PROVÃO DO DETRAN…CARTEIRA FRIA ? A CULPA É DE QUEM ASSINA? QUEM ASSINA? NINGUÉM.

Detran-SP investiga funcionários por suspeita de fraude na emissão de carteira de habilitação
Plantão

Publicada em 11/03/2008

8 às 09h14m – Diário de S.Paulo
SÃO PAULO – O Detran-SP vai recadastrar as auto-escolas de São Paulo e investiga funcionários por suspeita de envolvimento em fraudes nos exames para tirar carteira de habilitação. Médicos, psicólogos e auto-escolas fazem parte da lista. Segundo o Detran, 19 mil motoristas, 200 auto-escolas e 200 médicos ou psicólogos estão sob suspeita.
– Nossa investigação não está restrita a médicos, psicólogos e auto-escolas. Há uma verificação no sentido de determinar possível participação de unidades de trânsito, inclusive na capital, de eventual favorecimento por parte de funcionários na facilitação dos próprios exames – afirma Gilson Cézar Pereira da Silveira, assistente da diretoria do Detran-SP.
Todos os envolvidos estão sujeitos a responder pelo crime de falsidade ideológica e, na esfera de trânsito, os motoristas podem ter a carteira cassada.
Motoqueiro cego de um olho habilitado a dirigir, sob o atestado de “visão plena”. Motoristas de Minas Gerais pagando por um serviço “delivery” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em São Paulo. E até moldes de dedos feitos de silicone usados para burlar o sistema de leitura de impressões digitais dos condutores.
Essas são algumas das fraudes descobertas pelo Detran-SP para motoristas tirarem a carteira de habilitação sem risco de reprovação.
Em um dos artifícios considerados mais recentes, o Detran descobriu, em Santo André, os dedos de silicone. O material foi apreendido após o Detran obter uma autorização judicial de busca e apreensão em uma clínica que fazia exames médicos.
– Criaram uma espécie de robô (por programa de computador): armazena-se dados de uma digital, insere-se no cadastro de um condutor e se transmite a informação ao Detran como se o aluno estivesse presente – diz Gilson Cézar Pereira da Silveira, assistente da diretoria do Detran.
Das fraudes mais simples às mais sofisticadas, o Detran chegou a 19 mil motoristas, 200 auto-escolas e outros 200 médicos ou psicólogos credenciados pelo departamento suspeitos de fazer parte de uma indústria especializada em vender habilitações.
Os números fazem parte de um levantamento feito nas habilitações emitidas em 2006 e 2007 das unidades de trânsito da Grande São Paulo e da Baixada Santista, locais em que o Detran julga haver mais fraudes.
– Todo condutor tem por obrigação legal freqüentar 30 aulas teóricas e 15 aulas práticas, além dos exames médico, psicológico, teórico (feito no Detran) e prático. Pelo cruzamento dos dados, constatamos as fraudes – afirma Gilson Cézar.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

O DETRAN COMETEU ANOS ATRÁS, MAIS UM GANDE ERRO EM DESFAVOR DA COLETIVIDADE E DA CARREIRA DE DELEGADOS DE POLÍCIA, AO RETIRAR A CHANCELA COM O NOME DAS AUTORIDADES DIRIGENTES DAS CIRETRANS DO ESTADO. OS DELEGADOS LEGALMENTE RESPONSÁVEIS PELA FISCALIZAÇÃO DE TODO O PROCESSO DE HABILITAÇÃO E, TAMBÉM, DAS EMPRESAS E DOS PROFISSIONAIS CREDENCIADOS: CENTROS DE FORMAÇÃO E AS CLÍNICAS DE MÉDICOS E PISCÓLOGOS.

E COM O FALACIOSO PRESSUPOSTO DE QUE O NOME DE UMA ÚNICA AUTORIDADE EM TODOS OS DOCUMENTOS EXPEDIDOS NO ESTADO DIFICULTARIA A FALSIFICAÇÃO MATERIAL DAS CNHs.

TAL ARGUMENTO NUNCA NOS CONVENCEU.

A CHANCELA ÚNICA NAS CNHs PODE TER TIDO OUTRAS RAZÕES, MAS A DESCULPA DO ÓRGÃO NUNCA NOS PARECEU COERENTE.

MUITO MAIS FÁCIL FALSIFICAR UMA ÚNICA CHANCELA QUE SERÁ TOMADA COMO VÁLIDA EM QUALQUER LUGAR; SEM QUE SE QUESTIONE COMO UM DOMICILIADO EM CUBATÃO – apenas como exemplo – PODE ESTAR PORTANDO UM CNH DE SANTO ANDRÉ (também como exemplo).

