ACADEMIA “COBRA” HIERARQUIA E DISCIPLINA NA FORMAÇÃO DE NOVOS DELEGADOS TABAJARAS…(que nunca serão ex-vocacionados e mendigos da polícia ) 33

DIÁRIO OFICIAL – 4 /02 portaria – conduta acadêmica ACADEMIA DE POLÍCIA DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA

Portaria Acadepol – 20, de 2-2-2009

O Delegado de Polícia Diretor da Academia de Polícia, Considerando que a atividade policial civil, pelas suas características, fundamenta-se na hierarquia e na disciplina;

Considerando o Regulamento da Academia de Polícia que trata, especificamente em seu Capítulo VIII, da disciplina dos discentes; Considerando o Regimento Interno Disciplinar da Academia de Polícia – RIDAP, que estabelece valores profissionais, regras de comportamento, formas de tratamento, de precedência e de utilização das dependências da Acadepol pelos policiais civis subordinados funcional e regimentalmente; Considerando, ainda, que a não observância das normas disciplinares da Academia de Polícia poderá ensejar penalidades administrativas com conseqüências danosas;

Considerando, também, a necessidade de valorizar o comportamento do aluno policial civil que demonstre respeito às normas disciplinadoras, além de interesse e comprometimento no curso de formação e com a Polícia Civil do Estado de São Paulo;

Considerando, finalmente, a necessidade de estimular o interesse, a assiduidade, a disciplina, o bom comportamento, o respeito às normas disciplinadoras e o envolvimento no curso de formação técnico-profissional, resolve:

Artigo 1º – Instituir a avaliação de conduta acadêmica para os cursos de formação técnico profissional ministrados por esta Academia de Polícia, com o objetivo de aferir o comportamento e o aproveitamento disciplinar do aluno no ambiente acadêmico e fora dele, durante o período de duração do curso.

Parágrafo único – para fins desta portaria, consideram-se normas a serem infringidas todas aquelas que contenham deveres e obrigações, tais como a Lei Orgânica da Polícia Civil, o Regulamento da Academia de Polícia e o Regimento Interno Disciplinar da Academia de Polícia, entre outras.

Artigo 2º – A definição da nota será feita com base no respeito às normas legais e regulamentares que disciplinam os Policiais Civis, em especial as que tratam sobre os deveres e proibições dos componentes do corpo discente da Academia de Polícia.

Artigo 3º – Para possibilitar essa avaliação, além das aulas de Direito Administrativo Disciplinar, a Secretaria de Cursos de Formação reservará horas-aula, das destinadas às atividades pedagógico-administrativas, para cientificar os alunos especificamente sobre o Regimento Interno Disciplinar da Academia de Polícia – RIDAP.

Artigo 4º – A nota será estabelecida da seguinte forma:

I – Todos os alunos iniciarão o curso com 100 pontos;

II – As condutas que violarem as regras estabelecidas serão valoradas em pontos, que serão subtraídos do total estipulado;

III – Cada conduta faltosa poderá gerar o desconto de até 10 pontos;

IV – Ficará a cargo do Delegado Divisionário de Polícia da Secretaria de Cursos de Formação determinar a quantidade de pontos;

V – para estipular a pontuação de cada conduta faltosa, será levado em consideração o prejuízo causado ao bom andamento do curso e das atividades desenvolvidas pela Acadepol, além da repercussão e do grau de relevância da conduta.

Artigo 5º – As faltas constatadas poderão ser comunicadas à Secretaria de Cursos de Formação por qualquer pessoa, sendo vedado o anonimato. Parágrafo único – Somente serão recebidas comunicações por escrito, onde deverão estar consignados todos os dados necessários à aplicação do desconto.

Artigo 6º – O Delegado Divisionário de Polícia da Secretaria de Cursos de Formação deverá motivar o desconto da pontuação e providenciar a ciência ao infrator, sendo os respectivos documentos autuados no prontuário do aluno.

Artigo 7º – As condutas positivas, assim consideradas participações voluntárias em atividades desenvolvidas na Acadepol, também serão objeto de valoração, permitindo ao aluno remir as pontuações negativas eventualmente anotadas.

Parágrafo único – para a aplicação da pontuação positiva, deverão ser seguidos os mesmos trâmites previstos nos artigos anteriores.

