TÚLIO KAHN CONFIRMA QUE O PLANO DE PRIVATIZAÇÃO TUCANALHO PRATICOU GENOCÍDIO DE 1995 A 2002 19

ESTADAO ONLINE
Sexta-feira, 1 maio de 2009
Casos de latrocínio e roubo de carro explodem na capital

Camilla Haddad e Josmar Jozino

Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) – crimes contra a vida – aumentaram 80% na Capital no primeiro trimestre de 2009 em comparação com igual período de 2008. Foram 27 ocorrências contra 15. Os crimes contra o patrimônio também bateram recorde em São Paulo, conforme antecipou ontem o JT: roubos, 12,64%; furtos de veículos, 9,28%, e o roubo de veículos, 25,78%. De 14 indicadores de criminalidade divulgados ontem pela Secretaria da Segurança Pública (SAP), dez tiveram aumento.

Já os roubos a bancos, que incluem os ataques a caixas eletrônicos, caíram 13,64% no Estado e 12,5% na capital. Os homicídios dolosos, quando há intenção de matar, tiveram um ligeiro aumento de 0,70% no Estado e uma redução de 6,44% na capital. Os estupros aumentaram 33,25% no Estado e 36,86% na capital.

Os números foram apresentados pelo sociólogo Túlio Kahn, chefe da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP). “Estamos numa fase difícil após a bonança do passado, mas vamos nos empenhar para minimizar os índices”, disse Kahn.

A maior preocupação da SSP é com o aumento recorde de roubos no Estado. Foram 65.635 casos registrados no período. A maior marca havia sido computada no segundo trimestre de 2003, com 64.282 ocorrências. O crescimento mais significativo foi em Presidente Prudente (76,9%), Bauru (59,7%) e Piracicaba (38,5%). A capital totalizou o menor índice de aumento (12,64%).

Das 63 delegacias seccionais do Estado, 90% registraram aumento no índice de roubos. Para Kahn, vários fatores podem explicar o aumento, entre eles a crise econômica. De acordo com ele, cada ponto porcentual a mais na taxa de desemprego equivale a 5 mil roubos a mais.

Outra preocupação da Delegacia Geral de Polícia é com o número de armas em poder de criminosos. Uma prova disso é que a quantidade de armamento apreendido voltou a crescer. O aumento foi de 4,5% em relação ao primeiro trimestre de 2008 e de 9,5% em comparação ao trimestre anterior. De janeiro a março deste ano foram apreendidas 5.568 armas, contra 5.326 em igual período do ano passado e 5.037 no último trimestre de 2008.

Para Kahn, em relação a roubos a banco, o quadro é mais otimista, pois houve uma diminuição representativa no Estado. Foram 57 casos a menos do que no primeiro trimestre do ano passado. “É o menor índice dos últimos cinco anos. Desde o início de 2004, o número de roubos a banco não era tão baixo. Comparado ao último trimestre de 2008, que teve 80 casos dessa modalidade, a queda é ainda maior, de 28,75%”, explicou Túlio Kahn.

O número de prisões realizadas pelas polícias Civil e Militar cresceu 9% no primeiro trimestre de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008. Foram presas 30.872 pessoas contra 28.232 de janeiro a março de 2008. É o maior número de prisões por trimestre dos últimos oito anos. Segundo a Polícia Civil, os criminosos migraram nos últimos meses do tráfico de drogas para os crimes contra o patrimônio, entre eles os roubos.

_____________________________________

Levando-se em consideração a abalizada lição do “porta-voz” do governador José  Serra  –   conforme designação  que lhe emprestou  semelhante matéria  da Folha de São Paulo – ou seja, que“cada ponto porcentual a mais na taxa de desemprego equivale a 5 mil roubos a mais”, QUANTOS PONTOS  PERCENTUAIS DE DESEMPREGADOS   –  CONSEQUENTEMENTE  CRIMES VIOLENTOS  –  AINDA DEVEMOS CONTABILIZAR AO PLANO REAL  E PRIVATIZAÇÕES DE FHC, COVAS, GERALDO e SERRA ?

