A falta de funcionários em Hortolândia antecipou a suspensão do atendimento à população nos 1º e 2º distritos policiais. Registros de boletins de ocorrência e prisões em flagrante serão centralizados na delegacia da cidade. As adaptações foram necessárias depois das demissões de 27 assessores comissionados da prefeitura que eram cedidos aos estabelecimentos policiais.O delegado titular de Hortolândia, Peterson Tadeu de Melo, enviou as sugestões para reorganização do atendimento à Delegacia Seccional de Americana, pois os funcionários exonerados, apesar de não fazerem parte do quadro da Polícia Civil, desempenhavam funções fundamentais na corporação.
O TodoDia apurou que dos servidores demitidos, sete trabalham na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), quatro no 1º Distrito Policial, nove no 2º Distrito Policial e sete na delegacia da cidade.
“Os funcionários farão falta nos estabelecimentos policiais porque tinham conhecimento da rotina, por isso tivemos que centralizar o atendimento do público e prisões em flagrante na delegacia do município. Nossa proposta foi que nos distritos policiais fiquem somente os assuntos relacionados com inquéritos policiais, como diligências e oitivas”, comentou o delegado.
Ele considerou que desta forma, em caráter emergencial, os cartórios nos três estabelecimentos ficam centralizados no município.
A proposta para direcionamento com a possibilidade de fechamento de alguns distritos policiais é um assunto que vem sendo debatido devido à precariedade do quadro de funcionários da Polícia Civil, que chega a ter mais funcionários emprestados do que integrantes do efetivo da corporação. Hortolândia é um exemplo. O TodoDia apurou que o município tinha no quadro da Polícia Civil 80 pessoas, sendo 35 pertencentes a corporação e 45 servidores municipais, sendo 15 deles concursados e os demais comissionados.
A prefeitura informou, através da assessoria de imprensa, que seguiu as determinações da lei 2.155/2008 com a conclusão das demissões de assessores no dia 28 de fevereiro, conforme ato oficial publicado, quando foram dispensados 210 comissionados. O processo de dispensa de assessores foi iniciado em janeiro. Ao todo foram dispensados 621 assessores. Com a reforma administrativa, a prefeitura extinguiu 256 cargos de assessores.
De acordo com a assessoria, a prefeitura pretende manter o convênio para prestação de serviços, tanto nos distritos policiais como INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Fórum, mas não há previsão para futuras contratações. A prefeitura vai realizar ainda neste semestre concurso público para contratação de servidores para diversas áreas da máquina administrativa.
A SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) está com concursos em andamento, mas não definiu se os novos policiais serão direcionados ao interior.
__________________________________
HORTOLÂNDA É UM LOCAL MUITO PRESTIGIADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL…
TANTO QUE A NOSSA REMOÇÃO COMPULSÓRIA para plagas menos inóspitas, RUBRICA DO DOUTOR ALBERTO ANGERAMI , SE DEU PARA ESTA APRAZÍVEL E PROGRESSISTA CIDADE ( verdadeiramente).
PENA QUE QUASE NINGUÉM QUER PERMANECER POR ESTAS PLAGAS…
NÃO ME PERGUNTEM O PORQUÊ?
MAIS UM TRISTE CAPÍTULO DA NOVELA CHAMADA “DANE-SE A POPULAÇÃO”, cuja autoria é creditada a um colegiado composto pelos mais expoentes integrantes do PSDB.
CurtirCurtir
Que absurdo o quadro da Polícia Civil de SP, o pior momento em mais de 100 anos! Corrupção espalhada como cancer em fase terminal, delegados associados ao crime ou omissos quando sabem e nada fazem, sequer postam algo na internet, enviam cartas pedindo providências ou outra coisa, enfim, a Polícia Civil segue ao seu enterro. Em breve teremos diante de nossos olhos, um desprestígio integral dos delegados de polícia.
Aos comandados, o sofrimento vai existir, mas quem recebe ordens de um , pode receber de outro, pior para quem dá ordens e vai perder a posição de ordenador.
Esse é o caminho de uma instituição que só caminha ao declínio, dia após dia, declina para um estado inimaginável.
Medidas duras deveriam ser tomadas, HOrtolândia está ainda respirando…mas e se…os funcionários que sobraram tiverem problemas de saúde, licenças, etc ? Fechará as portas!
E isso vai acontecer com todas as unidades do interior, é questão de tempo.
Se a Polícia Civil fosse instituição honesta, teria moral e condições de achegar-se na imprensa e falar a vontade, porém isso é utopia nesse meio.
E só Deus sabe, até onde vai o tamanho do rombo na moral da Polícia Civil nos dias de hoje.
