Comando Geral da PM – com pressa e sem dó – expulsa três policiais condenados pela maior chacina de SP 43

PMs condenados por maior chacina de SP são expulsos às vésperas de recurso

Antônio Cícero/Photopress/Estadão Conteúdo

Da esquerda para a direita: Sérgio Manhanhã, Thiago Henklain e Fabrício Eleutério, durante júri popular, em setembro de 2017 Imagem: Antônio Cícero/Photopress/Estadão Conteúdo

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

22/07/2019 14h37Atualizada em 22/07/2019 16h26

Resumo da notícia

  • Comando Geral da PM expulsa três policiais condenados pela maior chacina de SP
  • Para a corporação, os três agiram contra a instituição, o Estado e os direitos humanos
  • Defesa cita abuso e diz que vínculo jurídico com a PM deveria se manter no processo
  • Julgamento dos recursos dos policiais será apreciado por desembargadores na quarta
  • Policiais são acusados de envolvimento em 17 de 23 homicídios em Osasco em 2015

A PM (Polícia Militar) expulsou do seu quadro de funcionários, na última sexta-feira (19), Fabrício Emmanuel Eleutério, Thiago Barbosa Henklain e Victor Cristilder Silva dos Santos, condenados por participação na maior chacina de São Paulo.

Eles foram condenados a mais de 700 anos de prisão após terem sido acusados de envolvimento em 17 dos 23 homicídios ocorridos na região da cidade de Osasco, entre 8 e 13 de agosto de 2015. Está marcado para esta quarta-feira (24) o julgamento dos recursos das defesas dos agora ex-policiais no TJ (Tribunal de Justiça).

De acordo com portaria assinada pelo Comando Geral da corporação, publicada no Diário Oficial de sábado (20), os três foram expulsos “pelo cometimento de atos atentatórios à instituição, ao Estado, aos direitos humanos fundamentais e desonrosos, consubstanciando transgressão disciplinar de natureza grave”.

Eleutério foi condenado a 255 anos, 7 meses e 10 dias de prisão. Henklain, a 247 anos, 7 meses e 10 dias. E Cristilder, a 119 anos, 4 meses e 4 dias. Todos em regime fechado. O comando arquivou o processo de outros três PMs suspeitos de participação na chacina.

As defesas afirmaram hoje que foram pegas de surpresa pela decisão da PM. Os advogados dos policiais afirmam que os elementos probatórios são frágeis e que não comprovam a ligação dos agentes públicos com os crimes a eles imputados.

“Ato abusivo e ilegal”, diz defesa

João Carlos Campanini, advogado de Victor Cristilder, afirmou entender “que essa expulsão às vésperas do julgamento do recurso seja para tentar influenciar os desembargadores a não aceitarem os pedidos da defesa. Muito estranho o fato da PM ter apurado no passado, entendido que eles eram inocentes e agora mudado de ideia sem qualquer fato novo”.

O advogado Fernando Capano, que atua na defesa de Thiago Henklain, afirmou que soube da expulsão através da reportagem, nesta segunda-feira.

Creio que será caso de manejo de ação mandamental. Como o processo-crime não transitou em julgado, penso que a Administração Militar está praticando ato abusivo e ilegal que deve ser corrigido pela concessão de medida judicial que mantenha o Thiago com o vínculo jurídico com a PM intacto até decisão final do processo criminal.Fernando Capano, advogado de Thiago Henklain

Capano afirmou, ainda, que acredita que seu cliente permanecerá no presídio militar da capital. A advogada de Eleutério, Flávia Artilheiro, não retornou os contatos até esta publicação.

O corregedor da PM, coronel Marcelino Fernandes, no entanto, informou que “as esferas penal e disciplinar são de diferença substancial, o que é suficiente para a administração decidir. O que isentaria na administração pública seria a absolvição por negativa de autoria ou inexistência do fato”.

Veja a reação das famílias das vítimas da chacina e dos PMs após o júri de 2017

UOL Notícias

Saída do presídio militar

Com as expulsões, os ex-PMs devem sair do presídio militar Romão Gomes, na zona norte da capital. Segundo o juiz do TJM (Tribunal de Justiça Militar) Luiz Alberto Moro Cavalcante, a transferência depende de um pedido do diretor do presídio e de vagas disponibilizadas pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária).

“Igual a eles, há outros casos no presídio militar. Nesta semana, por exemplo, houve 11 transferências. Parte dos policiais foi para CDP (Centro de Detenção Provisória), no bairro de Pinheiros, e outra parte para o presídio de Tremembé”, afirmou o juiz. Questionada pela reportagem se a SAP abriu vagas para os três, a pasta não se manifestou até esta publicação.