POIS, ATUALMENTE, EM QUALQUER LOCALIDADE, O MOTORISTA CONTA COM UM DOCUMENTO VALIDADO POR AUTORIDADE QUE JAMAIS TOMOU PARTE NO PROCESSO DE EXPEDIÇÃO.

NO MÁXIMO ESTÁ AUTENTICANDO-SE UM PAPEL MOEDA; NUNCA A VERACIDADE DA CAPACITAÇÃO DO CONDUTOR DO VEÍCULO.

POR OUTRO LADO, AQUELE QUE NÃO EMPRESTA O SEU NOME AO DOCUMENTO POUCO SE IMPORTARÁ CASO ALGUM DEFICIENTE SEJA SURPREENDIDO NA DIREÇÃO DE UM AUTOMÓVEL; SEM POSSUIR CONDIÇÕES FÍSICAS PARA TAL.

O MESMO VALENDO PARA UM DEFICIENTE VISUAL.

E NO CASO DE ANALFABETOS, MENOR AINDA SERÁ A SUA PREOCUPAÇÃO.

FICARÁ TUDO NA CONTA DE TERCEIROS.

POIS CHANCELA DIGITALIZADA NÃO É A MESMA COISA QUE UMA ASSINATURA DE PUNHO.

E QUANDO A CHANCELA DIGITALIZADA É DE TERCEIRO, MENOR VALOR POSSUI COMO “ATESTADO DE DIPLOMAÇÃO PARA A CONDUÇÃO DE VEÍCULOS”.

EM NOSSA OPINIÃO NÃO TEM O MENOR VALOR.

A INFORMATIZAÇÃO SERVE PARA ENGORDAR O BOLSO DAS EMPRESAS E DOS CORRUPTOS; POUPANDO O ESTADO DE CONTRATAR MAIOR NÚMERO DE SERVIDORES, OU SEJA, CRIAR EMPREGOS.

É O NEOLIBARALISMO CABOCLO, OU SEJA, DISTORCIDO.

VISTO DESPREZAR A CONSTRUÇÃO DE UMA BUROCRACIA – corpo de funcionários pagos e mantidos pelo Estado – VERDADEIRAMENTE PROFISSIONAL, ESTÁVEL E COMPROMETIDA COM METAS DE LONGO PRAZO.

E FRAUDES DE TAL NÚMERO DEMONSTRA QUE OS DELEGADOS DE TRÃNSITO NÃO FISCALIZAM OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO E EXAMES MÉDICOS E PSICOTÉCNICOS.

E FALAR QUE HÁ MONITORAMENTO POR CÃMERA EM TEMPO REAL É UMA GRANDE BESTEIRA.

EU FISCALIZO UMA CLASSE COM CEM CANDIDATOS…

AGORA GOSTARIA DE SABER COMO O DETRAN – EM TEMPO REAL – FISCALIZA CENTENAS DE CANDIDATOS FAZENDO AS PROVAS NO MESMO MOMENTO.
CADA QUAL EM UM COMPUTADOR.

PARA MIM É IMPOSSÍVEL.

ESPERO NÃO SER MAIS UMA ESTÓRIA PRA BOI DORMIR.
E DIGA-SE: QUE NÓS DELEGADOS SOMOS OBRIGADOS CONTAR PARA “PRESERVAR” O PRESTÍGIO DA INSTITUIÇÃO; ISSO SOB PENA DE GANHAR UM PROCESSO E “PERDER A CADEIRA”.
POR FIM: TRABALHAR CORRETAMENTE NÃO DÁ GRANDES LUCROS; CONFORME AFIRMAMOS NA POSTAGEM ANTERIOR.
DINHEIRO GRANDE SÓ DIFICULTANDO O POBRE ALUNO; ESTE AO FINAL ACABARÁ AQUIESCENDO EM PAGAR “PROPINA”.
DAREI A SOLUÇÃO: TODOS OS MOTORISTAS DEVERÃO SE SUBMETER “AO PROVÃO DO DETRAN”, ASSIM AVALIANDO-SE QUEM FOI CAPACITADO OU NÃO.
E O ESTADO – COMO EXIGIRÁ PAGA PELO SERVIÇO – OBTERÁ MAIS UMA RECEITA.

PROVÃO DO DETRAN…