JUSTIÇA RETIRA BLOG POLICIAL DO AR 3

O agregador de feeds da Blogosfera Policial esteve mais silencioso nas últimas horas. Não tinha mais as sequências furiosas, simples e diretas da metralhadora do Conde Guerra, Delegado da Polícia Civil de São Paulo, autor do blog Flit Paralisante.
Acabei de saber pelo Cultcoolfreak que Flit foi caçado e retirado do ar por força judicial. Mais um retrocesso da Justiça Brasileira, que já mostrou que não sabe lidar com a Internet.
O Alexandre Inagaki fez ótimo resgate histórico da relação trabalhada da justiça tupiniquim com os blogs, em sua coluna no Yahoo Posts. Conta o caso do Imprensa Marrom, retirado judicialmente do ar por causa de um texto que não foi o autor do blog que escreveu, mas um comentarista. O caso da Alcinéa Cavalcante, que em setembro de 2006 escreveu críticas à campanha de José Sarney ao Senado naquele ano, lançando a campanha “Xô Sarney” na blogosfera brasileira. O site chegou a sair do ar, e os mais de 20 processo seguem. O caso da justiça cearense, que ao tentar a retirada do ar de um perfil fake no Twitter, acionou, equivocadamente, o blog Twitter Brasil. O blog que não tinha nada a ver com a história saiu do ar.
Inagaki lembrou também do caso que classificou como o “mais estarrecedor até agora”: o Major Roberto Cavalcante Vianna, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, foi preso por 12 dias por comentar blog do Major Wanderby manifestando publicamente solidariedade a uma punição por indisciplina, foi condenado a 12 dias de prisão, conforme contei aqui e repercutiu no Global Voices, um guardião incansável da democracia na blogosfera.
Enquanto isso, tramita no Senado uma lei proposta pelo senador mineiro Eduardo Azeredo, que praticamente proíbe o uso da internet.
Isso tudo é estarrecedor!
Vejo o Conde Guerra como alguém que está para a Polícia Civil de São Paulo assim como o Major Wanderby está para a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Ambos foram pioneiros no uso dos blogs para falar e expôr tudo que veêm de errado nas Corporações e para com elas. Ambos, líderes, agregaram apoio de vários policiais de bem agoniados pelo sistema. Seus blogs são totalmente livres e independentes. E cada um defende sua instituição, ainda que alfinetando a outra. O blog ter saído do ar é uma perda para a blogosfera, para a Polícia Civil de São Paulo, para a democracia.
Também torço para que a palavra do Guerra volte à cena!

Um Comentário

  1. 3 Responses to “ Justiça retira blog policial do ar ”
    Flávio Lapa Claro Nov 3rd, 2008 at 11:10 am SOBRE O FLIT PARALISANTE

    Conheci o FLIT PARALISANTE (http://flitparasilante.blogspot.com) em junho deste ano. Desde então se tornou um hábito mais constante que a leitura da Folha e do Estadão.
    Não conheço o Doutor Guerra. O pouco que sei sobre sua vida pessoal e profissional foi o que aprendi pela leitura do blog. No entanto, aprendi a admirá-lo. Pela sua postura. Pela sua ética. Pelo seu amor desmedido à instituição POLÍCIA CIVIL.

    Alguns podem não concordar com ele. Mas os poucos que não concordam são exatamente os que nos oprimem. São os que só adotam uma posição na vida: a posição que for necessária para continuarem sentados nas respectivas cadeiras. Esses não se importam com a ética. Esses não se importam com a integridade pessoal. O beija-mão de toda sexta-feira é o único princípio adotado em suas vidas. E, para eles, a manutenção desse malfadado ritual suplanta qualquer outro objetivo.