Um Comentário

  1. A estatística, apesar de não ser precisa, mas bem trabalhada, é forma de indicadora de algum dado ….
    No caso da SSP, a CAP -Coordenadoria de Análise e Planejamento, centraliza todos dos dados estatísticos vindos das Unidades pertencentes à PC, PM, DETRAN e SPTC.

    No caso da PM e da PC, que é o que mais nos interessa, esses dados são colhidos das estatísticas diárias e das estatísticas mensais ….

    Essas estatísticas são alimentadas mediante informes vindos de Boletins de Ocorrências….

    O problema começa quando um Boletim de Ocorr~encia não é classificado da forma correta … como por exemplo, nos casos de encontro de cadáver …. morte suspeita… etc …. em sua grande maioria, são casos de HOMICÍDIOS, mas que não são registrados com essa natureza policial, as vezes por falta de informação, ou para que não “CARREGUE” os dados estatísticos dessas Unidades POliciais ….

    Isso é fato… inclusive de investigação por parte da ASSEMBLEIA, quando houve denúncias de “maquiagem de BO” na capital de SP, com relação aos homicídios.
    .
    Outra coisa, é que nos cados de roubos e furtos, muitas das ocorrências sequer são registradas, pois a população tão descrente com a investigação policial, ou até com medo de alguns policiais, deixam de registrar esses fatos criminosos, que não entram na real estatística …

    Outra coisa … nessa matéria se informa que em PIRACICABA…acredito que esteja falando no DEINTER 9 …. aumentou as ocorrências …

    eles não falaram que as cidades de HORTOLANDIA, MONTE MOR, e SUMARÉ, que possuem os maiores indices de crimes no ESTADO, por média de 1.000 habitantes, forma JOGADAS na ESTATISTIC do DEINTER 9 PIRACICABA, mas que antes eram do DEINTER 2 CAMPINAS….

    Portanto, ao interpretarmos uma planilha estatistica, devemos ver primeiro SABER a que cidades se está falando …

    Nesse caso, acredito que estejam falando de PIRACICABA – DEINTER 9, como REGIÃO.. incluindo ai HORTOLANDIA, SUMARE e MONTE MOR.

    Assim, esses dados são bem abaixo da realidade, pois muitas pessoas não registram ocorrencias nessas cidades ….

    MAS MESMO ASSIM DEMONSTRAM UM AUMENTO … que é fato…

    Curtir

  2. Dr. Guerra foi o roubo a Banco que diminuiu ou foi o ataque aos Caixas Eletrônicos que aumentaram??????

    Curtir

  3. parabens ao governo serra, pelas obras realizadas aqui na zona leste. e de um presidente assim que a gente precisa, vc policias reclamam do salarios e do governo serra, porem quando eu vou a uma delegacia, sou mal atendido, e por policiais sem o minimo de higiene, sempre aquele modo grosso de falar, como se nos fossemos ladrões, e isso não é o governo serra que dá e sim a educação que vem de casa, quando estou andando com minha kombo pelas ruas, sou abordado toda hora por policiais civis, e a primeira coisa que perguntam, ate mesmo antes de olhar se tem alguem armado no carro, é assim: tem coisa errada ai, se tiver fala logo pra gente num te levar pra delega e acerar tudo aqui, isso não é governo, pois a corrupção e de cada um pra cada um, outro fato, quando vcs tem que fazer uma coisa que se diz respeito a policia, todos reclamam, e querem ir embora rapido, so querem fazer o que vai geral algo de lucro, e isso não é governo serra, e sim corrupção, vcs andam com viaturas caindo aos pedaçõs, e pedem outra nova e não vem, e ai o que vcs fazem? vão aos desmanches e pagam do bolso as peças, e sabem que se colocarem o estado da viatura em um oficio e encaminharem vai vir sim viatura nova, e isso não é culpa do serra e sim de vcs que tem medo de pedir a verba que o governo da pra vcs, com medo de perder a cadeira, e isso não é culpa do governo pois a secretaria de segurança recebe a verba, e as suas seccionais tambem, então culpa dos delegados seccioanis e não do serra.
    ultimo fato. aumento de salario, se tem um monte de policia passando fome, e uma minoria milionario, porque vcs não denunciam tudo isso e se rebelam contra todos os corruptos, como na proclamação da republica, denuncie os esquemas da seccionais etc, ai tenho certesa que o geverno serra toma providencias, agora vcs ficam encobrindo tudo, e vcs acham que a sociedade vai defender vcs como?, o governo não esta errado, e melhor aumentar que não esta dando problema e que esta trazendo coisa boa pra ele, agora policia so da dor de cabeça,e vcs são um bando de idiotasm onde deixar meia duzia dominar tudo, e acham que o governo vai mexer no orçamento pra aumentar vcs.