Caso os policiais sejam enviados para Tremembé, vão reencontrar o guarda municipal Sérgio Manhanhã, condenado a 100 anos e 10 meses de prisão por envolvimento na mesma chacina. O local é considerado como “de seguro”, ou seja, abriga presos que possam ter sua vida em risco.

Maior chacina de São Paulo

Ao todo, 23 pessoas foram mortas em 8 e 13 de agosto de 2015 nas cidades de Osasco, Barueri, Itapevi e Carapicuíba, na Grande São Paulo. O episódio ficou marcado como a maior chacina de São Paulo. Segundo a Promotoria e a Polícia Civil, os assassinatos ocorreram por retaliação às mortes de um policial militar e de um guarda municipal.

De acordo com relatório do TJM (Tribunal de Justiça Militar), os acusados integravam uma milícia paramilitar. No dia 8 de agosto, seis pessoas foram mortas a tiros. Cinco dias depois, outras 17 foram assassinadas, na mesma região. Ao todo, oito pessoas foram indiciadas por suspeita de envolvimento nos crimes: sete PMs e um guarda civil.

Para o promotor Marcelo Oliveira, responsável pela acusação, há indício de que assassinos estejam ilesos.

Um Comentário

  1. Filho feio não tem pai! Ninguém segura nada!
    Agora, traga um J para o comandante pra ver, será o filhão querido, pelo menos até descobrirem!

    Curtir

  2. Condenação sim,expulsão sim,tudo correto,agora colocar os caras em presídio comum e a maior cafajestagem que já vi. O sinal para o resto da tropa e horrível da nota de que se acontecer qualquer coisa sua vida estará em risco então e melhor sair na bala que morrer na mão de bandido que é o que vai ocorrer com os caras

    Curtir

    • Se fosse ou tivesse Oficial Militar, eu duvido que eles seriam presos, demitidos e transferidos a um Presídio Comum.

      Curtir

  3. Eu achei que esses nego já tinham sido mandado embora faz tempo, mataram os coitados já faz mais três anos e até agora estavam recebendo pagamento, é FODA viu.
    Alguém têm visto algum político do pt roubando? Sabem pq eles pararam?
    É a mesma coisa que deve ser imposto para esses pms matadores.
    Se matar vai preso, é expulso e sistema na cabeça.
    O ex-coroné Adriano também está preso e não tem mais a patente de militar, então Bernardes na cabeça, cometeu um crime de ladrão, o valor foi alto e arrebentou os cofres.
    É só pensarem um pouco antes de cometerem crimes.
    Foda-se, bandidos têm que viver todos juntos, na mesma cela.

    Curtir

    • Se for seguir a linha de raciocínio do Vitória na guerra então no caso do Carandiru os envolvidos devem ser expulsos e colocados no mesmo presídio onde ocorreu o fato. Vai ser assim?

      Curtir

      • Lógico!
        Quem rouba é ladrão.
        Quem pratica estelionato é estelionatário.
        Quem mata é assassino.
        Resumindo: Quem pratica crime é bandido e bandido e INDIFERENTEMENTE do crime que praticou tem que ser preso.
        O policial que executa bandido se torna mais bandido ainda, é assim.
        Eu não estava no Carandiru, mas se houve a legítima troca de tiros parabéns aos pms, mas se os presos foram executados os pms devem ser presos sim.
        Imagine se nós tivéssemos a liberdade para executar bandidos, como será que seria a seleção de quem deve morrer?
        Eu quis dizer que é bandido deve ficar sim junto em uma cadeia.
        Vc acha justo um projeto que há anos está parado e foi feito por um deputado e oficial da pm, ele quer que no tal Romão Gomes fique apenas pms presos que cometeram o tal bo de pm, e o que ele quer dizer?
        Que o Romão Gomes foi feito para alojar assassinos.
        Eu penso que realmente um presídio militar deva sim ter pms presos, mas aqueles pms que cometeram crimes militar como insubordinação, embriaguez, crime contra a vida entre militares, concussão…
        Assassinos, ladrões, tratados…, presídio comum meu irmão.
        Vc acharia justo o pai da Eloá pelo que fez há anos e se tratar de um fugitivo ao ser preso ficar em um presídio militar? Não, é cadeia de segurança máxima e ponto; pq fez? Ele não era o bom da boca na época? Foda-se agora!
        Só faltava os traficantes do batalhão de Botucatu/SP serem identificados e ficarem presos no ROMÃO GOMES. São bandidos, traficantes, vagabundos que armazenam maconha é armas dentro de um prédio público, os seus atos tira a credibilidade que a população deposita nos que são bons, estou dizendo isso é sem gostar de pms hein, mas é a realidade, um pm que trabalha honestamente em uma cidade do interior não deve levar a culpa pelo o que o seu irmão de farda fez, este lixo tem que se folder junto com outros bandidos.
        É o que eu penso e acho que estou certo.