    Doutor Guerra, o covarde ataque ao FLIT expõe a falta de caráter, de honradez e de ética daqueles que o praticaram. Tão logo o FLIT saiu do ar recebi diversas mensagens e telefonemas em que os colegas expunham suas preocupações e demonstravam a revolta que esse ataque causou. Pode ter certeza que não foi só o senhor o atingido. Todos os policiais civis que nos posicionamos pela ética profissional, pela honradez, pela prestação de serviço de excelência à população e contra os desmandos e idiotices da administração (em todos os níveis), fomos covardemente atacados.
    Por isso, Doutor Guerra, faço questão de tornar pública a minha revolta pelo acontecido. Creio poder afirmar que os milhares de colegas que comungam com a nossa postura se sentem como eu. Revoltados e enojados.
    Um grande abraço, e conte comigo para o que for.

    Flávio Lapa Claro
    Investigador de Polícia
    DAS/DEIC
    Blogosfera Policial sob Ataque — Caso de Polícia Nov 3rd, 2008 at 7:54 pm […] Mais notícias no Cultcoolfreak e no Diário de um PM. […]
    ricardo Nov 4th, 2008 at 9:01 am bem, esse site estava icomodando muita gente, aqui na corregedoria onte trabalha, os drs. estava preocupados em arrumar um sistema de descobir que estava mandando a mensagens, e não apurar as denuncias, olha amigos, 95 por cento das denuncias daquele site, eram verdadeiras, aqui na operacional da dop, eu vejo essas denuncias todos os dias, e nada podemos fazer, vejamos nos ultimo anos o que se acobertou: sequestro da filha do silvio santos, a grana sumil policia morreu delegado ta ai e tudo certo. o lance do denarc, o lance das maquinas de caça niquel, que voltaram a tona e so a om agoar prende e na cidade esta cheio de novo os recolhas de grana voltaram e ta tudo como era antes.
    o lance do habbibs, a reforma da delegacia fazendaria, a falta de verba das seccionais, a corrupção da galeria page, uso indevido de viautras por delegados aqui da corregedoria,

    eu acho que eles tiraram os blog, pois não adianta falar so do policial sendo que a gente rouba pro governo, todo mundo ganha, faço aqui 3 peguntas.

    porque a page, shop. 25 etc estão abertos sendo que so vende contrabando e pirataria.

    r: pra sustentar a seccional centro a sub prefeitura da se e o kassab.

    porque exixtes perto da rua rio branco no centro uma rua cheia de desmanche de motos roubadasm onde aqui na corro recebo mais de 30 denuncias poor mes e os delegad num deixam fazer nada.

    r. quem ganha divecar e seccioal centro]

    porque o jogo do bixo existe a mais de 80 anos, e as maquinas etc.

    porque cada maquina paga 50 reais na delegacia e 50 na seccional, e o bixo em media 5 mil por bixeiro.

    ate aqui na corro sabemos disso

    vcs acham que terá algum guerra que resolvera isso.

    vamos denunciar no mp

    ai resolve e na federal

    abraço

    Curtir

  2. Heiiiiiii 2008, charrete que perdeu o condutor.
    Heiiiiiii 2008, este é o ano que a família acordou,
    Este é o ano que a família acordou!

    É um senhor lá de uma ala, sob a luz da sua sala, decidindo que retirou o que o autor ou mantenedor errou!

    Gente afirmando, que à informação foi censurada, mas censura não é nada é apenas uma ajustada na sociedade, seu doutor!
    Gente afirmando, que à informação foi censurada, mas censura não é nada é apenas uma ajustada na sociedade, seu doutor!

    Heiiiiiii 2008, dia 16, é dia de lutador.
    Heiiiiiii 2008, este é o ano que pra nossa história entrou,
    Este é o ano que pra nossa história entrou!

    Ai vem outros descontentes, aguardem!

    Heiiiiiii 2008, eu assisti quando o circo se fechou.
    Heiiiiiii 2008, boca fechada sempre foi para sábio,
    Boca fechada sempre foi para sábio!

    Tem gente dando preferência para vagabundo e para a corrupção, mas essa gente não existe, não é nada, são coisas da minha imaginação!
    Tem gente dando preferência para vagabundo e para a corrupção, mas essa gente não existe, não é nada, são coisas da minha imaginação!

    Heiiiiii 2008, charrete que se desgovernou,
    Heiiiiii 2008, to esperando, por um futuro salvador!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.