Corregedoria Geral da Polícia Civil apura suposto assédio moral e sexual praticado por Delegado de Polícia 63

Por Jocelito Paganelli, TV TEM

 

00:00/02:58
Delegado seccional de Rio Preto é acusado de assédio sexual e moral por policial civil

Delegado seccional de Rio Preto é acusado de assédio sexual e moral por policial civil

Uma policial civil acusa o delegado seccional de São José do Rio Preto (SP), José Mauro Venturelli, por assédio sexual e moral.

TV TEM teve acesso, com exclusividade, ao depoimento da mulher contra o delegado feito na quinta-feira (27) na Corregedoria Geral da Polícia Civil, em São Paulo.

No depoimento, ela disse que o assédio começou entre os anos 2013 e 2014, quando o delegado seccional “começou convidar a declarante para sair”. Ela disse que recusava os convites, pois sabia que Venturelli era casado.

Ainda de acordo o depoimento da mulher, o delegado sempre a procurou e dizia que a policial poderia manter um relacionamento com ele e que seria “favorecida” com benefícios se aceitasse.

Delegado José Mauro Venturelli, de São José do Rio Preto, disse que não vai comentar o caso — Foto: Reprodução/TV TEMDelegado José Mauro Venturelli, de São José do Rio Preto, disse que não vai comentar o caso — Foto: Reprodução/TV TEM

Delegado José Mauro Venturelli, de São José do Rio Preto, disse que não vai comentar o caso — Foto: Reprodução/TV TEM

A investigação contra o seccional foi aberta pela Corregedoria da Polícia Civil depois que o marido da policial, que é vereador em Rio Preto, denunciou o assédio no Departamento de Polícia do Interior (Deinter).

O vereador Anderson Branco (PR) chegou a usar a tribuna da Câmara para falar sobre o caso. Na oportunidade, ele disse que sua esposa passou a ser perseguida por Venturelli, porque não aceitava as insinuações do delegado.

No depoimento, a mulher disse que “desde que se recusou a sair” com o delegado e a “ter ou manter um relacionamento íntimo” com ele, passou a ser perseguida no trabalho.

A policial disse ainda que conversava com o delegado seccional por aplicativos de mensagens. Algumas conversas do seccional, segundo ela, eram de conotação sexual.

Ela afirmou na corregedoria que nas conversas por aplicativo dava respostas “amistosas” ao seccional, porque tinha medo de ser perseguida.

A policial civil afirmou no depoimento que está afastada do trabalho, com quadro de depressão, por causa do assédio.

Em nota, a Corregedoria da Polícia Civil informou que recebeu a denúncia no dia 11 de dezembro e não irá divulgar mais detalhes para não atrapalhar as investigações.

O delegado seccional está de licença desde o dia 17. A equipe de reportagem da TV TEM tentou contato com ele, mas não obteve resposta. Em outra ocasião, ele já havia enviado uma carta dizendo que não iria se manifestar sobre o caso.

Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba

Um Comentário

  1. Mas isso não ocorre só em Rio Preto, não! conheço amigas policiais civis (escrivãs e optel) que trabalham dentro de uma seccional aí perdida no interior do estado (onde, a exceção de um carcereiro, só trabalham mulheres) que já me disseram ter sofrido todo tipo de assédio, tanto moral e sexual , por um estúpido que se diz delegado seccional. Temendo represálias, elas não querem denunciá-lo.

    Curtir

  2. mais um velhinho tarado,isso é o que mais tem na PC.chefe tarado e majura metido a comedor de amendoim

    Curtir

  3. Ainda utiliza a tática whats app, onde tudo é gravado. Basta dois print´s e pronto.Juvenil

    Se voce é jovem e bonito, até vale a pena tentar a sorte e ter a reciprocidade. O que não dá é velho, barrigudo, careca (não que seja esse o caso) querer pagar de gatinho e assediar jovens e gostosas né ? Bom senso…

    Curtir

  4. A operosa corregedoria começou “apurar”, ao que parece só depois que o marido da policial berrou na tribuna da câmara municipal.
    Agora vai em demorar duzentos anos para chegar ao final da “APURAÇÃO”, iguazinho a venda de escalas no DAP, e o mensalinho da própria.
    Já se eu não conseguir entregar para a família de um mala o carregador de celular! Pronto tomo um PA por peculato e rua em menos de 1 (um) ano.

