccional de Americana João José Dutra e ao diretor do Deinter-9.
Segundo o escrivão e delegado do sindicato, Thiago Damaceno, a falta de estrutura contribui para a falta de segurança. São policiais com sobrecarga de trabalho, alguns com problemas de estresse, depressão e transtornos psicológicos. Todos armados, atendendo a população. Ao contrário de tudo isso é necessário dar condições mínimas para desenvolverem um bom trabalho, e que estejam descansados, enfatizou.
O Sipesp espera respostas dos ofícios. Caso se faça necessário, será usado o mesmo procedimento da cidade de Mococa, através do ajuizamento do mandado de segurança judicial, para que a escala prevista na lei orgânica da escala de 12 horas trabalhadas e 36 de descanso seja mantida.
CurtirCurtir
Vocês perceberam que com a nomeação desses novos DELEGADOS, a SSP tentou solucionar o problema deles, DELEGADOS, mas quanto a nós policiais, que trabalhamos em escala de plantão, da era da CHIBATA, isso mesmo, nada foi resolvido.
Estamos cansados de sermos ESCRAVOS, de recebermos CHIBATADAS na cara …. somos seres humanos e temos que valer nossos direitos…. diga não a ESCRAVIÃO …. abaixo a ditadura pretoriana da SSP / DSP AMERICANA e de HORTOLANDIA….
CUMPRIMENTO do decreto estadual já …. aguardaremos o posicionamento do SIPESP nessa briga….
CurtirCurtir
Este problema ocorre em todo interior de SP. O quadro de funcionários é pequeno e todos tem “cobrar escanteio e correr cabecear”. Os PCs tem que fazer escolta de presos para audiências, internação, remoção ou para os meninos darem uma voltinha; rondas, plantões, operações, etc. e tal.
Estamos fazendo muitos serviço que deveriam ser da PM em detrimento da Polícia Judiciária.
Além do mais, trabalhamos o dia inteiro dando conta da burocracia e às vezes passamos a noite fazendo flagrante.
CurtirCurtir