POLÍCIA CIVIL: ESCÂNDALO INESQUECÍVEL 7

04.jan.2009
Redação Diário de Mogi
Polícia Civil: escândalo inesquecível
O ano de 2008 terminou com um dos maiores escândalos já ocorrido na Polícia Civil da Região do Alto Tietê, desencadeado após a Operação Carta Branca, promovida pelo Ministério Público e pela Corregedoria da Polícia Civil.
Foi descoberto o sistema de fraudes e vendas de cerca de 40 mil CNHs na Capital e em mais 7 Estados, que gerou milhões de reais obtidos de modo ilícito.
Um dos principais acusados de envolvimento, o delegado Carlos José Ramos da Silva, que em maio perdeu o cargo de Seccional por conta de outra irregularidade que atingiu delegado e policiais civis em crimes de extorsão, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Entre eles, estavam integrantes do Garra (Grupo Armado de Repressão a RouBos e Assaltos), equipe considerada de elite.
A Operação Carta Branca levou para a cadeia três delegados, o titular de Ferraz, Juarez Pereira Campos e o seu assistente, Fernando José Gomes e Carlos José, o “Cazé”, além de vários policiais.
Hoje, o grupo está livre da prisão por força de habeas corpus, responde processos em liberdade, conforme determina a legislação.
Na história da Polícia Civil da Região de Mogi nunca aconteceu caso semelhante, de repercussão nacional na mídia, justamente tendo como principais protagonistas autoridades e policiais, que representam a lei e merecem a credibilidade da população.
Na sede da Delegacia Seccional, no Bairro do Shangai, há uma galeria com fotografias dos ex-seccionais que administraram a Polícia Civil em Mogi e Cidades vizinhas. Cada “chefe” tem uma história.
A gestão de “Cazé”, que terminou em maio após 13 anos, não será esquecida.
No quadro ainda falta a sua fotografia, ainda a ser inaugurada pelo atual seccional Sérgio Abdalla, que tem retardado a data solene.
A perspectiva de que “Cazé” sairia do Presídio da Polícia Civil, em São Paulo, após cinco meses, aconteceu no último dia 19.
Os policiais acusados estão suspensos pela cúpula da Polícia Civil, mas continuam ganhando.
Foram obrigados a entregar as armas e os distintivos.
Em tese, teriam que “trabalhar” em serviços burocráticos, mas a atividade é questionável.
O grupo nega as denúncias e coloca em ação os seus advogados.
Alguns dos atingidos culpam a mídia, outros o Ministério Público e poucos preferem ficar em silêncio, mas todos acreditam na absolvição.
Diz jargão popular que “a Justiça é cega, mas não falha”.
Será?
Na análise da situação é correto conceituar que pior que bandido, que por motivo ou outro, optou por uma vida marginalizada, é o policial bandido, que se esconde por de trás de um cargo de representante da lei, para obter vantagens ilícitas, que redundam no aumento do patrimônio.
Em 2009, bem que o Ministério Público poderia iniciar o ano visando bloquear e exigir o seqüestro dos bens ilegais em desfavor dos policiais bandidos e em benefício da coletividade.
_______________
Escândalo mais do que previsível, diga-se.
Mas foi bem administrado.
Além dos pecadores de Mogi, a Administração encontrou alguns inocentes para vilipendiar como culpados pela fraude das CNHs (fraude muito bem conhecida pela cúpula da Polícia e do DETRAN).
Verdadeiramente inesquecível só a seguinte regra: DELEGACIA DE TRÂNSITO É PARA APADRINHADO OU PARA PAGANTES.
De se ver que o DETRAN, depois do escândalo, criou algumas regrinhas para escolha dos “seus” Delegados: “lista tríplice”, “prazo certo” e “quarentena”.
Valendo perguntar: reconheceram a mamata?
E finalizo com o exemplo de lista tríplice para uma CIRETRAN DO BOQUEIRÃO:
1. Roberto Conde.
2. Roberto Guerra.
3. Roberto Conde Guerra.
Deu pra alcançarem o espírito da coisa?

Um Comentário

  1. Policial bandido tem que ir para cadadeia, o MP não vai dar mole, só precisam começar a cortar a própria carne também. Ninguém gosta de Polícia. Por causa de bandidos assim nem adianta fazer greve, nunca teremos aumento. O Lúcifer acha que todos roubam..Tive R$ 23,00 de “aumento” recebi uma micharia e perdi o tickt passa-fome…Policial corrupto, CANA NELES……….!!!

    Curtir

  2. Policial bandido tem que ir para cadadeia, o MP não vai dar mole, só precisam começar a cortar a própria carne também. Ninguém gosta de Polícia. Por causa de bandidos assim nem adianta fazer greve, nunca teremos aumento. O Lúcifer acha que todos roubam..Tive R$ 23,00 de “aumento” recebi uma micharia e perdi o tickt passa-fome…Policial corrupto, CANA NELES……….!!!

    Curtir

  3. Olá a todos, o meu cordial abraço, acabou as férias…Tô e volta ao trampo, por falar em emprego novo…O Ligeirinho é examinador de trânsito, com carteirinha e tudo, banca de motorista categoria “E” e motociclista…Portando faço dupla na Chapa…
    Marco Vinícius Ferreira
    Marco Vinícius Ferreira
    Marco Vinícius Ferreira.
    Escolha um nome na listra tríplice, todos nós trigêmeos agradecemos…o problema será a dízima periódica…

    Curtir

  4. Olá a todos, o meu cordial abraço, acabou as férias…Tô e volta ao trampo, por falar em emprego novo…O Ligeirinho é examinador de trânsito, com carteirinha e tudo, banca de motorista categoria “E” e motociclista…Portando faço dupla na Chapa…
    Marco Vinícius Ferreira
    Marco Vinícius Ferreira
    Marco Vinícius Ferreira.
    Escolha um nome na listra tríplice, todos nós trigêmeos agradecemos…o problema será a dízima periódica…

    Curtir

  5. TODOS BEM DE VIDA PRICIPALMENTE OS FERRAZENSE A UNICA COISA QUE ELES REZAM E PARA NÃO VOLTAR PARA CADEIA DE RESTO HUMMMMMMMMMMMM,MIL MARAVILHAS TEM UM QUE ERA DEUS QUE FALA EM VOLTAR NESTE ANO……

    P.S.AS MAQUININHAS DO CHEFE A TODO VAPOR O NOME DELE TAVA NA LISTA E PASSOU BATIDO QUE PENA.

    Curtir

  6. TODOS BEM DE VIDA PRICIPALMENTE OS FERRAZENSE A UNICA COISA QUE ELES REZAM E PARA NÃO VOLTAR PARA CADEIA DE RESTO HUMMMMMMMMMMMM,MIL MARAVILHAS TEM UM QUE ERA DEUS QUE FALA EM VOLTAR NESTE ANO……

    P.S.AS MAQUININHAS DO CHEFE A TODO VAPOR O NOME DELE TAVA NA LISTA E PASSOU BATIDO QUE PENA.

    Curtir

Os comentários estão desativados.