Usarei aquí os ensinamentos do sábio Mestre Rubem Alves:Comparado com as outras espécies animais, o Homem, mesmo nascido de gestação a termo, é prematuro.
Não possui habilidade nenhuma, a não ser chorar quando sente alguma necessidade.
Um filhote de cavalo já nasce sabendo andar…um filhote de Homem só começa a engatinhar após alguns meses.
A natureza assim o fez, sem quaisquer instrumentos de sobrevivência além do choro.
Por outro lado, o ser humano carrega consigo, em uma das mãos, uma caixa de ferramentas, que o torna o animal mais poderoso do mundo. Na outra mão, carrega uma caixa de brinquedos.
Na caixa de ferramentas, trazemos coisas que são úteis para nossa sobrevivência…que nos dão poder…são objetos, como uma faca, um automóvel, um par de óculos…
Cabe a cada geração passar aos seus filhos essas ferramentas, e lhes ensinar como utilizá-las.
Ainda na caixa de ferramentas, está a capacidadade de pensar. Com essa capacidade, ele consegue aprender a usar as ferramentas…
A Ciência é a utilização da capacidade de pensar para criar novas ferramentas.Na caixa de brinquedos estão coisas inúteis.
Um sorriso de criança…o barulho das ondas nas pedras…a beleza de um Monet, a Valsinha, do grande Chico… a discussão sobre a traição de Capitu… São coisas que não servem para absolutamente nada… São sensações boas, é a beleza das coisas, é a sensibilidade à Arte… Não nos ajudam a sobreviver, não são instrumentos que utilizamos para conseguir Poder….Não têem qualquer serventia, a não ser nos dar prazer. A vida de um ser humano é boa quando ele consegue usar as ferramentas para abrir a caixa de brinquedos….
A Greve é um instrumento a ser utilizado quando as possibilidades de se obter o resultado esperado através da negociação cessam totalmente.
O objetivo da Greve deve ser forçar uma das partes envolvidas a iniciar ou retomar uma negociação…e o resultado de qualquer negociação é bom quando todas as partes envolvidas sentem que de alguma forma tiveram parte dos seus anseios satisfeitos.
Como instrumento de poder, a Greve se situa na caixa de ferramentas dos trabalhadores.
Não é um fim em si mesmo…Se o fosse, estaria na caixa de brinquedos, não da de ferramentas…..
Quem faz a greve não é este ou aquele líder ( ? ) sindical, mas o conjunto dos trabalhadores que resolvem, por maioria, que a categoria representada por aquele lider ( ? ) deve paralisar suas atividades.
O papel das lideranças não é decidir, mas implementar a decisão dos seus representados.
Ocorre que alguns líderes ( ? ) se julgam no direito de decidir por toda a categoria. Quando isso acontece, a greve – como ferramenta – sai da caixa de ferramentas do conjunto dos trabalhadores e vai para a caixa de ferramentas daquele líder ( ? ) … deixa de ser um instrumento usado para se obter um resultado positivo para os trabalhadores e passa a ser usado para que o líder ( ? ) obtenha poder.
Poder político, poder financeiro, poder com fins inconfessáveis.
Pior que isso é quando, ao invés de ir para a caixa de ferramentas do líder ( ? ), a greve vai direto para sua caixa de brinquedos.
Aí é a Greve pela Greve.
É a Greve inútil, sem objetivo outro que não dar prazer ao líder ( ? ). Nosso movimento chegou em um ponto que teremos que decidir: Vamos deixar os líderes ( ? ) tirar a greve da nossa caixa de ferramentas e passar para a deles ? Deixaremos que eles usem nossa ferramenta para abrir as suas próprias caixas de brinquedos ?
Parece-me que os dirigentes das Associações: dos Delegados (ADPESP), dos Investigadores (AIPESP), dos Escrivães (AEPESP) e dos Funcionários da Polícia Civil (AFPCESP) compreenderam melhor o que é uma greve e quais são os seus objetivos.
A proposta de suspensão da greve por 48 horas para que possa haver negociação com o Governo satisfaz totalmente a definição de Greve.
Esta é a liderança que não está subtraindo a ferramenta da nossa caixa para colocá-la na sua própria. Prova disso é que os Policiais Civis da região de Prudente, em ASSEMBLÉIA GERAL, decidiram apoiar tal proposta.
Os Policiais Civis da região de Campinas, idem.
Os Delegados de Polícia, em reunião convocada pela ADPESP, também assim o deliberaram.
As diretorias da AIPESP e da AEPESP, consultadas, aderiram totalmente à proposta.