CurtirCurtir
Amigos não se conserta um erro com outro. Sou radicalmente contra func.muc., distrito tem que funcionar com policiais, aqui na minha região, chega ao absurdo de colocarem adolescentes (guardinhas), para atender o público e fazer B.O, e até orientar as vítimas, pode!!!!! é a falência institucional, coloca ainda o famigerado escrivão ” ad doc” para “tocar” inquérito, usurpando a função policial, basta deste desleixo, chega as carreiras uma usurpando a função da outra (carcereiro, agente, optel, pap etc..”roubando” a função do tira. Vamos fazer concurso preencher as vagas, eliminar os distritos desnecessários (que são muitos no interior), eliminar ciretrans, rgs, escolta de presos, vamos fazer apenas a nossa função e “CADA CARREIRA NO SEU QUADRADO” com “CADA POLÍCIA NO SEU LADO” nada de usurpação de função. Esta é minha opinião, ah, também tem que aposentar quem já tem tempo, lugar de velho é no museu.
CurtirCurtir
É triste ver que o PSDB está acabando aos poucos com a Polícia Civil!!! Que absurdo uma cidade com mais de 200.000 habitantes, um complexo penitenciário com mais de 12.000 presos fechar as portas de dois distritos???
Tudo isso parece brincadeira de criança. Uma delegacia não é um boteco, é coisa séria!!!!!
Pior que não vejo nenhuma solução, falam em “Força Tarefa” para atuar na cidade. Isso aconteceu na morte do sobrinho do Prefeito se não me engano em 2005 e aconteceu no ano passado em meados de agosto, e o resultado, catastrófico, nada foi resolvido, pelo contrário, os funcionários da “Força Tarefa” muitas vezes estão hiper atarefados em suas Delegacias, vem sem vontade, pois sabem que quando retornarem terão que pora casa em dia também, e por isso o rendimento e zero!!!
O Governador deveria abrir concurso, trazer Delegados, Investigadores, Escrivães e outros policiais para a cidade, o fato é que isso não dá voto, não é interessante gastar a verba pública onde não se dá voto.
Bom!!!! Quem perde é a população que está tomando canseira de 05 horas na Delegacia para registrar ocorrência, tendo dependendo do bairro de pegar 02 conduções para registrar ocorrência, e claro, nunca terá seu caso investigado. Aliás!! Seria melhor fechar não só os dois distritos, mas toda a Polícia Civil em Hortolândia.
CurtirCurtir
” nove trabalham no 2DP”, nossa que absurdo, quantos policiais de verdade trabalham neste DP, policiais de verdade num DP são tiras e escrivães, os demais são auxiliares, não contam….tem que fechar mesmo, ou vocês querem que um distrito deste funcione desta maneira, kd o profissionalismo, kd o majura, basta de brincar de polícia, ou faz a coisa certa ou fecha…viva a reengenharia da PC, um monte de distriro pra quê, pra fazer B.O e ficar na gaveta…pensem bem, precisamos de qualidade, quem precisa de quantidade é a PM.
CurtirCurtir
O que podemos fazer com um efetivo como esse de nossa cidade tal violenta e abrigando hoje mais de 12 mil presos.
– Além do serviço de expediente das 09:00 as 18:00, ainda somos escalados para o plantão de expediente na Delpol do Município das 09 as 18:00 e plantão noturno das 18:00 as 09:00 (15 horas de plantão), e finais de semana e feriados das 20:00 as 08:00. Temos um dia de folga apenas após o plantão noturno, e trabalhamos até as 15:30 horas antes de assumir o plantão noturno as 18:00 hs, resultando uma carga horária de 21 horas no dia.
– Média de 05 plantões mais 02 plantões de expediente = Total= 07 Plantões.
– Como vamos investigar algum crime, cumprir ordens de serviço, disques denúncias?
-Como vamos dar andamento aos Inquéritos Policiais?
Se alguém tiver a solução gostaria de uma ajuda, aliás, podem enviar diretamente para o DEINTER 9, porque até agora a idéia dele foi só camiseta, crachá e distintivo, mas acho que eles não trabalham sozinhos:
1º Distrito Policial:
01 Delegado
02 Escrivães
01 Agente Policial
01 Carcereiro Policial
01 Investigador (licença saúde há meses)
2º Distrito Policial:
01 Delegado
03 Escrivães
01 Agente Policial
01 Investigador
Delpol Município:
02 Delegados
03 Escrivães
03 Investigador
01 Agente Policial
02 Agente de Telecomunicações
03 Carcereiros
Obrigado!!!
CurtirCurtir