        Curtir

        • Exatamente Vitória na Guerra! Eu inclusive tenho amigos bem próximos que participaram das investigações e de inocentes esses PM’s não tem NADA!

          Curtir

        • Me desculpe pelos acima, não consultei antes de enviar.
          O meu cel. está uma mer..

          Curtir

    • Voce deve ser daqueles que só acredita que alguém roubou quando sai na imprensa.

      Acorde, filho. Ou voce acha que (alguns) diretores, seccionais, políticos, etc só serão corruptos quando sair na imprensa?

      Curtir

  4. Ninguém vai comentar a entrevista do governador Doria ontem no Datena
    Acho que estamos no melhor momento possível
    Agora é só aguardar

    Curtir

    • Quais mentiras o tucano mauricinho Pinóquio Surubeiro contou pro Datena dessa vez?

      Curtir

    • Eu vou. Olha que beleza. Primeiro o pinóquio Mauricinho (Em campanha) disse que reajustaria os salários dos policiais no início de 2019. Agora no Datena disse que reajustará no FINAL de 2019. E com isso vai empurrando coma barriga. Fora que ele frisou que tem Até O FINAL DO MANDATO para “cumprir” a promessa. PSDB. Quem conhece não compra.

      Curtir

    • Esse Doria vive dentro de uma propaganda, tudo que ele fala é falso e pura promoção .. A melhor parte da entrevista foi a que ele fala do tamanhão da metralhadora kkkkkk comprei uma metralhadora desse tamanhão oohhh e ainda fez o estrelado da Pm passar vergonha junto kkkkkk, sabe de porra nenhuma em nenhum seguimento, não sabe de segurança publica não sabe sobre o sistema prisional, mistura publico com privado, a vida toda desse cara foi terceirizar serviço das licitações que ele ganhava nos governos do psdb, esconde a historia do pai que sempre foi politica e vende o papo de gestor como se tivesse feito fortuna longe da politica, quando na verdade ficou rico dentro da politica fazendo lobby e sendo favorecido pelos contatos do papai dele e depois os contatos que ele fez entre politica e setor empresarial.. É sé pegar o que ele fez na prefeitura, não fez nada alem de gastar com muros vivos que morreram todos e só geraram gastos e problemas, ampliou os radares… derrubou um muro de concreto na usp que nunca tinha dado problema para fazer um de vidro onde ele vendeu a ideia que as empresas construíram de graça, porém não contou que cedeu o espaço para propaganda dessas empresas e que a manutenção do muro será feita pela prefeitura, um muro de vidro!! imagina se não vai ter gastos… esse cara é marketing puro e tem gente que abraça

      Curtir

      • Então vamos votar no Alckmin, esse veio de família humilde e sempre nos ajudou. Haaaa, esqueci ele entende muito de segurança, deixou a PC no máximo de sua capacidade operacional e nossos salários, uma maravilha. Oooo amigo, se ele vai cumprir ou não, só o tempo dirá, mas que nenhum governador disse isso até hoje, não disse, e ainda, em rede nacional. Se ele der 10% já deu mais que o dobro do outro. Aliás é o que nos resta, esperar e torcer pra ser vdd