Artigo 8º – Durante o período de aula – interna ou externa, teórica ou prática – caberá ao Professor respectivo manter a disciplina e fazer com que os alunos cumpram as regras impostas, devendo comunicar à Secretaria de Cursos de Formação as condutas faltosas, nos termos descritos na presente Portaria.

Parágrafo único – para os efeitos desta Portaria será considerado como período de aula, aplicando-se, portanto, o disposto neste artigo, o traslado entre os campi ou qualquer outro local onde ocorra a aula, quando utilizado veículo oficial da Acadepol.

Artigo 9º – A manutenção da disciplina fora do horário de aula, mas nas dependências da Academia de Polícia, ficará a cargo de Professor devidamente escalado para essa finalidade.

§ 1º – A escala será feita pela Secretaria de Cursos de Formação, a quem incumbirá a atribuição das aulas;

§ 2º – A Secretaria deverá cuidar para que haja um Professor escalado diariamente no período compreendido entre as 08h00 e as 22h00;

§ 3º – Caberá ao Professor escalado cuidar, inclusive, do cumprimento das regras previstas para a utilização do alojamento da Acadepol.

§ 4º – O Professor escalado deverá tomar as mesmas providências quando se tratar de aluno vinculado à Secretaria de Cursos Complementares, comunicando as faltas constatadas ao Delegado Divisionário respectivo. Artigo 10 – Quando a conduta ocorrer fora do ambiente acadêmico, mas provocar nele reflexos negativos, o Delegado Divisionário de Polícia poderá promover o desconto de ofício.

Artigo 11 – Concluído o curso, o total de pontos anotados no prontuário do aluno será considerado a nota do quesito “conduta acadêmica”, que será computada para o cálculo da média final.

Artigo 12 – Os eventuais pedidos de reconsideração e de recurso seguirão as regras existentes na legislação em vigor.

Artigo 13 – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

_______

VIXIT!

Só falta mudar o nome para ORGANIZAÇÃO TABAJARA …

Artigo 14- Ficam proibidas quaisquer práticas  homossexuais no ambiente acadêmico.

                      parágrafo único:  ler um determinado blog  acarretará expulsão do futuro delegado tabajara.

                    

Um Comentário

  1. fundamenta-se na hierarquia e na disciplina;
    de onde ele tirou isso. Do regulamento geral do exercito

    Curtir

  2. formas de tratamento, de precedência e de utilização das dependências da Acadepol pelos policiais civis subordinados funcional e regimentalmente

    o loco meu……. tem que bater continencia e ficar em posição de sentido

    Curtir

  3. também, a necessidade de valorizar o comportamento do aluno policial civil que demonstre respeito às normas disciplinadoras, além de interesse e comprometimento no curso de formação e com a Polícia Civil do Estado de São Paulo;

    sempre vai ter puxa saco

    Curtir

  4. tais como a Lei Orgânica da Polícia Civil, o Regulamento da Academia de Polícia e o Regimento Interno Disciplinar da Academia de Polícia, entre outras.

    Não esquecer o Regulamento Interno e dos Serviços Gerais do Exercito Brasilieor e o Regulamento Disciplinar da PM, e as normas gerais de conduta da KGB

    Curtir

  5. Todos os alunos iniciarão o curso com 100 pontos;

    no tiro de guerra era assim e tinha um quadro com o nome da gentes a os pontos perdidos

    Curtir

  6. As faltas constatadas poderão ser comunicadas à Secretaria de Cursos de Formação por qualquer pessoa, sendo vedado o anonimato. Parágrafo único – Somente serão recebidas comunicações por escrito, onde deverão estar consignados todos os dados necessários à aplicação do desconto.

    sempre vai ter dedo duro

    Curtir

  7. se claudio meni ainda estivesse la essa coisa ai não passaria ou ele seria mandado embora de novo

    Curtir

  8. DR GUERRA,

    É MUITO ENGRAÇADO LER TÃO DURAS NORMAS DISCIPLINARES, QUANDO ELAS PERTENCER A UMA ACADEMIA DIRIGIDA POR UM DELEGADO QUE:

    1- RARISSIMAS VEZES CHEGAVA AOS PLANTÕES ANTES DAS 09H00 (QUANDO HORÁRIO ERA 08H00), NOS FINAIS DE SEMANA E NOS FERIADOS (NÃO TINHA CHEFIA PRÁ TOMAR CONTA).

