MP abre inquérito para investigar condições das delegacias de SP 10

Por Walace Lara, TV Globo

 


Goteira no teto de delegacia de Indaiatuba, no interior de SP — Foto: Reprodução/TCE Goteira no teto de delegacia de Indaiatuba, no interior de SP — Foto: Reprodução/TCE

Goteira no teto de delegacia de Indaiatuba, no interior de SP — Foto: Reprodução/TCE

O inquérito tem como base uma fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizada em maio, nas 275 delegacias de do estado. Na ocasião, os fiscais perceberam que 60% das delegacias não têm o espaço físico conservado e 60% delas têm fissuras, goteiras e infiltrações, além de cupim.

Na ocasião, o presidente do TCE, Roque Citadini, afirmou que o governo estadual terá que justificar ou corrigir os problemas nos distritos.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que, “até o momento, não foi notificada da solicitação do Ministério Público. A pasta permanece à disposição do MP para prestar os esclarecimentos necessários.”

Inquérito

Na portaria que determinou a instalação do inquérito, o promotor salientou os resultados da blitz: “Em vistoria realizada pelo TCE em 275 delegacias, constatou-se que 83% estão sem auto de vistoria e 60% possuem problemas estruturais”, diz a portaria.

O promotor cita ainda que o Ministério Público de Contas – órgão ligado ao Tribunal de Contas do Estado – apontou que tal situação provoca subnotificação dos crimes.

Em ofício enviado a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o promotor pediu uma relação dos funcionários exonerados dos últimos dez anos, indicação dos concursos realizados e a apresentação dos alvarás de funcionamento dos prédios.

Por ocasião da fiscalização do TCE, a SSP informou que a Polícia Civil já iniciou um programa para reformas e modernização das delegacias e que técnicos estão atualizando os projetos já existentes e realizando vistorias técnicas nos distritos para apontar as melhorias necessárias.

Tribunal de Contas do Estado fiscaliza delegacias
SP2
Tribunal de Contas do Estado fiscaliza delegacias

Tribunal de Contas do Estado fiscaliza delegacias

Um Comentário

  1. Nao e por nada nao eu sou meio “tonto” e queria saber qual o cargo que os secretarios de seguranca de Sao Paulo dos ultimos 25 anos ocuparam antes de serem secretarios? Deve ter colegas muito sabidos que vao pider me informar. Veja em em absoluto nao e a hipotese que colocaram gente que tinha interesse em destruir a policia civil, nao e isto e mera curiosidade em saber quem organizou um administracao que por vezes era incompetente, outeas vezes hipocrita e algumas vezes larapia. Quabto aos tres modelos de administracao da Policia o fato que a ultima modalidade era ate melhor que as outras pois os larapios nao ficavam inventando historias para cima dos honestos como ni caso dos hipocritas. Voltando ao assunto bastaria o promotor ir na procuradoria para achar os responsaveis pela lambança.

    Curtir

  2. Interessante que PM tem sedes de Cia de área com instalações melhores que sedes de departamento da Polícia Civil, contando até com gerador para eventual falta de energia.

    Curtir

  3. Olha Clint, é uma minoria!!! Tem cada cia da PM , até na capital, em péssimas condições!!!

    Curtir

    • Passei no 15o ontem; A Cia ao lado é um luxo. O DP., caindo, e, é o 15, imagina o fundao Leste e Sul ??0

      Curtir

  4. Será que o conselho dos delegados vão se reunir para decidir tipo; “vamos deixar como está para ver como fica”, ou melhor, vão criar um grupo de estudo.
    Também podem os delegados se reunirem com o aspone do secretário executivo da PC, para ver se conseguem incluir uma emenda no orçamento de 2030, para reformar as instalações.
    Sempre começando por aquelas que não atende a população, igualzinho a distribuição das melhores vtrs, em especial as descaracterizadas, todas estas nas mãos de inúteis para o serviço policial, agora para uso como carro particular são um espetáculo só!
    No melhor estilo eu sou delegado sei tudo e tudo sei.
    Eles vão continuar a reproduzindo milhares de vezes as mesmas falhas, sempre se achando última bolacha do pacote.
    Afinal são formados em direito e por cursarem a loucademia de pelúcia por mágica adquiriram todas as qualidades e habilidades.
    Os “dirigentes” desta instituição, Polícia Civil, só não podem demorar muito para começar se desculparem pelas incompetências generalizadas que acomete todos os delegados.
    Pode ser que caia uma laje caia na cabeça do(s) “cabeça(s) pensante(s).
    Ops…falha minha isso já aconteceu o 68º DP está ai para provar a incompetência dessa galera!

    Curtir

  5. Enganamse aqueles que pensam que o MP não vai encontrar um culpado. Culpado é aquele que trabalha todos os dias: O ESCRIVÃO…

    Curtir

  6. Posso indicar alguns responsaveis que por coincidência, são todos do MP: Marzagão; Saulo de Castro; Ferreira Pinto; Grela, Alexandre de Moraes, etc. A SSP sempre foi feudo do MP. Agora que o Doria chutou o rabo deles estão querendo voltar.
    .
    Se bem que o atual secretario/general, não sabe fazer um “O” com um copo e não fez nada até agora. A policia civil é digna de estudos pela capacidade de sobrevivência. Todos nos invejam e querem nos destruir, e sempre sobrevivemos.

    Curtir

Os comentários estão desativados.