Sem querer remar contra a maré, mas já remando…
Sinceramente acho que o Flit Paralisante exagerava, os textos postados iam muito além da liberdade de opinião e de expressão garantida pela nossa constituição pela carta da ONU e por toda e qualquer legislação democrática que eu conheço.
Ocorre que esta liberdade tem limites, e pode ser sim retirada em casos de abuso e sempre claro, por ordem judicial o que ocorreu no caso.
No Flit Paralisante eram feitas acusações por diversas vezes agressivas, pessoais e sem prova alguma.
Aos meus olhos,e de muita gente, algumas das verdades escritas ali, acabavam se perdendo no meio de tanto denuncismo sem prova alguma.
O Dr Guerra não tinha medida, ou era 8 ou 80, ou se estava a favor dele ou era um inimigo cooptado pelos corruptos dominantes.
Durante a greve, chegou a pedir desculpas pelas acusações feitas a um colega que foi defendido veementemente pelos comentáristas, e incitou de forma absolutamente irresponsável um confronte entre policiais civis e militares.
O que eu acho lamentável de tudo isso, é que o blog só teve a sua retirada do ar, quando da Greve da PCSP, momento em que apesar dos comentários acima, ele efetivamente virava uma espécie de “voz” da categoria.
Ou seja o governo só se mobilizou para tirar o blog do ar, quando este o incomodou politicamente e não por uma defesa da legalidade ou da columidade pública.
Por fim, acho demasiado falar em censura e fazer comparações com o regime militar, quando se tratam de decisões emanadas pelo poder judiciário e sem conhecer os processos que deram origem as medidas judiciais.
Faz parte da democracia e do estado de direito, ordens judicias para restrições de publicações, no caso do Blog do Dr Guerra, se eu fosse juiz, provavelmente determinaria a retirada do blog do ar, e acho que qualquer um dos leitores com formação jurídica faria o mesmo, o conteúdo do blog, não expressava simplesmente a opinião do editor e acabou virando um veiculo para acusações sem prova alguma.
Resumindo, ainda que por motivação política o Dr Guerra deu margem a medida judicial.
Acho que o caso não é de censura, alem de leviano, tal classificação é ofensiva com o poder judiciário e com o juiz que emitiu a ordem.
Estamos cometendo o mesmo erro que sempre acusamos a imprensa e a sociedade de fazer em ocorrências envolvendo policiais, estamos senod parciais e vendo apenas um lado da história.
Abç
Opa Benito, tá sumido!
É, você remou contra a maré mesmo, e por isso tenho orgulho do CdP, aqui temos quase sempre um contra-ponto, sempre vem alguém e diz “tudo bem, mas veja por esta outra ótica…”. E isso é excelente.
Inicialmente concordo contigo quanto ao ritmo no Flit, nestes termos. E depois de seu comentário li novamente o post (às vezes escrevo coisas no embalo da emoção, preciso tomar esse cuidado), mas penso que no texto não ataquei a decisão do Poder Judiciário, a qual reconheço a força e soberania; mas critiquei justamente o fato da administração recorrer à jurisdição para calar opositores ideológico-políticos, o que acho, você também concorda. Mas se a decisão foi tomada, que seja cumprida.
Por outro lado, discordando de ti neste ponto, fosse eu o juiz da causa, exigiria que o ofendido, no caso o governador e os outros não nominados, apontassem os textos que classificam como ofensivos, e intimaria o autor a retirá-los, com consequências para o não cumprimento da ordem. O que me parece excessivo é retirar todo o site do ar por conta de um ou outro texto.
Imagine aqui no CdP, muita gente chega aqui vinda do Google atrás de informações sobre diversos temas; mas pegam um daqueles textos de opinião que volta e meia escrevo, e o, digamos, governador do Rio, sente-se ofendido. Vai apagar o site todo? Não poderiam os demais leitores acessar o conteúdo que nada tem a ver com a suposta ofensa?
Fosse assim, quando uma reportagem política ofensiva fosse contestada, o site do Globo ou o Dia ou a Folha seriam retirados por inteiro do ar também? Que peso damos, na balança constitucional, ao direito à informação, liberdade de imprensa e à livre manifestação do pensamento, sendo certo que não estamos aqui nos valendo de anonimato?
Ou falta ao mundo jurídico a compreensão do que seja um blog, que nada mais é do que uma junção de diversos artigos,tal como é um jornal ou uma revista online?