    2- ALÉM DE CHEGAR ATRASADO, TRAZIA UMA CADEIRA DE PRÁIA, ARMAVA NO PÁTIO DA DELPOL, TIRAVA A ROUPA E FICAVA SÓ DE CALÇÃO TOMANDO SOL (AH! E, TODO MELADO DE BRONZEADOR).

    3- QUANDO CANSAVA DE TOMAR SOL, ENTRAVA EM SEU “GABINETE” (NÓS CHAMÁVAMOS DE “CHIQUEIRINHO”), RECOSTAVA EM SUA CADEIA, PUNHA OS PÉS SOBRE A MESA E “DORMIA”.

    4- NÃO PODIA VER UM RABO DE SAIA QUE, IMEDIATAMENTE, COMEÇAVA A SE PORTAR COMO UM MOLEQUE CHEIO DE TESTOSTERONA.

    5- CHEGAVA AO ABSURDO DE ENCOXAR FUNCIONÁRIAS PELOS CANTOS DA DELEGACIA. NÃO SÓ AS TOLAS, QUE ACHAVAM O MÁXIMO, SEREM ASSIDIADAS POR UM DELEGADO, MAS, TAMBÉM, AS QUE O ACHAVAM UM COMPLETO IDIOTA, E FAZIAM QUESTÃO DE FAZÊ-LO PERCEBER ISSO.

    6- QUANDO ENTRAVA NA DELEGACIA, UM NAMORADO BRAVO, O SUPER-MACHÃO, ENTRAVA DENTRO DO PRIMEIRO ARMÁRIO QUE ENCONTRAVA ABERTO, PRÁ SE ESCONDER.

    O SR SE LEMBRA DESSES BONS TEMPOS, DR TABAJARA NOVAZZI PINTO?????????????????

    E O PIOR DE TUDO, É QUE AGORA DIZEM QUE ELE VIADOU…

    VAI VER QUE AQUELA CORREIRIA ATRÁS DE MULHER ERA PRA ELE TENTAR SE CONVERCER QUE ERA MACHO, NÉ?

    Curtir

  9. Eh essa a mudança que o “MARZAGÃO” citou, como sendo causa da greve???
    Se for, ele tah certo vou sair mesmo, estah vencendo o meu prazo e prometo não ficvar mais nenhum dia… Eu não vou aguentar essa “MODERNIZAÇÃO”, mudança???
    De onde apareceu esse povo??? “Me desculpem, sou leal e ateh “bato continência” mas com gente séria…
    “Porra agora inventaram uma tal relação de remessa (número de vias necessárias)” que consome um papel danado (fora o tempo)que desperdício… isso tudo eh modernização????

    Curtir

  10. MININAAAAAAAAAAA>>>>>>

    VC FICA ENTREGANDO O MEU CURRICULO?

    AI AI AI….ANJINHA MAL EDUCADINHA>>>POR CAUSA DISSO NÂO TE DEVOLVO A CALCINHA>>>FICOU APERTADINHA EM MOÁ !

    PS. EU PAREEEEEEEEEEEEEI!

    Curtir

  11. QUANDO TÍNHAMOS QUE NS APROXIMAR DA MAGISTRATURA E DO MP COM UM CURSO DE ALTO NÍVEL, ELE FICAM SE IGUALANDO AOS MEGANHAS.
    ESTAMOS PERTO DO FIM, ESTÃO FORMANDO UM BANDO DE COXINHAS NA CIVIL !

    Curtir

  12. As penalidades administrativas com consequências danosas são:

    – Dormir no alojamento cheio de pulgas e pernilongos, e acordar no dia seguinte com cara de quem pegou sarampo.
    – Respirar o “odor da manhã” da fedentina do bosteiro, digo córrego, que passa ao lado da Acadepulga, digo Acadepol;
    – No meio do banho, num dia frio, o dijuntor de energia desligar;
    – Pegar frieira no banheiro do alojamento;
    – Ter a rinite atacada por causa do mofo nos colchões (haja aturgil, naridrin e afrin);
    – E o pior de tudo: ter de aguentar a arrogância de certos professores que “se acham” pois são Delegados Professores da Acadepol, falam grosso com os alunos, mas afinam a voz para qualquer Diretor, ou mesmo Juiz e Promotor recém-formado.