    a policia civil não consegue acabar com desmanche, como maquinas de caça niquem, com a maldita pagé e shop. 25 de março, com o roubo a transeunte no centro, com o trafico na leste, com as boates na augusta, com os cassinos na oeste, com as clinicas de aborto em todos os lugares, e o pior sabendo onde eles estão e sabendo que tem, e em troca de fazer o serviço de policia e por esses canalias na cadeia, vai um ou dois recolhas pegam a grana e vcs ficam ai igual a idiotas, prevaricando, e reclamando do serra.

    sera que o governo e culpado disso.

    ou vc so esta reclamando pois não esta no lugar deles.

    porque sera que tem gente que paga pra assumiur certas delegacias, porque o serra quer? ou vc em vez de policia e corrupto e quer um lugar bom.

    reflita nisso, o governo não tem culpa de nossas falhas e de nossa desonestidade

    Curtir

  4. Para quem tem Login no SENASP nao deixe de participar

    Trata-se de uma das mais importantes contribuições que você pode dar para que seja conhecida a opinião e a situação concreta vivida pelos agentes das forças de segurança pública no Brasil. Os alunos que completarem as respostas ao questionário receberão da SENASP/MJ um certificado de participação. O Questionário deve ser respondido até o dia 13 de maio próximo. Ninguém tem mais legitimidade para falar sobre segurança pública do que os próprios profissionais de segurança pública, que raramente têm sido ouvidos. No seu ambiente de aluno encontra-se um Questionário que é o instrumento da CONSULTA NACIONAL A POLICIAIS MILITARES, CIVIS, RODOVIÁRIOS E FEDERAIS, BOMBEIROS, GUARDAS MUNICIPAIS E AGENTES PENITENCIÁRIOS. Nesse questionário, divido em quatro módulos com o total de 41 questões, são apresentadas perguntas sobre a vida profissional e as opiniões do(a)s agentes de segurança pública sobre diversos temas. Você poderá responder o Questionário em uma única sessão ou em etapas. Mas quanto antes você enviá-lo preenchido, melhor. Não há respostas “certas” ou “erradas”. O que importa é a opinião e a reflexão de cada um. Sinta-se à vontade para responder com plena liberdade, pois as respostas estão protegidas pelo anonimato. Você vai participar do mais amplo esforço já realizado no Brasil para conhecer a opinião e a situação concreta vivida pelos agentes das forças de segurança pública. Os resultados serão fundamentais e poderão influir no futuro das políticas de segurança. Esta Consulta faz parte do processo da I Conferência Nacional de Segurança Pública. Acesse o Questionário no Ambiente Virtual de Aprendizagem e Bom trabalho. A Coordenação.

    Curtir

  5. Anonimo de 02/05 …sua análise sobre a falta de estrutura foi precisa …. se hoje temos essa polícia é porque eles mesmos fizeram para chegar nisso …. se os honestos fazem igual ao AVESTRUZ … coloca a cabeça no buraco e faz que nada sabe ou que nada vê … isso sim é uma atitude de CO-AUTOR …CUMPLICE … COMPLASCENTE COM A CORRUPÇÃO ….

