16h16min – 30/01/2009
Latrocínio, estupro e roubo de carga crescem em SP, informa secretaria
Crescimento compara dados de 2008 e 2007. Outros crimes tiveram redução na taxa por 100 mil habitantes.
A ocorrência de crimes de latrocínio (roubo seguido de morte), estupros e roubos de carga no estado de São Paulo cresceu em 2008 em comparação com o ano anterior. Em relação a 2007, os crescimentos foram de 21,4%, 4,16% e 2,45% no número total por 100 mil habitantes, respectivamente. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (30) pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo e fazem parte da estatística da criminalidade de 2008.
Em números absolutos, foram 267 roubos seguidos de morte, 3.387 estupros e 6.344 roubos de carga no estado em 2008. Embora a secretaria não tenha uma explicação efetiva para o crescimento percentual do latrocínio em relação ao ano anterior, o coronel Daniel Rodrigueiro, subcomandante geral da Polícia Militar, responsabilizou a má fiscalização em todo o trecho de fronteira do país.
“Para você ter uma idéia, na semana passada a Polícia Rodoviária apreendeu na SP-425, km 296, um carregamento de 20 pistolas israelenses com 47 carregadores. De onde vem esse material? Com certeza da tríplice fronteira”, disse. (CULPA DOS ÓRGÃOS FEDERAIS)
O delegado geral adjunto da Polícia Civil, Paulo Bicudo, afirmou que a polícia vem percebendo também que a sociedade está mais violenta. “Se percebe que o tipo de arma utilizada é mais forte. Um marginal usando uma arma com maior poder de fogo, mais capacidade de repetição (do tiro) tende a fazer um estrago maior”, afirmou, acrescentando que o crime ocorre, na maior parte das vezes, porque a vítima esboça reação. De acordo com ele, o percentual de esclarecimento desses crimes cresceu 47,2% em 2008 em relação ao ano anterior. ( A SOCIEDADE ESTÁ MAIS VIOLENTA…A CULPA É DA VÍTIMA QUE MORRE POR REAGIR )
Estupro
Depois do latrocínio, o crime que cresceu de forma mais expressiva no estado foi o estupro, segundo o levantamento. Foram 8,18 crimes a cada grupo de 100 mil habitantes. Para o coronel Rodrigueiro, o crime é de difícil prevenção e prisão porque, em muitas vezes, corre em locais fechados, dentro de residências, por exemplo. “Aconteceu ontem um estupro de um avô contra duas crianças no interior de uma casa. Como a polícia vai prevenir esse tipo de delito?”. Segundo ele, é importante que as pessoas denunciem à polícia caso “elas percebam que na própria casa, uma criança está sendo admoestada”. ( A RESPONSABILIDADE É DA FAMÍLIA )
Tráfico de drogas
O total de apreensões relacionadas ao tráfico de drogas teve um dos maiores crescimentos percentuais. Em 2008, aumentou 106% em relação a 1999 a 34% no comparativo com 2006. Mas, de acordo com o delegado geral adjunto da Polícia Civil, não é possível saber se esse maior número de apreensões se deve a maior quantidade de drogas circulando pelo estado. “Acredito em uma ação da polícia mais eficiente que acabou resultando em um número maior de apreensões.” ( HÁ MUITO MAIS DROGAS CIRCULANDO NO ESTADO )
Redução da criminalidade
Ainda de acordo com a pesquisa, todos os outros crimes contabilizados sofreram quedas no comparativo com o ano anterior no número por 100 mil habitantes: furto (-7,46), furto de veículos (-7,52), homicídio culposo (-3.63), homicídio doloso (-10,05), lesão corporal dolosa (-12,5%), lesão corporal culposa (-6,07%), roubo (-0,06%), roubo de veículos (-13,41%), tentativa de homicídio (-11,57) e roubo a banco (-1,05).
A queda mais enfatizada pela secretaria foi a de homicídios dolosos, com intenção de matar. Segundo a polícia, em 2008 foi registrado o menor índice desde 1999, quando a secretaria começou a fazer uma estatística estadual dos crimes. Naquele ano, foram registrados 12.818 homicídios intencionais no estado e, em 2008, foram 4.426. A queda foi de 70% no período. Em relação ao ano de 2007, a queda também foi expressiva, de 10,05%. Foram 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, menos da metade da média nacional, de 24,5, e considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde da ONU. ( SEMPRE FORAM FEITAS ESTATÍSTICAS ESTADUAIS, NA VERDADE APENAS FORAM ALTERADAS E UNIFICADAS A CONTABILIDADE CRIMINAL DA PC e DA PM )
Para o subcomandante geral da Polícia Militar, a diminuição nos índices de criminalidade se deve ao trabalho feito em conjunto pelas três polícia existentes no estado – militar, civil e científica – ao longo dos anos. “Esse é um processo lento que vem acontecendo no estado desde 1999. Um trabalho técnico, perseverante, das três policiais que trabalham de forma integrada. Por parte da PM, nós temos aplicado nesse período de 1999 para cá ações de policiamento. Também trabalhamos com a polícia inteligente. Onde está acontecendo crime, o dia, o local e o horário, a gente encaminha policiamento para lá.” ( TRÊS POLICIAS…MELHOR QUATRO, POIS TEMOS AS GUARDAS MUNICIPAIS )
Bicudo creditou a diminuição nos índices aos investimentos em tecnologia. “Esse investimento forte torna a investigação mais científica.”