        Curtir

        • o Alckmin era o padrinho dele, não tinha essa opção Alckmin para governador, mas não teria diferença entre ele e o Doria .. garanto que o Marcio França seria mil vezes melhor que esse cara vai ser , e falo que vai ser mil vezes não porque iria fazer muito não, mas sim porque iria fazer mais, esse cara não fez absolutamente nada na prefeitura e não vai fazer nada como governador, simples assim! o bom é que ele quer ser Presidente .. e quando ele estiver laaaa para o final do ultimo ano de mandato, ele da uma migalha para as policias e professores e vai na TV vender essa mentira.. engraçado que hoje em dia o policia está realmente sem tirocínio até para ver a mentira em um entrevista que mais parecia campanha eleitoral, o cara vai na TV vende a ideia da melhor policia dos melhores policiais de uma super policia bajula de todo jeito so faltou falar que vai fazer mais quadrinhos e medalhas para os policiais destaques no mês, nem um lanche o cara ganha para ir receber essa bosta… e é incrível que só ao final do mandato vai ser uma policia melhor remunerado (ao fim do mandato) eeeeeee não adianta fazer pressão , essa é a melhor parte kkkk NÃO ADIANTA FAZER PRESSÃO .. ou seja , deixa eu aqui enganar esses trouxas, eles ficam ai achando que vão ter alguma coisa, caladinhos sem reclamar, sem bagunçar até o fim do meu mandato, tenho um mandato tranquilo .. do um reajustezinho ao fim largando a bomba para o próximo governo e viro presidente numa boa …. O reajuste é para ontem!! não é para daqui um, dois ou quatro anos .. já está em defasagem a muito tempo, não da para esperar a boa vontade e a promessa do cara desse jeito que ele quer, ele não é o reizinho!! So não vê a engodo aplicado por esse cara quem não quer !! …. mas fica tranquilo ele comprou uma metralhadorona assim oohh desse tamanhão kkkkkkk

          Curtir

  5. De ultima hora, analisei melhor e votei no Dória, não me arrependo!
    Se pegarem meus post’s de época, verão que votei nele e por quais motivos.
    Como ele mesmo disse ontem na entrevista com o Datena, e sendo um dos motivos de meu voto para ele, “o voto você dá para o político e não para o partido”.(votei no Dória)
    Acreditei nele e continuo acreditando.
    VAI DAR AUMENTO REAL SIM e até o final do ano vai divulgar isso, e para que se chegue até o segundo maior salário do Brasil para as “Polícias”, será nada longe de 100%, aguardem!!! Escalonado por óbvio, até 2022.
    Ele tem apenas 6 meses de governo e o seu antecessor, Marcio França, nem havia enviado à ALESP uma previsão de aumento salarial para nossa categoria e jogando a fumaça que aumentaria nosso salário, isso que me chamou a atenção na época, ninguém percebeu isso?
    Ora, se não há previsão, o governo não pode dar nada para o funcionalismo.
    Com suas palavras, o governador deixou claro que até o final do ano enviará à ALESP nossa proposta de aumento para ser pago ano que vem, 2020, em diante.
    Quem quiser acredite, quem não quiser, não acredite, simples assim.
    O que gostei da atitude e de suas palavras, é que as Polícias são independentes, mas, trabalhando juntas!
    Isso começa a mudar a mentalidade de alguns de que minha Polícia é melhor que a sua. Somos irmãos, uns sem e outros com FARDA, simples assim.
    Ahh ia me esquecendo, a POLÍCIA CIVIL não vai acabar não viu! Apenas, “CADA UM NA SUA”

    Curtir

    • Eu quero acreditar, mas ele prometeu despoluir o Rio Pinheiros até 2022 também. Putz aí ficou sinistro. Kkk

      Curtir

    • verdade, igual aquele papo que inclusive foi postado no flit a respeito do nosso salário que seria em subsídio e colocaram o nome do governador no projeto.

      Depois, foi descoberto que foi elaborado por delegados calças brancas ( tentaram pelo menos, diferentes dos “antigões”) e que isso nem chegou nas mãos do governador e se chegasse nas maõs dele vetaria.

      Vi muito “antigão” acreditando nesse boato.

      “Véio” e ainda acredita em PSDB. E ainda acreditou nesse papo que se vota na pessoa, e não no partido. Ora, se a pessoa pertence ao partido, ele deve seguir os valores e ideias do partido.

      Não viu o caso da Tabata do Amaral do PDT que está para ser expulsa por ter votado contra as ideologias do partido?

      Curtir

  6. fico perplexo ao saber de pessoas com mais de 15 anos de policia votando em PSDB.

    Realmente, neste ano, ele não pode fazer nada, pois ele está trabalhando com o orçamento do Marcio França.

    Espero estar enganado, porém essa enganação, se vier, só a partir do ano que vem.