Por fim, ainda revisando o texto, a palavra censura foi utilizada apenas em referência ao post do Cultcoolfreak, e neste caso refere-se exatamente à isso, mas nada tem a ver com blogs, e sim a censura do servidor em seu meio profissional.
Enfim, acho que estão tentando usar o Judiciário para propósitos outros, que não a defesa da lei e do Estado de Direito. E acho que ao denunciarmos este tipo de coisa, estamos em verdade não contestando a ordem judicial, mas sim protegendo nosso sistema legal e jurídico.
Poxa, já temos mais de 400 artigos neste blog, imagine perder tudo porque um político sentiu-se ofendido por uma linha de um post de 1 ano atrás.
Quanto a ser parcial, é provável que esteja sendo – e neste caso talvez caiba uma correção sim – , mas ainda acredito que nestes textos em que me referi ao Flit, o fiz tentando me ater não ao endossamento de suas denúncias, mas ao direito dele escrever (sabendo das consequências, afinal ele é bacharel em Direito), e ao meu de ler, já que era a fonte de informação sobre os acontecimentos em SP além da imprensa.
Este debate vai ser longo hehehe saúde!
Com efeito, um blog que contava milhares de postagens efetuadas com base em notícias amplamente divulgadas pela imprensa formal, não pode ser denominado como denuncista. Especialmente, denúncias sem provas de cunho pessoal.
· Ora, aquelas “denúncias” de cunho pessoal, aos poucos, acabaram demonstradas por séries de sérios indícios.
· Também, aos poucos, conforme a dinâmica processual, estão sendo provadas perante o Poder Judiciário. Por outro lado, o fato de não ser possível provar determinado fato atribuído a agente público, salvo a prerrogativa da Instituição denominada Presidência da República, não impede a propalação. Importa seja ele verdadeiro. Não constitui crime atribuição de fato verdadeiro sem prova. Crime é difamar ou caluniar pessoa inocente. Quem noticia um fato deve dispor de elementos para a produção de provas pelas autoridades competentes. Mas o ônus da prova cabe ao autor ou ao réu. Não cabe a vítima provar que foi roubado, estuprada ou, absurdamente, provar que foi morto por A ou C. A presunção de crime de calúnia até que o caluniador prove a verdade, mesmo contrariando a respeitável e majoritária posição doutrinária e jurisprudencial, para nós, foi construída ao longo de décadas de arbítrio e corrupção administrativa. Imperando a posição do mais forte, ou seja, da autoridade pública acusada de desvios. O administrador público, o agente político, diante da menor crítica acusa o contrário de crime contra a honra. Ou , quando da vigência da Lei de Segurança Nacional, crime contra Instituição. E todas aquelas besteiras, ainda vigentes, tais como: causar descrédito… Denegrir a imagem do órgão ou superior hierárquico. Mero manto para a impunidade.
· Pois bem, “ainda que por motivação política o Dr. Guerra deu margem a medida judicial”. Não consigo compreender tal colocação, pois motivo político não pode, ou não deveria, ser fundamento para uma ordem judicial. Especialmente quando a vítima foi qualificada nestes termos: JOSÉ SERRA E OUTROS.
· Averiguado: A APURAR, ou seja, desconhecido, não sabido, incerto.
· Seriam o ofendido, o Delegado do DEIC e o Juiz do DIPO, cegos? Com efeito, o Blog é conhecido pelo Poder Judiciário. Ele, FLIT PARALISANTE, do Delegado Roberto Conde Guerra, em oportunidades diversas, foi expressamente citado em decisões judiciais; acórdãos, inclusive. Com efeito, o Blog é propriedade do Google ou do usuário que nada paga em dinheiro ao Google pela hospedagem? Verdadeiramente o Blog é do Roberto Conde Guerra, consumidor de um serviço do Google, diga-se, nada gratuito, posto ser pago mediante tráfego aos domínios do Google. Tráfego que gera renda monetária ao hospedeiro.
