3 DE NOVEMBRO DE 2008 – 20h45
Justiça paulista tira do ar blog de delegado crítico a Serra
Estranho. Muito estranho. A Justiça tirou do ar o blog Flit Paralisante, mantido pelo delegado Roberto Conde Guerra. Não conheço o delegado. Como jornalista, não costumo cobrir assuntos policiais todos os dias. Sei que, mesmo na polícia, há quem torça o nariz para algumas opiniões ou atitudes do delegado…
Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador
Mas, qual a justificativa para tirar o ”blog” do ar? Cometeu crime? É proibido delegado escrever na internet?
O mais estranho é que na sexta-feira ainda, poucas horas depois do despacho do juiz, gente da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ligou para as redações ”avisando”: olha o blog do delegado saiu do ar.
Por que tanta diligência, tanta pressa em dar a notícia? Esse é papel de Secretaria de Segurança? A decisão do juiz foi dada sob encomenda para o governo Serra? Por isso, a secretaria estava comemorando?
Estou apenas testando hipóteses — como faz uma conhecida escola do jornalismo serrista, a partir de sua cátedra no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Talvez o juiz tenha uma boa explicação para retirar o blog do ar. No despacho que recebi pela internet, não descobri explicação. Mas, vou atrás.
Sei que, na polícia, o delegado era (e continuará sendo, porque já voltou a escrever em outro endereço) das poucas vozes a enfrentar abertamente a política (?) de Segurança do governo do PSDB.
O blog era também um instrumento importante para jornalistas que acompanham assuntos policiais, até como fonte alternativa: servia como contraponto às informações oficiais que chegam da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Durante a greve da Policia Civil, o blog tornou-se também ferramenta da categoria, para convocar manifestações e distribuir informes dos grevistas.
Não cabe aqui discutir se policial deveria ter direito a fazer greve e passeata, ainda mais com revólver na cinta (acho, pessoalmente, que deveria haver limites pra isso). Mas, estamos diante de algo muito mais grave!!
Precisamos soar o alarme na internet!!
Voltando a testar hipóteses, imagine se algo do tipo ocorresse sob um governo da chamada ”esquerda”. A essa altura já haveria manchetes, gritaria, o STF estaria sendo acionado para garantir a liberdade de expressão.
Aquele senador tucano do Amazonas (esqueci o nome dele, talvez porque tenha conseguido só 5% dos votos na eleição passada para o governo estadual) já estaria no plenário, gritando, berrando..
Serra, isso é sabido, tem o hábito de pedir cabeça de jornalista. Se não gosta de uma reportagem, liga para o chefe de redação e cobra explicações.
Entre os ”amigos” de Serra, está Caio Tulio Costa, diretor do portal iG. Caio Túlio foi responsável por outro episódio estranho este ano: retirou do ar, sem aviso prévio, o Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim.
Será que o juiz que tomou a decisão também é da turma do Serra. Acho que não. A Justiça não se prestaria a esse papel…
Vamos ver se o Elio Gaspari vai escrever agora (como fez há duas semanas, na Folha e em O Globo), dizendo-se preocupado com as ”tentações autoritárias” do petismo.
E as tentações autoritárias do Serra? Serra não tem limites.
Serra, com aquela cara, coitado, desistiu há muito tempo de ser amado. Ele prefere ser temido. Há quem se apavore, e saia do caminho que — ele imagina — levará inexoravelmente ao Palácio do Planalto.
Mas há quem compre a briga.
Na internet, e até nas páginas dos chamados grandes jornais (veja o artigo de Fernando Barros e Silva na Folha de hoje), já há quem se incomode com os arroubos autoritários do serrismo.
Mas, como sempre, há também muita gente disposta a fazer o serviço que interessa ao governador. Na Justiça, ou na direção dos meios de comunicação.
Veja a mensagem que me chega de um leitor que (sintomaticamente) pede anonimato…
”Os policiais civis paulistas estão em greve ou em estado de greve desde 13 de agosto de 2008 e desde então muitas mentiras e omissões partem da imprensa golpista (PIG). Tratam os policiais civis em greve ou em estado de greve como marginais e baderneiros. Como você mesmo sabe, os grevistas são os policiais civis honestos, pois os corruptos não precisam de salários e não se preocupam com a greve, aliás querem que o movimento grevista acabe.
O blog Flit Paralisante que utilizava o endereço
www.flitparasilante.blogspot.com do delegado de polícia Roberto Conde Guerra é atualmente o melhor meio de informação dos policiais civis paulistas honestos e comprometidos com o serviço policial. O delegado Roberto Conde Guerra é o maior denunciador de falcatruas dentro da Polícia Civil de São Paulo e está para ser demitido por causa das suas denúncias contra superiores. Foi tido como traidor da instituição por dizer a verdade. Absurdo. Membros da própria Corregedoria acham que o tal delegado tem razão em suas palavras e não deve ser demitido ou sequer punido. Muitos dizem que merece uma medalha pela coragem.No mês de outubro de 2008, o blog teve mais de 130 mil visitas. As denúncias, postagens e comentários do leitores vêm incomodando muito o governo paulista. Ultimamente, o blog vem tratando da greve na Polícia Civil paulista, e isso, com certeza, incomoda o pretenso candidato a presidente da República e atual governador de São Paulo.
