JOELMIR BETING ESPECIAL PARA O JORNAL DA POLÍCIA 8

O problema é que há consenso geral que se há alguma suspeita de envolvimento de policiais em algum crime, este é sempre culpado.

Há estigmatização midiática, posto que, lamentavelmente, existem inúmeros e frequêntes casos de corrupção policial pipocando nos noticiários. Isso leva à presunção ( errônea, é verdade, mas cômoda em se divulgar) de que todo policial é culpado até prova em contrário. E quando há prova em contrário, fica a impressão que o caso não foi bem apurado… se o fosse, certamente o policial seria condenado!

Essa situação se deve à fossa que as Instituições Policiais sempre foram colocadas e que ainda não se modificou, com exceção do excelente trabalho de markentig da Polícia Federal. ( aqual, no entanto, basta uma notícia negativa para se desmoronar essa recente reputação de eficiência, capacidade e honestidade).

Polícia no Brasil sempre foi sinônimo de repressão não legal, mas repressão governamental e política. E por inércia ou temor, nenhum governante se dispõe a mudar essa visão.

Vejam o conceito (geral) de polícia nos EUA, na Inglaterra, França, etc. Lógico que existem falhas e corrupções, mas a imagem institucional que se transmite é de uma organização exercida por cidadãos especializados, bem treinados e bem remunerados, cuja principal função é servir e proteger o cidadão de bem , o seu vizinho.

Em suma, nesses países, a polícia está inserida no meio comunitário e social em que vive. Seu maior controle externo é a sua própria imagem, mantida pelos seus integrantes e apenas complementada por órgãos oficiais externos controladores.

Este país ainda está estagnado nessa fossa asséptica.

Depende de muitas iniciativas promover mudanças, talvez uma pista boa seja a imagem perseguida e alcançada pela sua congênere Federal.

Os líderes da Polícia Civil Paulista, se não fossem tão frágeis e submissos aos mandos e desmandos do governo estadual, poderiam reunir-se em elaborar estratégias para tal.

Mas tais ações, ainda que difíceis e arriscadas, dependem única e exclusivamente da própria Polícia Civil, a qual ou arrisca uma guinada evolucionária ou continua caminhando a passos largos para sua extinção ou mesmo submissão funcional e administrativa a outros órgãos exógenos à área de Segurança Pública.

Notável isso: no comando da pasta da Segurança Pública, há muitas décadas não se coloca um profissional que entenda da área de Segurança… Seja da Polícia Militar seja da Polícia Civil. Agora, para complicar, inventaram a terceira polícia: a dita científica !

Como diz o meu colega Casoy: Isso é uma vergonha !

______________________

Perfeito, Joelmir!

Oportuno informar   sobre  “o problema é que há consenso geral que se há alguma suspeita de envolvimento de policiais em algum crime, este é sempre culpado”, que tal estigma foi criado e é alimentado pela própria corporação policial.

E darei como exemplo as palavras atribuídas ao atual Corregedor Geral da Polícia Civil.

Ele ao ser contestado sobre a comparação feita em relação ao nosso caso, teria dito aos membros da chapa Fênix: é como  sempre disse ao Di Rissio, quem tem telhado de vidro não atira pedra no do alheio…

Esse Guerra é envolvido com drogas…”sabem como é a Corregedoria não achou nada com  ele …aqui na Polícia nunca fazemos nada direito”.

Palavras atribuídas a quem hoje é o Corregedor Geral,  um antigo Delegado, professor e autor de obras de direito constitucional.

É uma vergonha, como diria Casoy!

Uma vergonha, de fato, é  alguém que se diz humanista fazer comentários de lavadeiras…

Julgando alguém que nunca viu com fundamento nesta máxima: A POLÍCIA ACOBERTA SEUS CRIMINOSOS.

De fato, há até quem tenha como homens de confiança  famosos torturadores : Dr. Capitão.

Um Comentário

  1. Tenho dois filhos, um é professor. A este vivo dizendo, quer mudar o Brasil? Ensine seus alunos, se dedique a eles como sendo sua única prioridade e divulgue a seus colegas de trabalho para que eles façam o mesmo. A vocês peço que prendam o máximo de pessoas ilegais que puderem, de preferência começando pelos colarinhos brancos e descendo até os ladrões de galinhas, entupam as delegacias e prisões, quando não couber mais comecem a deixa-los presos em camburões defronte ao palácio do governador, eu garanto que vocês serão ouvidos e respeitados. Mas não se esqueçam, os ladrões de galinha por último, o mal deles é fome!

    Curtir

  2. Que visão do Joelmir ! Perfeita. E eu que tinha até deixado de assisti-lo na Band depois que ele falou que a Polícia Civil não fazia falta. Já voltei.

    Curtir

  3. entrei no site do Joelmir e não vi esse post. Deixei um recado lá para averiguar a autoria.

