Desembargador sem mascarilha dá uma mancada e injuria GCM 15


VÍDEO: desembargador sem máscara humilha guarda municipal e rasga multa

A cena pode ser vista em um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (18/7)


MA Maíra Alves

postado em 18/07/2020 23:21 / atualizado em 19/07/2020 11:29

A cena foi gravada e viralizou nas redes sociais (foto: Reprodução)
A cena foi gravada e viralizou nas redes sociais(foto: Reprodução)

Em Santos, no litoral paulista, um homem que se identificou como desembargador ofendeu um guarda municipal que o abordou por ele não estar usando máscara. No município, a medida de proteção é obrigatória desde 1º de maio. As multas variam de R$ 100 a R$200.

A cena pode ser vista em um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (18/7). Ao ser parado, o homem conversa com o guarda por um breve momento e logo faz uma ligação no celular. Durante a chamada, ele diz “Estou aqui com um analfabeto” e tenta fazer com que o agente converse com a pessoa que está na linha. O guarda nega.

É nesta hora que o homem diz ser o “desembargador Eduardo Siqueira” (veja vídeo abaixo). Ele trabalha no Tribunal de Justiça de São Paulo e já foi coordenador da área de saúde do órgão.

Em uma versão anterior da matéria, o Correio erroneamente identificou um assistente jurídico como o homem no vídeo.
Continua depois da publicidade

A cena continua. O guarda aplica a multa ao desembargador, que não se dá por satisfeita com a encenação. Ele rasga o documento ao meio e joga o papel no chão, dando as costas aos guardas municipais e prosseguindo com a caminhada.
Correio entrou em contato com a Guarda Municipal do município de Santos para comentar o caso, mas até a última atualização desta reportagem não havia recebido retorno.

Repercussão

As imagens repercutiram nas redes sociais e o caso foi comparado com a recente polêmica do “cidadão, não, engenheiro civil“, em que um casal humilhou um agente da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro.

ttps://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/07/18/interna-brasil,873331/video-desembargador-sem-mascara-humilha-guarda-municipal-e-rasga-mult.shtml

Um Comentário

  1. Até entäo – apesar dos meus 40 anos de atividades na área do direito – eu nunca havia ouvido falar do desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira. Hoje, depois de ter visto seu nome e vídeos circulando nas redes sociais, alguns, inclusive, exigindo sua demissäo da magistratura (como se isso fosse possível em razäo daqueles fatos noticiados) e outros dizendo que pagam seu salário, decidi pesquisar um pouco sobre o referido desembargador, que ainda está na ativa e compöe da 38ª Cämara de Direito Privado.
    Pareceu-me tratar-se de um bom juiz, sem máculas em sua vida pessoal ou profissional.
    Näo faz parte do seleto grupo de intelectuais do TJ/SP, mas, levando-se em conta alguns votos dele que li, resolve bem as questöes que lhe säo postas.
    Foi promovido a desembargador em 2008 e, tudo indica, já está trabalhando “de graça” para o Estado, pois muito provavelmente já tem tempo para a aposentadoria.
    O caso mais ruidoso em que se envolveu parece-me ter sido esse mesmo. Ou seja, depois de milhares de processos julgados, milhares de vidas de terceiros decididas, quis o destino que ele ficasse “famoso” por uma “escorregada” dessa.
    Caminhando sem máscara na orla de Santos foi advertido educadamente por um guarda civil para que pusesse o adorno. Achou que näo deveria fazë-lo – porque “decreto näo é lei” -, e talvez legalmente até possa ter razäo, ou näo; mas a “mancada” foi – nas duas oportunidades em que se envolveu nessa mesma querela – ter se identificado como “desembargador”, e ter telefonado para o superior hierárquico do guarda.
    O GCM – que de analfabeto näo tinha nada – cumpriu bem seu dever legal e autuou o desembargador por estar sem máscara e também por jogar “lixo” em via pública (öpa! jogar “lixo”?! A autuaçäo era o “lixo”?!).
    Agiu mal o magistrado. E, smj, até pode ter cometido um crime contra o guarda, ao injuriá-lo, taxando-o de analfabeto) e/ou ao desacatá-lo, jogando no chäo a autuaçäo expedida.
    Deve ser chamado às falas por isso, näo somente no ämbito criminal como também no ämbito civil. Saberá ele – espero eu – aproveitar-se desse episódio para aprender que se näo tivesse se identificado como desembargador, e se näo tivesse telefonado para o “superior” do agente, talvez ficasse somente na “advertëncia”, ou até na “multa”, mas jamais veria seu bom trabalho sendo assim täo rapidamente esquecido e seu nome dessa forma enlameado, com cäes raivoso a exigirem, inclusive, sua demissäo…
    (a) Ronaldo TOVANI, aquele que um dia já foi delegado, promotor de Justiça e juiz de Direito e atualmente só se lembra disso 1 vez por por mës, quando recebe seus proventos de aposentadoria. para os quais contribuiu e ainda contribuiu com 11% ou até mais.