Se já não bastasse a perseguição contra o delegado Roberto Conde Guerra, o ‘sistema’ agora persegue seu blog Flit Paralisante.
Ocorre que na última sexta-feira, 31 de outubro de 2008, por volta das 19 horas, o blog foi removido por decisão liminar de um juiz de direito do Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais e Corregedoria da Polícia Judiciária) da Justiça paulista. Isso mesmo, o blog foi removido pela canetada de um juiz de direito!!!
Como fica a liberdade de expressão e o direito à informação? Como fica a nossa Constituição da República?
Caso você queira ver a decisão do juiz, acesse o seguinte endereço:
http://www.sintelpol.org.br/modules/news/article.php?storyid=1233Como remover algo da Internet é como enxugar gelo, o delegado Roberto Conde Guerra criou outros endereços: www.flit-paralisante.blogspot.com
www.flitparalisante.wordpress.com
O delegado de polícia Roberto Conde Guerra é testemunha de muitas coisas e já fez inúmeras denúncias de crimes dentro da Polícia Civil do estado de São Paulo. Dizem até que está marcado para morrer. Isto mesmo, caro Rodrigo, o delegado está marcado para morrer. Querem calar um dos poucos corajosos. Muita gente graúda está sendo investigada e processada por causa de suas denúncias.
Por favor Rodrigo Vianna, investigue tais fatos e principalmente a REMOÇÃO do blog, pois parece ser o primeiro passo para a remoção de outros blogs que não fazem parte da imprensa golpista. Amanhã pode ser qualquer blog que diz a verdade.
Suplicamos a sua ajuda imprescindível.
Por questões de segurança, ficaremos no anonimato, utilizando o codinome de Atena Temis.”
Temos que denunciar, tirar um BLOG do ar é mesma coisa que fechar um jornal na época da ditadura, o que ocorreu com o flitparalisante foi um ato absurdo, já basta a forma que a maioria da imprensa é manipulada, agora também vão quer impedir os Policiais Civis de se manifestarem na Internet?????
Dr. Guerra os Policiais honestos e que não tem o “rabo preso” estão com o senhor, caso eles tirem do este Blog também nos iremos criar outros, mas a verdade, tenho certeza irá prevalecer.
CurtirCurtir
Francamente, essa situação é mais séria do que imaginamos.Temos uma polícia obscura,uma politica de segurança publica mentirosa, um governo autoritario e a imprensa ainda insiste em fazer vista grossa a tudo isso.E para piorar tudo ainda mais,vemos o endosso do poder judiciario a toda essa sorte de erros e falcatruas.
CADÊ a imprensa independente, o MP e todos aqueles que vivem reclamando da policia mal preparada, corrupta, violenta e ineficiente.Penso que deveriam engrossar o coro para que houvesse ao menos uma investigação isenta e séria sobre todos esse fatos que saltam aos olhos de todo Brasil.
CurtirCurtir
O nobre jornalista Rodrigo Vianna fala que o blog serve de base para mediação entre o que diz o governo do Nosferatus e o que dizem os colegas policiais que falam a verdade e não o que diz a imprensa partidária. Então, caro amigo, mencione em sua coluna que o Nosferatus alega não ter dinheiro para nos pagar um salário digno, aliás não tem também para a saúde, para a educação… Mas, como o assunto é segurança pública, para nós ele não tem nada. Hoje, ví no jornal da manhã que ele vai gastar uma vardadeira “Fortuna” para ampliar a pista auxiliar do aeroporto de congonhas para dar mais “segurança” à quem viaja de avião! Nada contra. Mas, e à quem viaja de transporte público? Ah! mas isso deve ser inveja né? Só porque policial civil não tem dinheiro para andar de avião!!!
CurtirCurtir
Dr. Guerra.
Li na Consultor Jurídico de hoje (05/11):
http://www.conjur.com.br/static/text/71372,1
Promotores lançam movimento por um MP responsável
“Os membros do MPR acreditam ser perfeitamente possível a intransigente defesa do interesse social e o rigoroso combate aos ilícitos penais e civis, sem desprezar, no entanto, a defesa e o rigoroso respeito aos direitos e garantias individuais, previstos na Constituição Federal”, diz Saad Mazloum. Os membros do MPR, diz ele, “defendem a necessidade de reafirmar o exercício responsável das funções que a Constituição Federal incumbiu ao Ministério Público, notadamente na promoção das ações penais e civis públicas”.
ESSE TIPO DE CENSURA E DE DESRESPEITO AOS SEUS DIREITOS, PRINCIPALMENTE O DIREITO À EXPRESSÃO, ACREDITO, CABERÁ COMO UMA ESPÉCIE DE AÇÃO INAUGURAL DO NOVO GRUPO. CUSTA TENTAR?
Sincero voto de sucesso.
CurtirCurtir
NA REAL O SERRA MANDOU FECHAR UM JORNAL VIRTUAL.
ISSO É ESTADO DE EXCEÇÃO.
COM UMA DIFERENÇA O JUDICIÁRIO A SERVIÇO DO SERRA.
CurtirCurtir