( ÚNICO INVESTIMENTO FORTE ACHO QUE FORAM NAS TORRES DE TRANSMISSÃO DE UNS 70 METROS DE ALTURA …COM AQUELES CONTAINERES DE R$ 500.000,00, vazios ). Ah, investimentos fortes nos Syntax! Uma grande porcaria para uso profissional. Quem aprovou deveria ser “engradado”.
_________________
Pingback: BICUDO NÃO É BEM ASSIM: OS HOMICÍDIOS DIMINUIRAM DRASTICAMENTE DESDE 2003 : tecnologia
Pingback: BICUDO NÃO É BEM ASSIM: OS HOMICÍDIOS DIMINUIRAM DRASTICAMENTE DESDE 2003 POR CULPA DO LULA… : receitas
Até quando a sociedade paulista vai engolir discursos mentirosos.
É hora de mudança de postura. Paremos urgentemente com a maquiagem de estatística….
Qto a integração dos trabalhos, basta lembrar a “Batalha do Morumbi”.
Assim é a segurança pública no governo Serra. Maquiagem de estatística, discursos mentirosos, etc, etc.
Deus nos ajude e a nossos filhos e netos.
CurtirCurtir
Combatente, vc vai ter outra chance…no ano de 2010…pouco antes das eleições…AJUDE o MERCADANTE!!! vá às ruas!!!
CurtirCurtir
AH, TÁ DE BRINCADEIRA!!! QUE DISCURSO DE PETISTA É ESSE? “A POLÍTICA DO FHC DESEMPREGOU UM MONTE DE GENTE”. COMO SE OS EMPRESÁRIOS TIVESSEM SOMENTE UMA PREOCUPAÇÃO: PLANEJAR DE FORMA MAQUIAVÉLICA A FORMA MAIS TIRANA POSSÍVEL DE SE MANDAR TRABALHADOR PRA RUA. O LIVRE MERCADO, NO MUNDO INTEIRO, TIROU MILHÕES DA MISÉRIA. COMO PODE UM DELEGADO DE POLÍCIA FALAR BEM DE UM EX-GREVISTA, DE UM BADERNEIRO QUE SE TORNOU PRESIDENTE E QUE FINGE NÃO SABER O QUE OS SEUS PARES ESTÃO FAZENDO AOS COFRES PÚBLICOS. O PIOR DE TUDO E LER A SUA OPINIÃO A RESPEITO DO QUE LEVA O CARA A SE TORNAR CRIMINOSO: O DESEMPREGO. FAÇA-ME RIR.
CurtirCurtir
JÁ TEM POLICIAL FAZENDO CAMPANHA PELA TAL DA DILMA. A MESMA TERRORISTA QUE AJUDOU A ROUBAR UM QUARTEL DO EXÉRCITO EM OSASCO, A MESMA QUE AJUDOU NUM ROUBO A BANCO, A MESMA QUE AJUDOU EM SEQUESTRO. QUE SE DANEM OS PETRALHAS E AS TUCANALHAS. SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO. SÃO TODOS PREOCUPADOS COM “QUESTÕES SOCIAIS”.
CurtirCurtir
meu….
se o capeta aumentar meu salário e me der condições de serviço decentes…
VOTO NO DEMO!
CurtirCurtir
AGEPOL, entendo seus questionamentos…enfim, vote então no PCO…nao fará diferença nenhuma…entende?
Os únicos que tem força aqui em SP…ou é o PT ou é o PSDB, logo repense se votar no PCO é uma boa…
*Aleluia, cara…me nego a dizer sobre tal babaquice…
Forte abraço
CurtirCurtir
COLEGA AGEPOL,
FICO TENTANDO DESCOBRIR, COM MEUS BOTÔES, O QUE UM DIREITISTA CRASSO COMO VOCÊ, PROCURA COM A LEITURA DESSE BLOG.
SERÁ QUE É AUTO PUNIÇÃO???
ACHO QUE POSSO DIZER O MESMO DO COLEGA ALELUIA. QUE, DIGA-SE DE PASSAGEM, DARIA UM EXCELENTE DELEGADO GERAL, OU QUIÇÁ, UM EXCELENTE SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA, NOS MOLDES DE NOSSO GOVERNADOR…
TORÇA PARA A “NOVA POLÍCIA” NÃO VINGAR, COLEGA! NELA, NÃO HAVERÁ LUGAR PARA PULIÇA COMO VOCÊ!
CurtirCurtir
AGEPOL:
Tu não leu ou não compreendeu: O DESEMPREGO não leva o ex-empregado para o crime.
O desemprego leva OS FILHOS do desempregado para o crime.
O Lula nunca foi baderneiro. No Brasil atualmente temos duas espécies de políticos e descendentes; OS TERRORISTAS DA DIREITA e TERRORISTAS DA ESQUERDA.
A “DILMA” , SERRA, ALOYSIO , fazem parte dos terroristas da esquerda. O AÉCIO, o GERALDO, O SARNEY OU MAGALHÃES, teroristas de direita.
O AGEPOL é defensor do empresariado brasileiro….rs.
Acredito – a história prova – quem tirou bilhões de homens da miséria foram os próprios trabalhadores.
O empresário: talvez o FORD…rs.
CurtirCurtir
Nenhum estado apresentou queda de homicídios tão significativa quanto SP em 10 anos… Será que só sabem criticar? É difícil reconhecer quando algo é bem feito? Se Serra e sua turma fazem alguma “m… eu desço o pau, mas se mandaram bem eu tenho que admitir! É simples!!!
CurtirCurtir