SUBLIMINAR SAPATADA DE LULA “VERSUS” AS REAIS VIOLÊNCIAS DO GOVERNO SERRA CONTRA A LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO 29

Home
Sobre
Subliminar a “sapatada” de Lula ?
Opinião do Raul 12 de Janeiro de 2009 � s 22:17
Sobrou uma imagem bem humorada do presidente Lula, quando fez de conta que atiraria um sapato nos jornalistas que cobriam a abertura da Couromoda em São Paulo. É a sua piada da vez, desde que o jornalista iraquiano Muntadhar al-Zaidi tentou atingir George W. Bush dessa maneira. Subliminarmente esse gesto presidencial acontece logo após a sua recente declaração à revista “Piauí”, debochando da mídia, quando disse que se indispõe com a leitura de jornais e revistas e com o acompanhamento do noticiário e opiniões pelas emissoras de rádio, TV e pela internet.

Brincadeiras e humor à parte, novamente Lula emite sinais de desrespeito com a imprensa e desprezo com o comportamento que se espera de um ocupante do cargo mais importante do país. Sem preconceito, mas há uma liturgia mínima que se orienta na ética e na própria moral para desempenhar e simbolizar o poder em um país. Não basta ser sério; é preciso parecer sério.

Por essas e por tantas outras sobressaem os motivos da empatia popular com o presidente da República. Esse é um modelo a ser seguido ? Pena que nem sempre ele se utiliza de exemplos ou atitudes que poderiam modificar para melhor o comportamento de muitas pessoas. Mas a história registra como nunca, que o legado maior desse governo é não ter medo de ser feliz e assistencializado. Qualquer comentário na direção política oposta é intriga, torcida pelo quanto pior melhor, golpe.

A cena da “sapatada” ocupou espaço em todas as mídias. Não ví nenhuma graça nela. Não lí até postar este comentário uma interpretação parecida com a minha. Juro que torço para que o atual governo termine logo e que não deixe para os seus sucessores uma herança maldita, especialmente de ignorantes e incapazes de conviver numa plenitude democrática, como exibe em muitas oportunidades.

Para mim, qualquer gesto contra a imprensa, por brincadeira ou subliminar mesmo, é uma afronta à democracia. Qualquer declaração de menosprezo à importância da imprensa, também pode ser qualificada como um ataque à educação do país, porque o nosso presidente, ao mesmo tempo em que inclue os mais pobres nas escolas, nas universidades e promove uma reforma ortográfica, não se cansa de se vangloriar contra o estímulo à leitura e a outros hábitos de instrução.

E você, achou graça na “sapatada” de hoje ?
http://www.raul.blog.br/338/subliminar-a-sapatada-de-lula/

______________
A opinião do caro Raul Christiano deve ser respeitada. De regra, chefes de governo, não sabem conviver com os escritos alheios. Salvo dos bajuladores.
Entretanto, tudo aquilo que se diz de Lula, com maior razão, deve ser aplicado ao meu governador José Serra.
O governador tucano, talvez, antes de debochar da imprensa, debocha do cidadão.
O método: calando a boca dos críticos ou manipulando as informações conforme os seus interesses.