    Curtir

  4. Para podermos melhorar, precisamos a começar aceitar críticas, principalmenmte quando sabemos que é verdadeira… Sou policial e realmente a polícia não faz falta, isso é verdade, pergunte as pessoas que vc conhece quer não são policiais, e principalmente se algum dia eles precisaram da polícia, como foram tratatos.. Temos milhões de casos em que vítimas que vão registrar seus BO’s, passam a ser vítima novamente.. Isso aconteceu com minha família pelo menos três vezes, até digo a eles pelo amor de DEUS não diga que tem parente na polícia… A população nos odeia, justamente pelo que fazemos e também pelo que não fazemos… Se queremos uma Polícia melhor, então vamos melhorar cada um de nós… Pena que esse governo que aí está.. não vale muita coisa… Mas um dia elel vai sair e nós vamos ficar… Aqui se fala muito e se faz pouco.. não aceitam críticas, mas gostamos de criticar… Sabemos de colegas é a própria vagabundisse em pessoa e o pior muitos acham que ele é que esta certo… Se uma mulher entra em uma Delegacia para fazer um BO, precisa tomar cuidado, pois, todos alí só pensam e come-la, tratam-na com todo carinho.. é pura falta de respeito… Pega os BOs da sua Delegacia e liga para 50 vítimas de furto ou roubo e pergunta como foi o tratamento da polícia, desde a elaboração do BO e depois, nunca mais a vítima tem informação do caso dela… A Polícia Civil será extinta, se continuarmos não agindo…….

    Curtir

  5. O XHP4 falou e disse. Belo poder de síntese, em poucas palavras falou muito.
    O primeiro passo para a mudança é a consciência.

    Curtir

  6. VAMOS CRITICAR SIM, PORÉM VAMOS TAMBÉM CUMPRIR COM NOSSA OBRIGAÇÃO, DENTRO DO POSSÍVEL. NÃO CONCORDO COM O COMENTÁRIO ACIMA É MUITO GENERALIZADOR, CONHEÇO POLICIAIS QUE CUMPREM BEM COM SUAS OBRIGAÇÕES, DENTRO DO POSSÍVEL, MESMO PORQUE SEM MATERIAL, SEM MOTIVAÇÃO, SEM SALÁRIO, CHEFIAS E CÚPULA CORRUPTAS, APESAR DE TUDO ISSO MUITOS POLICIAIS AINDA DÃO ATENÇÃO E TRATAM BEM AS PESSOAS QUE O PROCURAM, NA MINHA REGIÃO PELO MENOS MAIS DA METADE DOS POLICIAIS, PELO MENOS TRATAM BEM AS PESSOAS, COM RESPEITO, DIGNIDADE, FAZEM O QUE PODEM E MUITAS VÍTIMAS ENTENDEM NOSSA SITUAÇÃO PRECÁRIA E NOS APÓIA, NÃO VAMOS GENERALIZAR PARA NÃO SERMOS GENERALIZADOS, POR EXEMPLO, TODO POLICIAL CIVIL É CORRUPTO, JÁ OUVI VÁRIAS VEZES ESTA FRASE, PORÉM ELA NÃO ME ABALA, CONTINUO CUMPRINDO MINHA MISSÃO, DENTRO DO POSSÍVEL, E SEI QUE OS BONS POLICIAIS NÃO SE DEIXAM ABATER COM ESTAS DECLARAÇÕES, POIS ELAS VEM DE PESSOAS SEM VISÃO, DESPROVIDAS DE INTELIGÊNCIA QUE NÃO SABEM SEPARAR O JOIO DO TRIGO. CAFAGESTE, SAFADO, DESONESTO, FDP, TEM EM TODAS AS PROFISSÕES, MESMO PORQUE TODOS OS POLICIAIS SÃO ORIUNDOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ENTÃO É ISSO QUE TEMOS, APESAR DE TUDO TENHO ORGULHO DE SER INVESTIGADOR DE POLÍCIA E ISSO NÃO É PALAVRA DE CALÇA BRANCA, JÁ SOU SEXTA-PARTE E AINDA ACREDITO QUE UMA ONDA NACIONAL DE LUTA SE INICIOU E AS COISAS COMEÇARAM A MUDAR, VEJAM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NOS DEMAIS ESTADOS, TODOS LUTANDO POR MELHORES CONDIÇÕES E REPUDIANDO OS CORRUPTOS, DEPOIS DE TANTO TEMPO NÃO SE PODE MUDAR DO DIA PRA NOITE, O CAMINHO É LONGO, PORÉM PRETENDO TRILHÁ-LO. SE TIVER UNIÃO OS BONS VENCERÃO, SEM OMISSÃO É CLARO.

    Curtir

Os comentários estão desativados.