    Portanto, aos policiais honestos…. essa análise é dura … mas a realidade tem que ser dita … ou vocês denunciem de alguma forma essas arbitrariedades … irregularidades… ilegalidades … ou vocês serão os que mais sofrerão com essas situações….

    a QUESTÃO SALARIAL é um exemplo…Vocês acham que os corruptos, que recebem propinas de bicheiros …. maquineiros …. papeiros e tudos mais, estão preocupados com salário … osalário para eles é somente para custear as contas em débito automático …. eles sequer vão no banco sacar o salário … o que eles recebem por fora … é o principal para eles …

    Por isso que nunca verão esses policiais brigarem por melhores salários …. por condições de trabalho …etc….

    Vejam… muitos policiais PAGAM PLANTÕES… seque sabem fazer um BO …. ou já esqueceram …. isso tudo acontece com a co-responsabilidade de quem autoriza essas permutas ….

    Será que isso acontece na sua cidade ?? …. acho que sim ….

    Agora me pergunto …. se um pnatão está em torno de R$ 100,00 …. como se justifica alguns policiais que ganham mais ou menos r$ 2000,00 E PAGAM MAIS OU MENOS 5 A 6 PLANTÕES…cerca de R$ 500,00 por mês….

    Oras… alguma coisa estranha não acham ????

    Então …essas situações são alguns dos exemplos sobre essas irregularidades que muitos nada falam… nada ve …. nada quer falar …. mas sofre na pele as consequencias.

    Curtir

  6. Ao Anonimo,

    Com certe”s”a. Pelo visto o Serra também não trabalhou pela sua educação, afinal você troca os “z” (zês) por “s” (esses). O povo merece o governo que tem, aliás, você merece uma escola de merda, um hospital de merda, uma rodovia cheio de pegagios de merda, etc. Você fala em acabar com a corrupção, sendo que a corrupção vem de cima, é sistêmica, e não isolada. Quem lucra com a corrupção não são os policiais, aliás, se houvesse interesse politico ela acabaria. Sabe qual o pior idiota? O idiota ignorante (aquele que ignora), e com certeza você nunca foi a uma delegacia de policia, e se foi, só pode ter sido pra encher o saco por conta do seu vizinho que te chamou de “viado”. Os recursos para a policia são abundantes, como você bem disse temos que ir ao “desmanche” buscar peças. É mais complicado e humilhante, na verdade vamos medingar pros comerciantes e mecânicos pra ajudarem. Na parte administrativa, a gente faz vaquinha (o acerto que você fala, não contempla materiais de escritório) para comprar papel (higiênico inclusive, que as vezes usado para limpar as bocas de cu como você que só falam merda), tinta para impressora, fita para impressora, grampos (para grampear papel, pois se for o grampo telefonico é mais facil colocar o ouvido na porta do ladrão pra fazer a escuta portuguesa), etc. Mas como você, um pobre cidadão que é maltratado pela policia e acariciado pelo governo que há 16 longos anos vem arrebentando com o estado de São Paulo, existem outros milhares de idiotas chucros que, ou são cegos (com o devido perdão aos cegos), ou são mulas (analfabetos politicos) que preferem as chicotadas, a tentar mudar a situação.

    Da próxima vez, manda um email de apoio ao Serra, já que você é tão favorável ao desgoverno dele.

    Lembranças aos cadeirantes (com o devido respeito aos deficientes fisicos) a que você serve.