Sugiro às lideranças ( ? ) de TODAS as entidades de classe que consultem aqueles que dizem representar, para saber COMO seus representados querem que a ferramenta GREVE seja utilizada.
Tenho certeza que as respostas nos supreenderão a todos.
Abraços….e até a vitória final.
Flávio Lapa Claro
Você mesmo disse no seu texto “Ocorre que alguns líderes ( ? ) se julgam no direito de decidir por toda a categoria.” Assim as associações também acabaram por decidir sozinhos, se foi o melhor ou não, o tempo irá responder, mas precipitaram em não dialogar com as outras representações, agindo de forma arbitrária, talvez seja isso que resultou no grande desgaste entre as categorias.
CurtirCurtir
Não estou defendendo se este ou aquele agiu da forma correta…O que afirmo é que me parece que se as bases fossem consultadas, o apoio à contraproposta das entidades citadas seria maciço…mas só saberíamos isso com certeza se fizessemos a consulta, não é ????
CurtirCurtir
OS COMANDOS DA GREVE DEIXARAM DIVERSOS POLICIAIS NA MÃO, PRINCIPALMENTE NO DECAP, POIS AS AMEAÇAS CONTRA OS GREVISTA NOS SENTIDOS DE BONDE, DESCONTAR SALARIO, DEMISSÃO E ATE SER PRESO POR PREVARICAÇÃO ESTÃO CORRENDO SOLTAS. OS SINDICATOS E ASSOCIAÇOES FORAM AVISADOS (VIA E-MAIL ANONIMO) POR MIM E NADA FIZERAM, SEQUER UM CONTATO DE APOIO. NA DP ONDE TRABALHO, POR INCRIVEL QUE PARECE, OS DELEGADOS DO PLANTAO ENFRENTARAM O DELEGADO TITULAR E ASSISTENTE, MESMO SOB DIVERSAS AMEAÇAS, ENQUANTOA OS DEMAIS POLICIAIS FORAM FICANDO CADA VEZ MAIS COM MEDO
CurtirCurtir
EU ACREDITO QUE UM ERRO NÃO JUSTIFICA OUTRO.
SEM DÚVIDA A ADPESP ERROU, AO TOMAR DECISÕES, EM NOME DE TODA A CATEGORIA.
PORÉM, ACHO QUE ERRAMOS TAMBÉM, QUANDO, SENTINDO-NOS DEIXADOS DE LADO, DEIXAMO-NOS LEVAR PELOS LÍDERES DE SINDICATOS QUE, FERIDOS EM SUAS VAIDADES, NOS INCITARAM A NÃO ACEITAR A TRÉGUA DE 48 HORAS.
FOI UMA DEMONSTRAÇÃO DE FALTA DE CONFIANÇA EM NOSSO MOVIMENTO, MEDO DE QUE, UM PASSO ATRÁS, APESAR DE ESTRATÉGICO, FIZESSE COM QUE DESISTÍSSEMOS DA LUTA.
MAS TUDO BEM. NÃO NOS ENSINARAM A FAZER GREVE. AO CONTRÁRIO, FOMOS TREINADOS PARA REPRIMI-LA. SE NECESSÁRIO, NO FUTURO, SEREMOS MAIS SAFOS.
AGORA O QUE TEMOS QUE FAZER É, ARREGAÇARMOS AS MANGAS, E NOS PREPARARMOS PARA AMANHÃ. VAMOS FAZER A PAULISTA E O DESGOVERNO TREMER COM NOSSA FORÇA, NOSSA GARRA E, PRINCIPALMENTE, NOSSA UNIÃO!!!!
ABRAÇOS A TODOS, ATÉ AMANHÃ.
CurtirCurtir
Amigo, infelismente o “medo” tomou conta de diversos policiais, principalmente a aqueles que estão acomodados com a situãção e tem medo de serem transferidos. Desculpem o palavrao que direi a seguir, mas os LIXOS dos superiores em delegacias: Delegados Titulares e chefes dos escrivaes e chefes dos investigadores, estao afundados e corrupcao e odeiam a palavra greve, pois seguem o lema: “SEM TRABALHO NAO TEM CANA E SEM CANA NÃO TEM GRANA”. Entao chegou o momento de pegar o que resta de coragem, dignidade e mandar esses FILHOS DAS PUTAS tomarem NO CU DELES…. pois parecem garotas de programas e mixes, ao verem dinheiro ou vantagens, abrem a perna u ficam de quatro. Novamente desculpe pelos palavroes. ESPERO QUE A PASSEATA SEJA HISTORICA
CurtirCurtir
Estou convicto de que na verdade falta coordenação, realmente não temos histórico grevista, mas sabemos organizar uma operação de forma irrepreensível, então vamos nos organizar, também não estou defendendo essa ou aquela representatividade policial, mas abrindo uma discussão que faça refletirmos cada passo que daremos.