· Assim, o FLIT PARALISANTE possui um responsável notoriamente individualizado, o qual – como proprietário do site e dono de grande parte da produção intelectual (gostem ou não, preste ou não) nele publicada – deveria ser, no mínimo, intimado da decisão “liminar” supostamente requerida pelo Senhor José Serra. Nem isso o Juiz do DIPO fez. Aliás, magistrado que , por função principal, deveria impedir atentados aos direitos individuais, tais como: prisão ilegal, escuta ilegal, quebra de sigilo bancário e fiscal ilegal, perda IRREMEDIÁVEL de bens sem o devido processo legal, entre outros. Continuando, digo aqui Senhor, pois a Governadoria não possui a prerrogativa do Presidente da República, ou seja, a iniciativa da ação penal por requisição de autoridade semelhante ao Ministro da Justiça. Friso que, em tempo algum, atribuímos quaisquer crimes ao homem José Serra, muito menos quaisquer crimes por ele cometidos como chefe do Executivo. Não nego a existência de injúrias por parte de comentaristas, logo após, a “batalha” na porta do Palácio dos Bandeirantes. Também nunca negarei o tom cáustico de algumas das postagens por nós assinadas. Contudo ofensas de maior gravidade são observadas em comentários de outros blogs, nos sites da Folha, de O Estado, de o Globo, no UOL e Terra. Ofensas e acusações contra a Polícia, contra o PSDB, contra o Governador José Serra, nunca foram monopólio do responsável e dos leitores do FLIT PARALISANTE.
· E a julgar pelos ppoucos comentários ofensivos postados neste Blog, o meu Governador será eleito Presidente da República em 2010. Não será o Blog o causador de qualquer arranhão a sua imagem como pessoa humana e homem público.
· Outrossim, as desculpas que pedi, durante a Greve, ao doutor NICO, não foram frutos dos comentários em defesa da autoridade. Antes, foram espontâneas. Outras desculpas que expressamente pedi, noutras oportunidades, nunca foram feitas por pressão de comentários ou de qualquer outra natureza.
· Pedir desculpas, ou seja, retratação, para nós, é obrigação moral diante da injustiça cometida. Sempre foi segundo a nossa consciência, independente do estilo por nós adotado para expressar os nossos pedidos de desculpas: PEDIR PENICO PRO NICO… O DOUTOR ALDO GALIANO É PEDRA 90, ambas durante o período da greve. Só peço desculpas para quem de fato julgar merecedor.
· Se fosse por pressão teria pedido perdão para o Diretor do Denarc, para o Di Rissio, para o ex-Seccional de Moji das Cruzes, etc. O caro Benito, neste aspecto, enganou-se. Jamais pedimos desculpas a colegas em face de protestos “veementes”. E os mais veementes protestos foram em defesa do Delegado LUCIANO H. CINTRA. E não lembro ter pedido desculpas ao colega.
· Quem sabe, quando souber exatamente qual o crime cometido, futuramente venha pedir perdão ao Governador José Serra e outros.
· Contudo, o Governador é o político mais inteligente do Brasil…
· Jamais se sentiria ofendido pelo conteúdo deste Blog. Da minha leitura do Código da Vida – do Saulo Ramos, principalmente.
· Sabe discernir um desabafo de uma ofensa gratuita.
· Por fim, “incitou de forma absolutamente irresponsável um confronte entre policiais civis e militares.”
· Caro Benito, você nunca leu o FLIT PARALISANTE.
· Ou, irresponsavelmente, quis interpretar de forma distorcida aquilo que leu. E , ao contrário daquilo que defendeu, acreditamos que só podemos sofrer responsabilização pela nossa opinião. Jamais pela opinião de terceiros externadas, pelos leitores, no Blog: se eu fosse juiz, provavelmente determinaria a retirada do blog do ar, e acho que qualquer um dos leitores com formação jurídica faria o mesmo, o conteúdo do blog, não expressava simplesmente a opinião do editor e acabou virando um veiculo para acusações sem prova alguma.
Um Comentário
quem é Benito???????
CurtirCurtir
Não sei.
Possivelmente um pseudônimo empregado por leitor e comentarista do blog “CASO DE POLÍCIA”. Espero não seja Mussolini…rs.
Mas pela sua leitura acerca da liberdade de manifestação se aproxima de Hitler. Com todo respeito, basta ler Mein Kampf.
No fundo, no fundo, livro de cabeceira de muitos homens públicos brasileiros. Retirado o conteúdo anti-semita.
Enfim, por me acusar de “denuncismo sem provas ” me parece ser Delegado de São Paulo.
Ou nunca leu o Blog com atenção; deturpando com base em informações e comentários de terceiros. Afinal, quando incitamos combate físico entre grevistas e PM?
Não sou membro de sindicato, nunca pude comparecer a quaisquer atos públicos e, principalmente, o Blog sempre defendeu policiais civis e militares sem quaisquer distinções. Também não me chamo Major Olímpio, tampouco Paulinho da Força Sindical. Aliás, nenhum dos dois incitaram o embate. O culpado todos sabem; não é o Conde Guerra.