    Curtir

    • Acredito que a Pandemia mexeu com o psicológico do desembargador, vez que segundo consta não há episódio desta natureza contra o desembargador.
      O jeito desconexo que ele fala neste e em outro episódio do mesmo gênero, percebe-se qua há algo de errado, a princípio psicológico.
      Porque o que leva uma vida inteira numa carreira limpa e no final (em plena Pandemia) se comportar desse jeito.

      Curtir

      • Será que é so ele??? Que deselegante… ainda um cara desse tem que ser chamado de doutor….. berco ruim mesmo. A maioria dessa gente nao sabe o significado da palavra humilhação!

        Curtir

  2. Só fico imaginando se fosse o contrário, nas exatas condições, se o GCM chama-se o embargador, embargador do serviço alheio, de analfabeto e jogasse no chão algum documento recebido das mãos do embargador o seu preposto!
    Alguma associação da pá dele, isso mesmo pá, já que este tem em seu celular contatinhos para todas as horas, já teriam marcado um coquetel, chá da tarde, jantar dançante com verba oficiais de desagravo.
    Já o GCM seria retirado das ruas pelo desaforo que fez ao embargador e com certeza no mínimo uma sindicância.
    Neste país de terceiro mundo está repleto de pequenos ditadores, sejam eles de toga, cargo eletivo ou empresário morador de Alphaville ou Alfavela todos cheios de si.

    Curtir

  3. Bolsonarista nada, com certeza é um esquerdopata, igualzinho o dono deste site.

    Publica ai as falcatruas do seu partido queridinho, o PSDB.

    Vamos, quero ver????

    Curtir

  4. Para um Senhor de idade com esta papagaiada de multa e cousa de desocupado,bastava orientar e pronto. Qd vc vê o cara filmando previamente vc já sabe que ele estava doido para um entrevero para ter seus quinze minutos de fama. Vem cá que caralho e este que o cara só porque ocupa um cargo público tem que ser perfeito? O Tovani falou bem o sujeito teve uma vida limpa durante décadas agora numa terra onde presidiário presidente anda a solta e ministro presidente do STF recebe propina o caso importante e o do Desembargador. Foi policial civil por 34 anos 30 deles com Delegado e falem o que quiser todas as perseguições encetadas contra minha pessoa foram corrigidas por Desembargadores anônimos que eu nunca vi na vida, assim nestas ” tretas” de conversa fiada e assunto de lavadeira sou mais a favor do Desembargador do que dos “malas” da imprensa e associados.

    Curtir

    • Seu irmão filho da puta

      Dr. percebo isso também, mas,
      Óbvio que o desembargador estava errado.
      Agora, o sr. GCM, deveria se lembrar que o P5 sempre funcionou muito bem rsrsrsr.
      Custava o quê? Excelência, me ajuda aí, coloca a máscara. Pronto, na pior das hipóteses seria um conhecido do desembargador.
      Como disse uma senhora, tinha um monte de gente sem máscara, mas, quis o destino que o GCM “pegasse” bem um desembargador e filmando! Que merda heim……
      Vamos para as apostas:
      1) não vai dar nadinha de nada pro desembargador.
      2) O GCM vai ter no mínimo um “X” nas costas.
      Adiantou o quê? pergunto eu.

      Curtir

    • Sim, geralmente juízes são bem educados e, em minha longa carreira, nunca tive problemas com eles
      Acredito que a pandemia mexeu com o desembargador o qual nunca teve problemas em sua longa carreira e só agora no final.

      Curtir

  5. Sim, geralmente juízes são bem educados e, em minha longa carreira, nunca tive problemas com eles
    Acredito que a pandemia mexeu com o desembargador o qual nunca teve problemas em sua longa carreira e só agora no final.

    Curtir

  6. Será que é so ele??? Que deselegante… ainda um cara desse tem que ser chamado de doutor…..

    Curtir

  7. Hoje em dia vemos policial instagram, ostentando, indevidamente, armas, distintivo e algema em redes sociais….

    ….quando na verdade a verdadeira arma de um policial hoje chama-se CELULAR ou qualquer dispositivo que contenha câmera.

    Quem trabalha na rua, recomendo sempre um dos integrantes ficar ligeiro quando ao celular: ele será a sua maior prova/defesa.

    Sabe o zé povinho que vê apenas a reação do policial e nunca a ação do bandido? então…protejam-se. Usem a tecnologia a seu favor, e não apenas para postar no facebook fazendo biquinho…

    Curtir

Os comentários estão desativados.