CurtirCurtir
A PROPOSTA DO GOVERNO TEM QUE CONTEMPLAR QUE OS POLICIAIS QUE ADERIRAM A GREVE NAO SERAO PUNIDOS
CurtirCurtir
Apoio o comentário imediatamente acima(sugestão ao Dr. Roque, Hilkias e Bailoni). Só acrestaria o seguinte: após saírem de mãos vazias da mesa de negociação(?) e comunicar aos seus associados a necessidade do comparecimento dos mesmos à manifestação no MASP, imediatamente renunciem aos seus cargos, pois estarão desgastados e já sem dignidade para continuarem à frente das Associações.
CurtirCurtir
SUGESTÃO DE DIZERES DE UMA DAS FAIXAS PARA A MANIFESTAÇÃO DE AMANHÃ NO MASP:
JUDAS, JOAQUIM SILVÉRIO E ASSOCIAÇÕES DE POLICIAIS CIVIS.
VÍTIMAS: JESUS CRISTO, TIRADENTES E POLICIAIS CIVIS DE SÃO PAULO.
CurtirCurtir
sou aposentado,com quase 70 anos estou com vergonha de ver o rumo tomado por parte do comando do movimento, não quero acreditar mas sou obrigado, que depois de toda união, pela primeira vez todas as carreiras unidas conscientes daquilo que estavam fazendo, delegados de policia pela primeira vez participando diretamente de ações de paralização ver em razão de poucos tomarem para si as diretrizes do movimento de maneira errada,até considerada infantil,provavelmente pressionados deus lá sabe como ,para assim agirem acabando definitivamente com a dignidade da maioria dos policiais de todas as carreiras que com certeza n~~ao estão alinhados com essa trativas feitas por debaixo do pano.
mesmo estando com a saude abalada, faço questão de estar presente na avenida paulista dando apoio àqueles que realmente mereçem encomios da sociedade.
CurtirCurtir
Sr. Flavio.
Li com atenção suas considerações sobre a greve e a retórica de que tem que saber retroceder na hora certa,.
Concordo, mas, sempre existe um MAS, NÓS como ficamos???
Associações , NUNCA foram a sentidades para se fazer acordos com classe trabalhadora…
A caixa de ferramentas que o governo nos esqueceu, lá no fundo da garagem, já enferrujou, e dela nada mais se pode tirar.
Brigo por salários???
Claro!!!!!!
Pois , por mais bisonho que possa parecer, vivo dele…..
Mas não é só isso.
Temos que reformular nossa polícia.
Ela está agonizando, com uma forma administrativa totalmente arcaica, nada mudou nessa piolícia nos ultímos 60 anos.
Temos que ter planos de carreira cristalinos, onde os apaniguados, por “merecimento”, que ninguem até hoje sabe por que ,l em curtíssimo espaço de tempo se transforma no mega -mem, e vai da 5 a 1º classe , como que num passe de mágica.
Temos que ter salários dignos , para que nossos comandantes, qdo. se aposentarem, não passarem nesncessidadses e com isso quererem se aposentar com 70 anos(absurdo), engarrafando qualquer tipo de melhoria para os que estão entrando.
No mais meu caro, o lider não precisa de caixa de ferramentas, pois essa greve, não são das associações e nem de sindicatos….mas são de todos aqueles que de uma forma ou de outra se sentem excluidos , marginalizados e servem apenas como massa de trabalho.O governo teve 15 anos…15 ANOS, para poder pensar em sua polícia e na sua política de segurança…….e o que recebemos????
NADA MEU CARO….NADA.
Nem conversar eles querem……
Greve , ainda mais na polícia é num momento de desespero, pois infelizmente não nos deixaram alternativas.
E fique tranquilo…vc. não está sendo usado, por este sindicato ou associação….
mas está sendo usado a TEMPOS pelo governo…e pelo que vi está gostando.
Cada um gosta daquilo que lhe convém.
E querem socorro dos sindicatos para poderem fazer greve?????
Oras senhores, aqui ninguem é criança….temos uma decisão jurisprudêncial, e quem tem mêdo, faça um favor…fiquem em casa.
CurtirCurtir