    Curtir

  13. A nova disciplina, exclusiva para aprovados do sexo masculino, é “Recepção e Transmissão de Fio Terra”.
    Carga horária: todo o dia.

    Curtir

  14. Parece o regulamento do LAPD ou NYPD.Só que lá o que se aprende não é enganação e o salário, não é conto ou piada.

    The Police Academy
    A rich history

    The Los Angeles Police Academy is truly reflective of the City’s historic, yet contemporary, spirit. Used as a setting for the 1932 Olympic Game’s pistol and rifle competitions, the Academy remains a favorite of film makers, whose images of the “Academy Arches” have created a home-town landmark that is recognizable around the world. At the same time, today’s new recruits continue to receive some of the most extensive and innovative police training in the world.

    The Los Angeles Police Academy is less than ten minutes from the Civic Center, located in the 21-acre Elysian Park complex. The Academy is nestled in a picturesque setting of fountains, waterfalls, pine trees, and flowers. The classrooms, gymnasium, track, athletic field, obstacle course, and firing range, housed in and among Spanish-style buildings, are used for recreational and sports purposes, as well as training.

    In the early 1900s, upon meeting minimum requirements, police officers were simply given their badges and assigned to protect the City. Since they received no formal training, they learned while on the job, from other police officers or through trial and error. In 1924, when a program of training for new officers was instituted, there was no regular training facility, and the Department had to use classroom space at an armory in Elysian Park.

    In 1925, the Los Angeles Police Revolver and Athletic Club (LAPRAAC) was formed, and a private organization of sworn members of the Department opened a pistol range in Elysian Park on the site of the present Police Academy. This range was to play a pivotal part in future training for the Los Angeles Police Department. That future began in earnest when, during the 1932 World Games, the Olympic Committee obtained permission to use the range for the pistol and rifle competition. When the games were over, the Department was given the dormitory building. The structure, which had been used at the Olympic Village in Baldwin Hills, was dismantled and transported to the Elysian Park site by off-duty officers, and then reassembled for use as a clubhouse. Later it became the basis for the present Academy restaurant and cafe.

    In 1935, the Board of Park Commissioners approved the plans of the Los Angeles Police Revolver and Athletic Club for development of an athletic center that included the construction of a rock garden and waterfalls near the athletic field and shooting range. Francois Scotti, an expert landscape artist, was commissioned to design and build the rock garden, which includes a series of four pools, several cascades, a small amphitheater for band and stage settings, and an outdoor dining area. A large patio, barbecue pit, stairways, walks, and recessed stone seats were also included. The rock garden was subsequently dedicated by the City in 1973 as Cultural Heritage Monument #110. Today it is the most picturesque spot on the Academy grounds.

    A variety of recreational facilities are available for use by Department personnel and their dependents, including a tennis court, swimming pool, gymnasium, weight room, sauna, steam room, two racquetball courts, 1/8 mile track, and picnic areas. The Academy Cafe is open to the public. The Police Revolver and Athletic Club store sells guns, athletic gear, and a variety of police equipment.

    Since the first recruit class graduated from the Elysian Park facility in 1936 and up until 1995, all sworn members of the Department received their formal training at the Academy. In 1995, the Los Angeles Police Department dedicated the Recruit Training Center in Westchester, a new facility that will eventually phase out recruit training at the Academy. The Academy will then be used for in-service training.

    Educational methods and materials have changed enormously, but the basic purpose remains the same: To produce the best-trained police officers possible. Today, Los Angeles police officers undergo one of the most extensive and innovative training programs in the world. Training Division is headed by a Captain and is responsible for the development and presentation of all formalized instruction.

    The Los Angeles Police Academy provides a unique blend of training, recreation, and social functions to serve the officers of the Los Angeles Police Department. It is the total atmosphere that contributes to the professionalism of the men and women of the Los Angeles Police Department.

