Possível greve gera desconforto entre polícias Civil e Militar no RS
Plantão
Publicada em 04/11/2008 às 12h13m
PORTO ALEGRE –
A possibilidade de uma paralisação dos policiais civis no Rio Grande do Sul gerou mal-estar entre a corporação e a Brigada Militar (BM) nesta terça-feira. O descontentamento de delegados e agentes está amparada em uma ação da BM, que deslocou cerca de 500 para Porto Alegre no início desta semana.
De acordo com o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul, Wilson Müller Rodrigues, a chegada dos integrantes da BM tem o objetivo de inibir e amedrontar o movimento dos policiais civis.
– Temos a informação de que eles foram deslocados para atemorizar o movimento.
São profissionais treinados para controle de tumulto.
Não podemos admitir esse tipo de comportamento – afirmou Rodrigues. De acordo com o presidente da entidade, está prevista para quarta-feira uma reunião com representantes dos policiais civis e do governo.
A categoria pede melhorias nos salários e nas condições de trabalho.
Rodrigues ainda assegurou que, mesmo com a greve confirmada, os serviços mais urgentes não serão interrompidos.
O presidente da entidade disse que a manifestação é organizada pelos agentes, mas recebe o apoio dos delegados.
Segundo ele, toda a categoria ficou ofendida com a estratégia adotada pela Brigada Militar.
O descontentamento foi transmitido na segunda-feira de forma oficial para o secretário estadual de Segurança, Edson Goulart.
– A ação causou um desconforto muito grande entre nós.
Essa é uma manifestação pacífica, não somos delinqüentes que precisam ser monitorados – disse Rodrigues.
O comandante-geral da Brigada Militar, Paulo Roberto Mendes, rebateu as declarações de Rodrigues.
Segundo ele, o grupo foi deslocado para a capital para realizar um trabalho de “adestramento profissional”.
– Os nossos policiais participam de exercícios rurais e agora é a vez de participarem de exercícios urbanos.
A chegada deles não tem nenhuma relação com a manifestação da polícia civil.
Eles realizarão os treinamentos em Porto Alegre e depois retornam para seus batalhões normalmente – disse Mendes.

Essa atitude dos governos, especialmente do PSDB ao que parece, vem direto ao encontro com os planos de desarmamento, de fortalecimento das forças auxiliares do exército, entre outros, pois f]haverá o estado policial no Brasil, no qual a repressão e conflitos constantes por todo país, farão parte do cotidiano. Mandar a PM que é paga para não pensar, é muito fácil, são muitos seres humanos, irracionais, portando armas, e com ordem de atirar, sem sequer parar a refletir em que tipo de ordem recebem, a serviço de um governo NÃO democrático (se o fosse já teria sentado para conversar, mesmo que só para servir café, típica atitude democrática). O Brasil já perdeu a condição de democracia há muito tempo, e mais, quem confia nas urnas eletrônicas?
vejam http://www.votoseguro.org e confiram onde seu voto vai parar.
CurtirCurtir
Palavra correta “ADESTRAMENTO”…e ainda querem ser tratados como policiais civis……adestrar é coisa de cão, cavalo, gato e outros bichos,,,,
CurtirCurtir
Tá na cara que o governo quer empurrar este aumento mixuruca abaixo dos pobres e coitados (quase todos) policiais civis de São Paulo, pois só assim ele vai dessincronizar a greve atual deste Estado de São Paulo, com a greve iminente dos outros Estados, ex. Rio Grande do Sul e em breve em todo o território nacional…Até que o MD.
Presidente da República Federativa do Brasil, através dos dispositivos, sei lá qual…tome as rédeas e com o chicotinho em punho não perca a oportunidade de açoitar PSDB, que é conhecido em todo o resto do pais, e como!
CurtirCurtir
Tá na cara que o governo quer empurrar este aumento mixuruca goela abaixo dos pobres e coitados (quase todos) policiais civis de São Paulo, pois só assim ele vai dissincronizar a greve atual deste Estado de São Paulo, com a greve iminente dos outros Estados, ex. Rio Grande do Sul e em breve em todo o território nacional…Até que o MD.
Presidente da República Federativa do Brasil, através dos dispositivos, sei lá qual…tome as rédeas e com o chicotinho em punho não perca a oportunidade de açoitar PSDB, que é conhecido em todo o resto do pais, e como!
CurtirCurtir