CurtirCurtir
estou percebendo que o senhor esta testando temas para o flit. arrisco sugerir que tente Theme: The Journalist by Lucian Marin. está no quinto módulo de temas. tem no mínimo uma area de escrita superior em 25 % a este seu atual vault9. e o título do blog fica à esquerda como no flit do blogger
CurtirCurtir
Será que o Benito é a favor de fechar a Veja depois que ele com o Daniel Dantas disse que o presidente tinha conta no exterior.
Ou também quando disse que havia as gravações de escutas telefônicas na operação sathiagrara, será que isso não é leviandade, porque não se censura tais revistas e as fecham, já que ferem a nação.
Seu Benito fique esperto, leia mais, questione mais, não faz mal a ninguém refletir. Agora se voltar contra este pasquim policial, onde encontramos pessoas do bem, melhor que querem o bem e amam a instituição. Quando for reclamar venha ver nossas condições, que são pitorescas. Da vergonha.
CurtirCurtir
Pingback: CARTA ABERTA AO EXMº GOVERNADOR JOSÉ SERRA … E BENITO disse: ainda que por motivação política o Dr Guerra deu margem a medida judicial : natureza
DR. GUERRA, SERIA POSSIVEL, O SENHOR LANÇAR UMA CAMPANHA QUI NO SEU SITE, ONDE POLICIAIS CIVIS PODERIAM RENVINDICAR, VIATURAS E CONCERTOS NAS MESMAS, POIS TEM DEPARTAMENTO QUE RECEBERAM MAIS DE 10 VIAUTRAS NOVAS, E SEM PRECISAR, E ALGUMAS DELEGACIAS ESTÃO SEM NADA,
VERBA PRA ARRUMAR, SE VC PEDIR A SECCIONAL VC É IDEDIATAMENTE RETIRADO DA SUA UNIDADE.
ENFIM ISSO TODO MUNDO JA SABE, MAIS QUANDO SE POE NA IMPRENSA OU ALGUEM LE DE FORA E FALA PPRO MP, A COISA MUDA.
SE TEM VERBA NAS SECCIONAIS, E NINGUEM FAZ NADA?, CADE A GRANA, COMO ELES APRESENTAM AS CONTAS, COM QUE NOTAS FISCAIS? COMPRDAS?
OLHA EM NENHUMA DELEGACIA DA CAPITAL TEM: AGUA PRA BEBER, HIGIENE ADEQUADA, PRINCIPALMENTE A NOITE, PAPEL HIGIENICO, CARTUCHO DE IMPRESSORA, COMPUTADORES COM SOFTWARE ORIGINAIS, PRINCIPALMENTE NAS CHEFIAS, VTR EM CONDIÇOES NORMAIS DE USO, NAS GARAGENS DE ABASTECIMENTOS NÃO TEM OLEO, NEM AGUA E LUGAR PR SE LAVAR UMA DELAS, PARA A SOCIEDADE TER ORGULHO DE NOS VER TRABALHANDO.
ENFIM O FALIU A POLICIA, ALIAS FALIU NÃO DÁ A VERDA E DEIXA MEIA DUZIA METER A MÃO NA VERBA.
PELO AMOR DE DEUS COLOQUE UM TOPICO BEM GRANDE.
VERBAS DE SECCIONAIS DESAPARECEM. FILMEM ALGUMAS VTR,E IMPLOREM PRA UM PROMOTOR DO GAECO, IR DE FININHA EM ALGUM LUGAR E FAZER UMA AUDITORIA.
VAI TODOS SECCIONAIS PRA CADEIA. MAIS TEM QUE SER SERVIÇO SÉRIO SE NÃO ACABA IGUAL O CASO DOS TERNOS DO DIRD, REFORMA DA FAZENDARIA, REFORMA DO PALACIO DA POLICIA. MAQUINAS DE CAÇA NIQUEL ETC ETC ETC.
O ESTADO TODO E TODOS OS SEUS POLITICOS DEVEM ESTAR VIVENDO DA MALDITA CORRUPÇÃO NA PC, POIS É IMPOSSIVEL NINUGME FAZER NADA. O CULPADO SOMOS NÓS MESMO.