    Training Bureau | Deputy Commissioner, Training

    Deputy Commissioner Wilbur L. Chapman

    Biography
    The Training Bureau was established in June 2002. The Bureau and its sub-units are charged with providing all members of the service with the best training possible, thereby enhancing their ability to protect the lives, rights, property, and dignity of all New Yorkers and visitors to New York City. The Training Bureau is committed to the task of ensuring that all members of the Department benefit from training, as well as maximizing their professional and personal development and well-being. This training fosters a level of confidence and knowledge that allows the New York City Police Department to meet the daily challenges associated with an ever changing and complex environment.

    The Training Bureau oversees all formal Department training, whether delivered by members of one of the Training Bureau’s many sub-units or by any number of the NYPD’s Bureaus that also conduct training. The Training Bureau also serves as the primary advisor to the Police Commissioner and represents the Department regarding training matters. In addition to coordinating the Department’s various training programs, one of the most important functions of the Training Bureau is the development of curricula that reflect contemporary needs.

    Commanding Officer Training Bureau Assistant Commissioner, Training Bureau

    Training Bureau Links

    Police Academy
    Police Cadet Corps
    Human Resources
    Administrative Support Division

    NYPD is now on YouTube. NYPD Recruiting Webpage

    Preparing the Finest

    COURTESY

    PROFESSIONALISM

    RESPECT

    Curtir

  15. ficam só inventando essas merdas, e esquecem-se a atividade fim!!!

    A verdade é que na PC o mais fácil é enfrentar ladrão de rua!

    O mais dificil é enfrentar os ladrões de ….

    Curtir

  16. NÃO SE PREOCUPEM, NÃO, IRMÃOS POLICIAIS CIVIS. CHEGARÁ AINDA O DIA EM QUE NÓS ESTAREMOS TRABALHANDO FARDADOS, DIZENDO EM ALTO E BOM TOM “SIM, SENHOR; NÃO, SENHOR” E DIZENDO O FAMOSO “NEGATIVO; POSITIVO”. CURSO NA ACADEMIA DO BARRO BRANCO: É PRA VIRAR COXINHA DE VEZ MESMO. É O INÍCIO DO FIM DA POLÍCIA CIVIL.

    Curtir

  17. Precisamos melhorar a qualidade dos curso, exigindo que os PROFESSORES, sejam melhor qualificados, e possam buscar sempre novas técnicas para melhorar as aulas, também precisamos melhorar a Academia em qualidade quantidade de materiais didáticos e equipamentos, melhorar os alojamentos, banheiros, e construirmos um laboratório de verdade para trabalhos em local de crime, é isso que realmente importa, qualidade de ENSINO, agora EDUCAÇÃO cabe em qualquer lugar, infelizmente muitos não sabem se comportar, mas, fazer o quê, passaram no concurso… e agora teremos que aturar todo tipo de pessoa, inclusive a mim…

    Curtir

  18. isso é viadagem….
    Me recordo sobre uma histórinha que diz que certa vez que um Juiz fez uma visitinha surpresa numa especializada, o titular esatava de férias e ele pediu que abrissem, pois queria ver o que havia dentro. Ai disseram que a sala “era” do titular e que só ele teria!!
    O Juiz desceu das tamancas e mandou arrombar a porta, e mandou sindicar o delegado, pois a sala não era dele, e sim do povo e do Estado, explicou que por estar trancada não havia problema, mas só o titular ter a chave era demais, ou seja, ele havia tornado algo publico como particular.

    Hoje ele é cardeal!!

    No caso em tela que diz que é proibido entrar no corredor do Diretor, digo o que o magistrado disse com relação a sala, o diretor não tem nada ali, o corredor não é dele, portanto ele não pode proibir que pessoas ali transitem, e outra, ele como dirigente de ensino tem que estar de portas abertas para receber os alunos, até porque ele é um servidor publico, nada pode ser a contento dele.
    Mais uma ilegalidade que ficara por isso mesmo….

    Cade a Corregedoria?
    Cade o MP?

    Sem contar que a portaria não tem valor nenhum, ele passou por cima de uma LC (LOP) e de um decreto (RAP), além de cardeal virou legislador, é muita pretensão, através de uma portaria adm, criar critério de avaliação num curso de formação!!