    Curtir

  7. DR. GUERRA,

    QUANTO AO FATO DO “ANONIMO” ESCREVER TÃO ERRADO, FICA CLARO
    QUE A EDUCAÇÃO TEM SIDO MUITO PRIVILEGIADA NO ESTADO DE SÃO
    PAULO, A PONTO DE FORMAR E DAR ACESSO À TODOS AO ENSINO MÉDIO
    E SUPERIOR.E O GOVERNO PSDB, HONESTISSÍMO ESTÁ PROPORCIONANDO
    COM QUALIDADE SURPREENDENTE, ESTUDO AOS NOSSOS FILHOS,NA REDE
    PÚBLICA.
    QUANTO AO FATO DE QUE O “ANONIMO”ANDE DE KOMBI, E NÃO DE COROLLA DEVE-SE AO FATO DE PODERMOS NESTE ESTADO, OPTAR PELO TRANSPORTE QUE QUISERMOS.
    QUANTO AO FATO DE ESTAR TÃO INTEIRADO DO QUE OCORRE EM TERMOS DE CORRUPÇÃO, PODEMOS ORIENTA-LO A PROCURAR AS CORREGEDORIAS DAS POLÍCIAS
    CIVIL E MILITAR.
    ASSIM , ELE ,QUE TEM SIDO COSTUMEIRAMENTE ABORDADO POR POLICIAIS E QUE EVIDENTEMENTE NÃO TEM NADA CONTRA SI, DECLARA O SEU GANHO REAL, PEDE NOTA PAULISTA, CRITICA TODO MUNDO, E DEFENDE QUEM O COLOCA À MARGEM DA SOCIEDADE, VIVA FELIZ E SE ADOECER PODERÁ CONTAR, COMO TODOS NÓS
    PAULISTANOS, COM INUMEROS HOSPITAIS DE PRIMEIRA LINHA, COM SERVIÇO GRATUITO. NEM FILA DE ESPERA PARA CIRURGIAS E EXAMES ESTÁ TENDO ULTIMAMENTE , PRINCIPALMENTE NO GOVERNO SERRA. ESTE É O ESTADO PERFEITO
    PARA VIVER, ESTUDAR, TRABALHAR ETC…
    O QUE DIZER PARA UM CARA DESTES?

    Curtir

  8. Pingback: Casos de latrocínio e roubo de carro explodem na capital | Blogosfera Policial

  9. e ainda os coxinhas insistem em lamber as botas do sr. governador………..
    …………………………………………………………………………………………………..
    02/05/2009 – 09h51
    Policial da Rota é assassinado em frente ao prédio da namorada na zona leste de SP
    Publicidade

    Colaboração para a Folha Online

    Um policial militar da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) morreu na madrugada deste sábado após ser baleado na cabeça em Itaquera, zona leste de São Paulo. Dois suspeitos permanecem foragidos.

    Segundo a PM (Polícia Militar), o cabo Elias Ribeiro de Souza, 42, foi abordado pela dupla às 12h30, em frente à residência de sua namorada, na Cohab 2. Sem farda, pois estava de folga, ele teria sido baleado após tentar arrancar com seu veículo. Os dois suspeitos fugiram a bordo de uma moto.

    Gravemente ferido, o cabo foi levado ao pronto-socorro do hospital de Guaianazes e, mais tarde, ao hospital Santa Marcelina, onde morreu. O caso foi registrado no 103º DP (Cohab 2 Itaquera).

    Leia outras notícias da editoria de Cotidiano

    Curtir

  10. VÊ SE PODE, SALÁRIO INICIAL NO RIO GRANDE DO SUL PARA OFICIAL DE JUSTIÇA 2 GRAU , 4.706,00 E PARA INVESTIGADOR E ESCRIVÃO NESTE MESMO ESTADO EXIGE CURSO SUPERIOR E PAGA 1.554,00 PODE!!!!! TÁ PIOR QUE EM SP, PORÉM AMBOS SÃO PSDB (pior salario do Brasil), mas só para a polícia.

    1.5 – Vencimentos
    O vencimento bruto inicial, em abril de 2009, para o cargo de Oficial de Justiça Classe “O” é de R$3.137,40 (três mil, cento e trinta e sete reais e quarenta centavos) mais gratificação de R$ 470,61 (quatrocentos e setenta reais e sessenta e hum centavos) e Risco de Vida de R$ 1.098,09 (hum mil, noventa e oito reais e nove centavos), totalizando R$ 4.706,10 (quatro mil, setecentos e seis reais e dez centavos).
    a) ser brasileiro nato ou naturalizado;
    b) ter maioridade civil;
    c) ter concluído o Ensino Médio. Esse requisito deve ser comprovado mediante a entrega de documento oficial que comprove a conclusão do Ensino Médio.

    Abre hoje o período de inscrições para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, no concurso para Escrivão de Polícia. Será possível se inscrever até o dia 30 de março de 2009. São 250 vagas para concorrer, com um salário bruto inicial de R$ 1.554,71.

