ONU rejeita dados sobre queda de homicídios no Brasil
04/06/2009-14:15
Autor: Danilo Fernandes Christófaro;
A Organização das Nações Unidas rejeitou os números apresentados pelo governo brasileiro que indicam queda nos índices de homicídios no país. Ontem, o relator da ONU contra assassinatos sumários, Phillip Alston, afirmou ter “sérias dúvidas sobre a credibilidade” das informações. A Anistia Internacional denunciou ontem o fato de que a polícia continua a matar e não há qualquer mudança para lidar com a impunidade. O Conselho de Direitos Humanos da ONU ouviu o relato de Alston, que, em 2007, fez uma viagem pelo Brasil.
Os dados apresentados pelo governo apontam que, entre 2002 e 2007, o número de homicídios caiu 20%. “Tenho sérios motivos para colocar em dúvida essa queda”, disse Alston. “O que acreditamos que está ocorrendo é apenas uma nova classificação dessas mortes para que não haja o perigo de elas serem registradas como homicídios”. Segundo ele, uma das “aberrações” no Brasil é a possibilidade de PMs classificarem mortes como “autos de resistência”. “Policiais alegam que podem atirar caso um suspeito resista a uma prisão. Os casos são simplesmente fechados e não há investigação”, disse.
“Não temos nenhuma confirmação de fontes independentes de que essa queda de fato esteja ocorrendo. Muito pelo contrário.” Em relatório de 2008, a ONU alertou que parte da polícia no Brasil está envolvida com o crime organizado, é corrupta e os abusos não são punidos. “O Brasil tem um dos mais elevados índices de homicídios do mundo, com mais de 48 mil mortes a cada ano”, alertou o documento, baseado em dados de 2007.
A constatação é de que as políticas de segurança não dão resultados. Para piorar, Alston constatou que a política está intimamente envolvida com o crime. Outra conclusão do documento é que viver sob o julgo das milícias formadas por policiais é tão perigoso como viver diante do crime organizado. Alston ainda deixou claro que a classe política, em busca de votos, também adota uma postura dúbia. “Muitos políticos, ávidos por agradar um eleitorado amedrontado, falham ao demonstrar a vontade política necessária para refrear as execuções praticadas pela polícia.” As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.
Fonte: http://www.estadao.com.br
________________________________________
Com todo o respeito ao Delegado subscritor da portaria inaugural – autoridade de grande experiência, humilde e religiosa – jamais será o legítimo direito de expressar-me sobre o nepotismo que vulnera a “INSTITUIÇÃO POLICIAL BANDEIRANTE” , ainda que de forma nada ortodoxa, capaz de EXPOR AO VEXAME NACIONAL E INTERNACIONAL TODA UMA HISTÓRIA.
A história da “INSTITUIÇÃO POLICIAL BANDEIRANTE” é mundialmente conhecida por nódoas indeléveis, em face da conduta de muitos dos contemporâneos de Vossa Senhoria.
A história do terrorismo policial protagonizada pelos membros do ESQUADRÃO DA MORTE ; dos TORTURADORES do antigo DEIC, DOPS, OBAN e DOI-CODI. Em pouco tempo assimilada e vulgarizada por todas as Unidades Policiais deste Estado.
E digo-lhe, história de terrorismo estatal contra o qual Vossa Senhoria – possivelmente – jamais levantou a voz.
Pois, nestes vinte e um anos como Delegado de Polícia, NUNCA OUVI FALAR SOBRE UM ÚNICO DELEGADO QUE TENHA BUSCADO REPRIMIR OS TORTURADORES E JUSTICEIROS DA “POLÍCIA BANDEIRANTE”.
Se existiu tal homem quero saber o nome…
POR DIREITO E DEVER DE CULTUAR ESSE VERDADEIRO HERÓI.
ESTATÍSTICAS MAQUIADAS SÃO UMA ESPECIALIDADE TUCANODEMOCANALHA. ALIÁS, OS TUCANOS GOVERNAM A TOQUE DE ESTATÍSTICAS FAJUTAS, REPRODUZIDAS PELOS REPRESENTANTES DO PIG, PRA DEIXAR OS NEO-DITADAORES BEM NA FITA. É SÓ O QUE SABEM FAZER; JUSTIFICAR O CAOS SOCIAL COM FALSAS ESTATÍSTICAS . P.EX. CHACINA COM 4 MORTOS, EM SP É REGISTRADA COMO 01 OCORRENCIA. DELEGADOS DE PELÚCIA, É QUE CAGAM DE MEDO DE FARDAS E FICAM DE QUATRO PROS MEGANHAS QUE CHEGAM COM PENCAS DE “RESISTENCIA SEGUIDA DE MORTE” FREQUENTEMENTE COM “VELAS’ NO PEITO DO MORTO.
CurtirCurtir
Pingback: SAD nº 60/09: “O Dr. ROBERTO CONDE GUERRA, DELEGADO DE POLÍCIA, COMO RESPONSÁVEL PELO “BLOG FLIT PARALISANTE”, ALI POSTOU NOTÍCIA ULTRAJANTE AOS DELEGADOS DE POLÍCIA E À TODA INSTITUIÇÃO POLICIAL CIVIL, EXPONDO AO VEXAME NACIONAL E INTERNACI
liga não, dr. guerra. A SA no máximo dá 60 dias de gancho convertido em multa. Coitado é do seu salário que vai minguar mais ainda.
CurtirCurtir
Acho que cansaram de instaurar tantos PAs e o Governador – até agora -nada de assinar o decreto demissório…rs.
Ah, hoje encontrei o Doutor Marzagão na Livraria Saraiva da Sé…
Ele até já rejuvenesceu.
Posso estar engando, mas acho que ele estava lá apenas para roer o osso…O filé era do Malhão…rs.
Pessoalmente ninguém diz que algum dia foi da PM.
CurtirCurtir
TEM QUE INSTAURAR UM PA POR DIA PARA APURAR O VEXAME QUE OCORRE, QUANDO UM POLICIAL DA POLICIA BANDEIRANTE ABRE O SEU HOLERITH, OU QUANDO APANHA DA PM PLEITEANDO OS SEUS DIREITOS….ALIAS SE DIVULGAR NA IMPRENSA O NOSSO HOLERIT SERA DE FATO ULTRAJANTE, VERGONHOSO E REPUGNANTE…..
CurtirCurtir
Pois é, não vejo mais solução, vamos aguardar o dia em que teremos que optar: vestir a farda ou aposentar!!!
CurtirCurtir
Comunicado: Passo por aqui apenas para deixar claro que sou o autor que postou a notícia no site http://www.lfg.com.br, e não o autor da própria notícia no http://www.estadao.com.br. A notícia pertence ao Estadão e eu como faço as postagens das atualidades do site http://www.lfg.com.br sai como autor da postagem e não da notícia. A notícia foi apenas replicada. Danilo F. Christófaro
CurtirCurtir
Equivoco: Venho atraves desse post, esclarecer que a notícia está equivocada quanto ao seu autor, eu (Danilo F. Christófaro) apenas repliquei notícia publicada no jornal Estadão (www.estadao.com.br), não sou o autor, apenas repliquei esta no site http://www.lfg.com.br.
Sou o autor da postagem no site, mas não do texto da notícia.
CurtirCurtir