    Curtir

  5. Promoção por critério de amizade e coleguinha um dia vai acabar? Está na cabeça de muitos policiais que o amiguinho merece ser promovido e os que estão no topo da lista não, para quê lista de classificação se quem indica para promoção não olha a lista.

    Curtir

  6. Isto é vergonhoso e repugnante. Nosso apoio a colega operacional vítima de assédio.

    Curtir

  7. Ajhhh mas vai sobrar um passaralho….
    Com certeza a mulher vai se dar mal e o Delegado vai safar-se de boas. Corregepol abre nadegas. Geralmente dos mais fracos. RS

    Agora é só aguardar as promoções!

    Curtir

  8. Na corregedoria quando se trata de delpol só existe um final de apuração.
    ARQUIVE-SE
    A mulher dançou.

    Curtir

  9. É bem assim não meu amigo…depende do que ela tem nas mangas…já vi muitos Delpol aposentar a toque de caixa por esse motivo é, pelo jeito, este vai fazer o mesmo. Aguardemos…

    Curtir

  10. Quem rouba milhão é barão, quem rouba tostão ou é investigador ou é escrivão. disse:

    “Magina” se isso existe na “puliça” . “Magina” se esses cafajestes movimentam a escrivãzinha ou investigadora bonitinha pra ser secretária deles com finalidades libidinosas, ou seja, para obtenção de favores sexuais. Esses lixos é que nos dirigem. Alguns deles somam essas “qualidades” com outras ligadas à área da rapinagem.
    Vai puliça, vai mais pro fundo do buraco onde se encontra.
    Final da apuração:
    “Ante o exposto, proponho o arquivamento desta apuração e deflagração de processo administrativo em desfavor da vítima por denunciação caluniosa”.
    Corregedoria pra que? Pra oficializar o “ARQUIVE-SE”. Como naquele monte de procedimentos que apuravam as inúmeras roubalheiras no Dipol? Tudo gaveta. Ajuda ai pô!

    Curtir

  11. Só vai andar porque o marido é vereador e dependendo dos contatos do mesmo, acho que o majura vai arrumar uma trolha.
    Se fosse um zé povinho o marido, ia dar em nada.

    Curtir

  12. Não sei o que ocorreu mas um dado me chama a atenção e consiste no fato de que a mulher tratou as mensagens enviadas em tom de correspondência. Ninguém aqui e Santo , quero saber quem é que nunca foi atrás de um rabi de saia? Assim é preciso ter cuidado para se saber o que é o esperado dentro de um grau de normalidade ou excesso,tô cansado de ver distorções “malandras” que torcem a verdade é escondem outros propósitos. Nenhuma mulher gosta de ser exposta aí fico intrigado de duas coisas, uma de o caso ter ocorrido em 2013 e ter só agora havido reclamações outra a do marido tornar público o fato em tribuna,cheira a tentativa de pré julgamento antes da apuração dos fatos. E certo que tudo tem que ser apurado e a mulher pode ter razão mas que se faça com correção jogar penas antes de saber o que é já sabemos muito bem que é não poder recolher depois. Apenas para esclarecer não conheço qualquer das partes.

    Curtir

  13. Óóóóóóó!!! Só na chavecagem???! Putz! Chavecagem é dos meus tempos de ginásio…hahahahaha

    Curtir

  14. O pior é que na corro quando há um embate entre delegado e o restopol com certeza a policial vai dançar, sugiro procurar o MP.

