À Agência Estado, Serra afirmou que “esse indivíduo não está à altura de receber resposta de um governador”. 8

Protógenes ataca FHC e Serra e nega escuta de tucanos

Delegado da PF investigado na CPI dos Grampos também negou que tenha grampeado Dilma Rousseff

Anne Warth – Agência Estado

SÃO PAULO – Mentor da Operação Satiagraha, o delegado da Polícia Federal (PF) Protógenes Queiroz disparou críticas ao ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e ao governador de São Paulo, José Serra, ambos do PSDB. Protógenes negou ter grampeado ilegalmente FHC e Serra durante as investigações e respondeu as críticas que foram feitas à sua conduta nesta operação da PF.

 

Veja também: 

“Diga-se de passagem, acredito que a manifestação de FHC foi inadequada para um homem público. Ele tem responsabilidades inerentes e sabe de suas relações na estrutura do Estado e com o setor privado. Para uma pessoa que não acredita em Deus, é de se esperar que ele tenha esse tipo de atitude”, disse, em entrevista concedida hoje ao portal de notícias UOL. Há cerca de duas semanas, FHC afirmou que Protógenes é o “escutador geral da República”, avaliou que o delegado passou dos limites e disse que ele era uma pessoa com equilíbrio precário.

 

Sem entrar em detalhes, nem citar as denúncias de corrupção contra o ex-secretário adjunto de Segurança Pública Lauro Malheiros Neto, que culminaram no afastamento do secretário estadual de Segurança Pública Ronaldo Marzagão, Protógenes afirmou: “Acredito que a segurança pública do Estado retrata bem o que é hoje o governo Serra”. E voltou a afirmar: “Em momento algum interceptei essa autoridade.”

 

Questionado sobre o assunto há duas semanas, Serra negou-se a comentar a atuação de Protógenes. Quem falou sobre o tema em nome do governo foi o secretário estadual de Justiça, Luiz Antonio Marrey, que afirmou que o Ministério da Justiça não poderia se omitir em relação às suspeitas de espionagem de grampos ilegais realizadas por Protógenes. “Precisamos refletir sobre o papel que o Ministério da Justiça tem desempenhado e cobrar, como cidadãos, que não se permita que a Polícia Federal aja de maneira clandestina”, afirmou. Ele disse também que a atividade seria tarefa de alguém “enlouquecido” e que não pode haver messianismo de agentes públicos na apuração de crimes.

 

Na entrevista concedida hoje ao portal UOL, Protógenes negou também ter grampeado a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, mas poupou a petista das críticas. “Isso não é verdade, é mentira, já rechaçada pela ministra, que foi a primeira autoridade a se indignar, publicamente, com tal informação falsa”, ressaltou.

 

Indiciamento

 

O delegado disse que seu indiciamento, pela Polícia Federal, pelos crimes de violação da lei de interceptação e quebra de sigilo funcional foram um “equívoco” e que, a partir de agora, ele vai começar a estruturar sua defesa. Segundo ele, o inquérito que investigou sua atuação tinha o objetivo de apurar o vazamento de informações para a imprensa e o indiciamento não tratou dessa questão.

 

“Fui indiciado por violação de sigilo funcional, por compartilhar dados com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que faz parte do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), o que está dentro do arcabouço legal e constitucional do País”, afirmou. De acordo com Protógenes, se o compartilhamento de dados entre Abin, PF e organismos internacionais foi considerado ilegal, mais de 160 operações da PF terão de ser reavaliadas. “É normal, legal e constitucional o compartilhamento de dados entre PF e Abin”, reiterou.

Um Comentário

  1. Esse “indivíduo” é uma Autoridade Policial e continuará sendo. Já o “governador”, amanhã, será apenas uma lembrança e das más.

    Curtir

  2. A cúpula da PC vendeu a greve, com medo de perder a cadeira, pensando em ficar pelo menos dois anos, até o final do mandato do Serra (lúcifer), agora que o SSP caiu, espero ue todos deixem seus cargos, senão, vão apenas trocar as moscas….. e seu DEUS quiser, o “ome” (lúcifer) também vai cair pois ele não é eterno mas a PC é….

    Curtir

  3. Esse “INDIVIDUO”, realmente não está a altura, isso por que ele é “DELEGADO”, se FOSSE PRESIDENTE DA MANCHA VERDE, ai a história seria outra, Policia que tenta conversar com o Governo, toma tiro e borrachada, não seria diferente com o Delegado Protógenes…A POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO TAMBEM NÃO ESTÁ A ALTURA

    Existe uma diferença muito salutar nessa história toda: politico não é carreira vitalicia, hoje voce está politico, amanhã, ou em 2.010 já não estará mais, já o delegado protogenes, continuara sendo delegado, isso se as forças ocultas assim permitirem, afinal de contas isso aqui é Brasil, o juiz Sanctis tambem esta sendo processado, ou seja, é uma total inversão de valores, o banqueiro será absolvido, e ainda sairá processando deus e o mundo por danos morais, e havera ministro do stf elogiando o indiciado, que não pode ser algemado, e que se tornou vitima, e o povo se faz de burro e desentendido, e continua cobrando que a policia, justiça, mp faça milagre, se fosse em pais sério o pais iria parar em protesto por essa pouca vergonha…..

    Curtir

  4. É BEM O CONTRÁRIO: José Serra QUE NÃO É DIGNO E NÃO MERECE um COMENTÁRIO VINDO DA BOCA DE UM HOMEM ÍNTEGRO COMO PROTÓGENES. GRANDE MERD SER GOVERNADOR. PRA SER GOVERNADOR BASTA ARRECADAR BA$TANTE COM A MÁQUINA PUBLICA (POLICIA POR EXEMPLO), COMPRAR A IMPRENSA E LUDIBRIAR O POVO.

    Curtir

  5. por sinal, um belo governador, nós policiais estamos todos felizes com sua administração, não exite corrupção, os policiais tem seus direitos assegurados, é o melhor governo dos últimos 14 anos… a saúde, é uma marvilha, os professores são respeitados pelos alunos, e todos o funcionalismo público se orgulha de ter uma pessoa assim no governo… vá ti cata seu m….

    Curtir

  6. Pingback: Blogosfera Policial » Fwd: ameaças III

Os comentários estão desativados.