    Curtir

  7. Vale a pena repetir:
    FLITPARALISANTE – 24/07/2019 ÀS 20:32
    De ultima hora, analisei melhor e votei no Dória, não me arrependo! Se pegarem meus post’s de época, verão que votei nele e por quais motivos. Como ele mesmo disse ontem na entrevista com o Datena, e sendo um dos motivos de meu voto para ele, “o voto você dá para o político e não para o partido”.(votei no Dória). Acreditei nele e continuo acreditando. VAI DAR AUMENTO REAL SIM e até o final do ano vai divulgar isso (após a aprovação da reforma da previdência), e para que se chegue até o segundo maior salário do Brasil para as “Polícias”, será nada longe de 100%, aguardem!!! Escalonado por óbvio, até 2022. Ele tem apenas 6 meses de governo e o seu antecessor, Marcio França, nem havia enviado à ALESP uma previsão de aumento salarial para nossa categoria e jogando a fumaça que aumentaria nosso salário, isso que me chamou a atenção na época, ninguém percebeu isso ? Ora, se não há previsão, o governo não pode dar nada para o funcionalismo. Com suas palavras, o governador deixou claro que até o final do ano enviará à ALESP nossa proposta de aumento para ser pago ano que vem, 2020, em diante. Quem quiser acredite, quem não quiser, não acredite, simples assim.
    O que gostei da atitude e de suas palavras, é que as Polícias são independentes, mas, trabalhando juntas! Isso começa a mudar a mentalidade de alguns de que minha Polícia é melhor que a sua. Somos irmãos, uns sem e outros com FARDA, simples assim. Ahh ia me esquecendo, a POLÍCIA CIVIL não vai acabar não viu! Apenas, “CADA UM NA SUA”.

    Curtir

    • O Doria é Gestor é Empresário.
      Já trabalhou na iniciativa privada?
      Já pediu aumento salarial ao patrono?

      Curtir

  8. Vamos esperar, aliás, como policial, em termos de salário razoável e justo, é o que sempre fizemos ao longo de décadas. Pouco importa se da polícia fardada ou da esfarrapada. Nas preliminares da divulgar do aumento, aquelas recorrentes explicações sobre a lei de responsabilidade fiscal, queda da receita, estagnação da economia, bla, bla,bla,bla,…., que nunca se aplicam ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. Aí, ao invés de aumento, começam a falar de penduricalhos por isso, por aquilo, coisa que não incorpora aos vencimentos, de tal sorte que no caso de aposentadoria ou morte, morrem também. No estado famélico em que nos encontramos, com o rabo cheio de dívidas, não temos outra alternativa senão aguardar para ver o TAMANHO do aumento.

    Curtir

  9. “Tira véio”, você pode acreditar até em Papai Noel, mas acreditar em tucanalha é querer ser chamado de tira senil!! Deve também ter lido o Kit GAY e mamado na mamadeira de bico do rola!!

    Curtir

  10. BLOG MORTADELA bem quietinho quanto à cana dos hackers!!!

    Aparece MORTADELA…faça um post.

    Faça a ressureição de seu alter ego “escriludida”

    Curtir

  11. Policial acreditar em político, principalmente do PSDB, é prova cabal de que o cara está na profissão errada. Não é à toa que os índices de esclarecimento de delitos está muito aquém do mínimo desejável.

    Curtir

    • Concordo plenamente.
      PSDB jamais.
      NUNCA!
      Nem sob risco de MORTE…
      PSDB é um câncer.
      Um tumor maligno…

      Esse maluco que disse ter “pensado melhor” e votado no Dória é um piadista.

      Curtir

  12. Eu li algo em outra postagem (de 2012) que Era verdade na época e hoje é mais verdade ainda:
    PARA O GOVERNO DE SÃO PAULO (PSDB), EXISTEM DOIS TIPOS DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS: “O QUE ELES QUEREM QUE MORRAM, E O QUE ELES QUEREM QUE SOFRAM ANTES DE MORRER”

    Curtir

    • O blog é mortadela!
      Da cana nos hackers está quietinho!

      O alter ego “escriludida” cadê?

      Curtir

  13. Depois desse assalto no aeroporto o pessoal do DEIC que ficou com a investigação não precisa mais se preocupar com a Reforma da Previdência….kkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

    • Amigos, políticos -sarney bolsonaro alckmin Lula etc etc independente de partido, matam muito mais qd desviam da saúde, educacao.
      E dão um jeito de não serem penalizados, ou quando muito, pena branda.
      Quem mais se fodeu foi Lulinha pq contrariava os interesses do sistema.
      Cadê moro e Dellagnol ferozes com psdb?
      Aí não né!!

      Curtir

  14. A investigação deveria ser feita pela PF. Tem tudo pra acontecer a mesma coisa do BC de Fortaleza. Prendiam os malas e faziam a mala.

    Curtir

  15. Expulsou-os sem dó e sem piedade, porque não tenha Oficial envolvido, porque se tivesse este seria inocentado.

    Curtir

Os comentários estão desativados.