TEMOS QUE LUTAR POR UMA CORREGEDORIA IMDEPENDENTE. POIS A NOSSA JA ESTA VENDIDA A TEMPOS NÉ SENHOR MIGUEL EX-CHEFE DOS ESCRIVÃES DA DOP, ESSE VAGABUNDO GANHOU MUITO DINHEIRO NOSSO AQUI DO DENARC, VENDENDO DENUNCIAS FRIAS, O DIA QUE ESSE CORNO CAIR NO PEPC, VAI MORRER NA FACA, PORCO MALDITO.
ERA SO DENUNCIA FRIA NOSSA AQUI DO DENARC QUE ELES MESMOS DA DOP FAZIAM E LIGAVAM PARA NOIS IRMOS LA, PAGAR O PAUZINH9O DELE E NO FUNDO ERA TUDO LENDA.
VAGABUNDOOOOOOOOOOOOOOOO.
VOLTANDO AO ASSUNTO.
VAMOS FAZER UM TOPICO SOBRE DESVIO DE VERBA EM SECCIONAIS.
COLOCANDO AQUI O VALOR QUE CADA UMA DELA RECEBE SE É QUE ALGUEM SABE. E CADA POLICIA ENTRA E FALA O QUE TEM SIDO FEITO PELA SUA DELEGACIA.
VAMOS E AI VAMOS COMEÇAR A MANDAR PRO MP.
OBS. ERA DO DENARC, AGORA ESTOU NO LIXO DO DECAP AQUI BEM NO FUNDÃO.
E NUNCA HAVIA TRABALHADO NO DECAP, E FALO A TODOS COM MUITA PENA NO CORAÇÃO.
ISSO TA UM LIXOOOOOOOOOOOO.
SO NÃO VE QUEM NÃO QUER.
OBRIGADO DR. GUERRA
AOS COLEGAS DESCULPEM ESSAS PALAVRAS CONTRA O ESCRIVÃO DA DOP, ALIAS EX. ELE CAIU, MAIS E QUE DOI AQUI NO PEITO, UM LIXO DESSE NO LOCAL ONDE TINHA QUE SE COMBATER O CRIME DOS POLICIAIS , E ALI QUE SE VENDIA A ESPERANÇA, POIS TUDO ERA ACERTADO.
CADE O CASO TANGANELI, VCS ACHAM QUE ´=E MENTIRA?
EU SEI SE ISSO FOR INVESTIGADO A FUNDO, EU MESMO VO PRA CADEIA, MAIS COMO QUERIA QUE FOSSE TUDO SERIO, POIS EU IRIA MAIS IRIA TAMBEM:
TANGANELI, DR. DESGUALDO, IVANEI, CARREL, POLICIAS DAS DISE TODOS, ALIAS QUASE TODOS.
SE VCS FIZEREM UM LEVANTAMENTO NO PATRIMONIO DE TODOS OS INVESTIGADORES QUE PASSARAM 4 ANOS EM DEPARTAMENTOS COMO DENARC DEIC DIRD (FAZ.) ETC. DA PRA PAGAR A DIVIDA EXTERNA DO PAIS.
TODOS FALARAM DO DENARC MAIS VCS, NUNCA VÃO SABER A VERDADE, QUE É MUITO MAIS MUITO ALEM DO QUE SE POSSA IMAGINAR.
AQUI NÃO SE FALA EM 500 600 MIL É TUDO MILHÃO
O KILO DA PASTA TÁ 7 MIL DOLARES NUNCA ESQUEÇAM DISSO.
CADE AS CANAS QUE SEMPRE TEVE E AGORA NUM TEM MAIS.?
TEM POLICAI NO MEIO DE TODO O PROCESSO DO TRAFICO.
BEM CHEGA POR HOJE.
VAMOS FICAR SO NAS VERBAS DA SECCIONAL E FAZER LOGO ESSE TOPICO.
EM RELAÇÃO A VERACIDADE DA MATERIA EM RELAÇÃO AS VERBAS DA SECCIONAL, E SO IREM NA SEDE DAS SECCINAIS PEGAREM RELAÇÃO DE DELEGACIAS E IREM DE PLANTÃO EM PLANTÃO E VEREM SE TEM AGUAM PAPEL HIGIENICO, COMPUTADORES DA CHEFIA COM PROGRAMAS ORIGINAIS, QUE CEHFEIA TEM MOVIES DO ESTADO ETC ETC ETC.
CurtirCurtir
Pingback: CARTA ABERTA AO EXMº GOVERNADOR JOSÉ SERRA … E BENITO disse: ainda que por motivação política o Dr Guerra deu margem a medida judicial : google
Agradeço a dica desta plataforma.
Gostei!
CurtirCurtir