    Curtir

  15. Já era…já se afastou e pedirá aposentadoria, a qual certamente será concedida a toque de caixa. Que a policial não desista e leve o caso adiante, até final decisão e eventual cassação da aposentadoria. Se na PC todos buscassem seus direitos e não se submetessem a abusos cometidos pelos superiores, certamente não estaríamos besta 💩.

    Curtir

  16. Já rodou da seccional, mas é muito pouco. Tem que levar inquérito e processo disciplinar na cabeça.

    Curtir

  17. Camelopol disse:
    03/01/2019 ÀS 7:03
    Mas isso não ocorre só em Rio Preto, não! conheço amigas policiais civis (escrivãs e optel) que trabalham dentro de uma seccional aí perdida no interior do estado (onde, a exceção de um carcereiro, só trabalham mulheres) que já me disseram ter sofrido todo tipo de assédio, tanto moral e sexual , por um estúpido que se diz delegado seccional. Temendo represálias, elas não querem denunciá-lo.

    hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    este caso ta fácil de resolver…….

    é só elas se juntarem e ir direto no MP .. com cópia para o judiciário… e ferrar este cachorro safado….
    a sorte deste pilantra é que não é minha esposa que esta nesta fita…

    Curtir

  18. Foi mexer com a mulher do Vereador, vai cair do cavalo. O pior, caiu na TV! Imagino o que a patroa da D.Autoridade deve estar falando aos ouvidos dela. Garanto que vai pedir aposentadoria. Torrou o filme! Parabéns ao vereador e à escrivã vítima.

    Curtir

  19. “”” Só faltava a vítima comparecer naqueles programas de televisão destinado a as mulheres, Sonia Abrahão, Fatima Bernardes, Mulheres…..e contar o ocorrido…. vou cagar de tanto rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  20. tomara que este dom juan se ferre….na forma da lei…
    e que a atual patroa peça o divorcio , e tome metade do que este garanhão tem …
    depois disso ela arruma um novinho pra torrar a kkkkkkkkkk passoca….kkkkk

    Curtir

  21. Reforma da previdência do Bolsonaro = Trabalhador civil tem que se foder para manter a mordomia dos militares. Eita povinho ruim de voto!

    Curtir

    • Em essência será exatamente isso. Além, apertar o cinto do trabalhador do inss para mandar dinheiro para os marajás do Congresso e do Judiciário.

      Curtir

    • Culpa o Nordeste. Puta base eleitoral desse PT nojento. O Bozo tinha a base ruralista e cristã. Resumindo f!!!! Agora se for p vc falar q Haddad e Dávila eram melhores aí é sem comentários. O Brasil já deu a resposta a isso.
      Caso o Bozo fosse com qualquer outro no segundo turno é certeza q ele perderia. Agora esse monte de gente recebendo esmola disfarçado de benefício é o fim.

      Vou dar um exemplo que ocorreu comigo….

      Zinete (nome fictício kkk) trabalhava para mim como funcionária do lar (vulgo antiga empregada doméstica) e ela ficava insistentemente não querendo que eu a registrasse, pois perderia sua bolsa esmola. Pronto. Se eu não registrasse iria tomar uma ação assim que ela pedisse as contas (o que ocorreu posteriormente na outra residência em que ela trabalhou). Resumo: registrei. Ela não gostou. Começou a fazer diversas cagadas propositais para ser mandada embora. Quer dizer que agora temos que ficar refens do funcionário?! Esse é o jeito petista e coligados de governar. Pau no c do patrão.

      Para ser honesto sempre um fica refem do outro. Patrão abusivo e funcionário sem vergonha vagabundo. Brasil é f!!!!!

      Vamos ver como será agora. Para mim não mudará muitas coisas.

      Eu tenho certeza absoluta que esse monte de caras de pau que acessam aqui votariam no PT caso ele prometesse um aumento estratosférico igual ao França.
      Cada um voto no que é melhor para si e não no que acredita ser melhor para todos então vamos parar com essa lenha lenha hipocrita de voto ruim, nazista, fascista e etc?!