    CHEGOU A HORA DE UNIÃO NACIONAL DAS POLÍCIAS E EXIGIR UM SALÁRIO COMPATÍVEL, BASTA DE HUMILHAÇÃO.

    Curtir

  11. Abre hoje o período de inscrições para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, no concurso para Escrivão de Polícia. Será possível se inscrever até o dia 30 de março de 2009. São 250 vagas para concorrer, com um salário bruto inicial de R$ 1.554,71.

    O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,43, e para se inscrever no concurso da Polícia Civil do RS é só visitar a página do IBDH através deste link, e preencher o formulário.

    Dentre outras exigências, o interessado deve ter carteira de habilitação na categoria “B” no mínimo, e ter formação superior em qualquer área, com diploma reconhecido pelo MEC.

    “”””eles ainda tem a cara de pau de cobrar 110,00 paus pela inscrição e para oficial de justiça 48,00 reais “”””””

    Curtir

  12. Enquanto isso, nas terras de Bras Cubas…………….

    As aves de rapina voltaram…………

    Aqueles que não concordam com a arrecadação para o Poderoso Musical estão sendo substituidos………….

    Nas terras de Carta Branca onde só as cartas reinavam……… agora pode tudo…………. (mas só para a cúpula) o clero não pode nada…nem ver…..MAS O MP PODE !!!!!!!!!!!!

    Queremos nossa tranquilidade de volta……..
    DENUNCIEM!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  13. Complicado mesmo…eles (PSDB) perderam a noção de tudo…Pessoal precisamos resgatar o Brilho desta tao Nobre Profissao…VOltemos Às ruas!

    Curtir

  14. Tá eu não tenho o login..Para quem tem Login no SENASP nao deixe de participar…e dai, sou tira já a trinta e quatro anos e não tenho a senha e nem as respostas para as questões…

    Curtir

  15. tafuck PERMALINK…Você se esqueceu de falar que nas épocas da correicões das Seccionais nos DPs, de Sampa, quem pinta as delegacias são os caras das máquinas de caças nìqueis… ou será cassa niqel, sra .Suely PERMALINK será, ninguém sabe ao que parece…alem do mais, depois que inventaram o tá ruim, não ficou bom pra ninguém…e depois que inventaram os editores de textos….até macaco iscrrevinha num é?
    Em Terra de de Olho quem tem um cego, Errei!

    Curtir

  16. Esse Senhor é tambem, SURPREENDENTEMENTE, HOJE MENTOR/Coordenador do Senasp/EAD, doutor em Ciência Política pela USP, coordenador de Análise e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foi diretor do Departamento Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e um dos idealizadores do Plano Nacional de Segurança Pública do governo FHC. E NADA FAZ PARA APROXIMAR A SENASP DA POLICIA DE SAO PAULO, PARA NÃO BENEFICIAR LULA POLITICAMENTE. PARA QUEM NÃO SABE A SENASP EAD PROMOVEM CURSOS E CONVENIOS, BOLSAS, MAS ISSO NÃO É´DIVULGADO AQUI EM SP

    Curtir

  17. Ao anônimo:
    De fato acho correto que no momento em que uma pessoa procura um órgão público, a pessoa que lá esta, deve no mínimo, recebê-lo com educação; comungo co a opinião de que eduação se traz de casa, da convivência familiar. Por outro lado, vejo que a sua implicância é apenas com a carreira policial, pois quantas e quantas vezes, somos bombardeados de exemplos de mau profissionais da saúde, INSS, educação, e várias outras instituições públicas. Meu caro, acorda, nós policiais que temos o compromisso e honestidade, temos o mesmo anseio que o seu, o de termos profissionais bem pagos, pois somente desta forma é que teremos uma corregedoria digna e policiais capacitados. TQS.

    Curtir

  18. Oi , boa tarde, preciso urgente o contato do Tulio kahn – Tem como conseguir??? Sou do Clube dos Oficiais da PM de Ms e preciso convida-lo a palestrar em um evneto nacional.

    Att

    Juliana Santos
    (67) 9655-4355 Jornalista Mtb 610/MS

    Curtir

Os comentários estão desativados.