    Curtir

  19. RIDAP? ISSO SERIA UM R2PM OU RDD OU COISA DO GENERO? SAIAM FORA ENQUANTO HÁ TEMPO….NÃO VALE A PENA PAGAR PAU PRA ESSES VERMES DA CUPULA. ELES JOGAM TEMPO FORA FAZENDO REGULAMENTOS QUE NÃO TEM NADA A VER COM A REALIDADE! VOCÊS SERÃ HUMILHADOS PELA POPULAÇÃO, PELA PM, PELOS SUBALTERNOS E COM RAZÃO. SOU DELEGADO HÁ MUITO TEMPO E SÓ O QUE OUÇO SÃO ESQUIZOFRENIAS E BABAQUICES QUE ESSES CARAS CRIAM…A GENTE TEM QUE TER DELEGADOS PREPARADOS PARA O CRIME, PARA SEREM FIRMES NUM PLANTÃO DE PERIFERIA, SUPORTAR AS ADVERSIDADES TÍPICAS DA CARREIRA….NÃO FICAR FAZENDO BALÉS, CROCHÊS OU TENTAR IMITAR A PM COM REGULAMENTOS COVARDES…PRA MIM, QUEM INVENTOU TUDO ISSO É UM COVARDE, MAÇANETA DE MERDA E NUNCA ASSUMIU VERDADEIRAMENTE SUA FUNÇÃO….TEM QUE IR PRO LIXO…QUE MERDA DE CURSO É ESSE!!!DA PC OU DA PM!!!PRA MIM VOCÊS SÃO UNS BANDO DE MARICAS TRAVESTIDOS DE MILICOS…

    Curtido por 1 pessoa

  20. isso é coisa de viado que ainda não saiu do armário…

    dá um tiro nos braços ou nas pernas do malaco, dá!

    VC MORRE NO REVIDE,PQ O MALACO TE ACERTA UM TECO NA SUA CABEÇA!

    Nos EUA, se um polícial te der uma ORDEM, com a arma nã mão e você ousar SE COÇAR, ele te atira em PONTO VITAL !

    ISSO È REGRA! POLÍCIA É PARA SE RESPEITAR!

    Aqui o maior respeito que o polícia deve dar é morrer no lugar do malaco!

    SOCORRO! QUERO ASILO NA ITÁLIA!

    Curtir

  21. Criaram uma matéria nova: Puxa-Saco
    Como agarrar uma bola, antes que outro a pegue.
    Se vc perder uma pode se redimir e tentar agarrar a outra ficando na média com uma bola na mão.

    Curtir

  22. Nossa já começaram molhando a mão dos delegados novos!!!
    Vão receber 100 só para ficarem quietos.

    Curtir

  23. Cai fora da PM por causa disso .
    Vai ter LEC parcial , intermediária e total ?
    O fim se aproxima , senhores !!!

    Curtir

  24. SÚMULA VINCULANTE GARANTE ACESSO AOS AUTOS DE INQUERITO POLICIAL

    O Supremo Tribunal Federal editou a 14ª Súmula Vinculante que deixa claro o direito dos advogados e da Defensoria Pública a terem acesso a provas documentadas levantadas em inquéritos policiais, mesmo que ainda em andamento. O enunciado aprovado, pelo Plenário da Corte do STF começará a vigorar assim que publicado no Diário Oficial, com o seguinte teor: “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo e irrestrito aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório, realizado por órgão de competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa”.

    Curtir

  25. pessoal, na boa, tem um taba postando no blog que não sou eu.

    até gostaria de conhecê-lo, mas eu sou o Tabajara Zuliani do SIG de Araras / SP e não uso pseudônimos.

    Please, stop that!!!

    Abraços,

    Taba – ex vocacionado de polícia.

    Curtir

  26. Senhores PC, esclareçam-me uma duvida?
    Se A CONSTITUIÇÃO FEDERAL em seu Art 144 delimita a atividade de policia civil como ivestigativa E não ostensiva,
    Pq utilizam uniformes e Vtr caracterizados?
    EX: Garra , Ger dentre outros. Não é uma icoerência?
    Particularmente , nao conheço os ESTATUTOs que delimitam suas atividades, por isso duvida!
    Nao estou criticando o ato em si, mas é uma pergunta pertinente!

    Curtir

Os comentários estão desativados.