      Igual essa Escriludida baranga tosca burra gorda! Kkkkkkkk (esperando a toninha vir com a traseira dar a rabada).

      Curtir

  22. Engano quem pensa que não ira dar em nada, já vi colega Capitão da PM ir para rua em razão de assédio em desfavor de SoldadoFem temporária

    Curtir

  23. DR GUERRA

    OU ALGUEM QUE TENHA A INFORMAÇÃO COM CERTEZA

    QUANTAS VEZES A LICENÇA PRÊMIO PODE SER INDEFERIDA? INFINITAS?

    APESAR DE SER ATO DISCRICIONÁRIO…DEVE HAVER FUNDAMENTAÇÃO! ISSO É DOUTRINA!

    Curtir

    • Isso é um assunto polemico, antes, poderia ser indeferido até as vesperas da aposentadoria, alegando a estrita necessidade do serviço publico, aí veio uma determinação que não poderia acumular duas, sem que ao menos um periodo fosse aproveitado e creio eu que é esta a vigente.
      Caso o colega já usufruiu um periodo, salvo engano meu, o restante pode ser indeferido até as beiras de sua aposentadoria, se bem que uma parcela pode ser transformada em pecúnia

      C.A.

      Curtir

    • “O STJ firmou entendimento no sentido de que o direito de gozo de licença-prêmio encontra-se submetido à conformidade da Administração Pública que, no exercício de sua competência discricionária, analisa a necessidade e conveniência da continuidade do serviço frente a disponibilidade de pessoal”. No entanto, fundamentações vagas do tipo “interesse do serviço” não autorizam o indeferimento, devendo-se especificar as circunstâncias do indeferimento. Assim, você saberá se o interesse público prepondera ou o interesse pessoal e ilegal da autoridade. Outra, não se pode protelar um direito únicamente por falta de funcionário. Se assim o for, nenhum policial civil poderá usufruir LP por conta do imenso déficit de recursos humanos na Polícia Civil.

      Curtir

  24. Pessoal alguém pode me informar o que deu aquele assunto de Carcereiro ser transformado em Agente policial ou foi somente conversa de eleição???
    E um abraço a todos e desde já agradeço.

    Curtir

    • Irmão, eu também sou carcereiro, e ninguém tá nem aí pra carcereiro, se a gente virar agente ninguém tá nem ai, continuará sendo um nada para os outros e sujeito as maldades de Investigadores e Chefes.
      Um Soldado PM tem mais valor…
      Poderíamos se sido reenquadrado no cargo de Auxiliar. De Papiloscopista, aí seriamos reconhecido…
      Nunca seremos reconhecidos nem como agente policial, porque ficaríamos a merce ainda do investigador chefe

      Curtir

      • Mas um Sd PM tem que ter mais valor mesmo.
        Muito, mas muito mais valor.
        Não só por trabalhar Muiitoooo mais, mas também num serviço muito ou mais importante.
        Um Sd PM deveria ter mais valor que um Coronel e um Delegado juntos…quem dirá que um carcereiro.

        Curtir

        • A atividade fim na PMESP é exercida preponderantemente aos cargos iniciais (recruta ou antigão), ou seja, cabos e soldados. Estes sim devem ter o maior valor genérico, seja em respeito, seja em pecúnia, seja em valor interna corporis. São a eles ( aos que atuam na rua, não em atividades estranhas ao policiamento) que se deve haver maior preocupação por parte do estado. Os oficiais pode-se por na guilhotina que em nada faltará para a população.

          Curtir

          • O valor de um Carcereiro numa central de flagrante é muito relevante, uma vez que alguma falta de peça judicial pode ser de extrema importancia. Coisa que Sd PM nao, o qual somente faz meras rondas, cargo este que não precisa de muito para exercer apenas um CNH B para dirigir

            Curtir

            • Em suma, a polícia judiciária esta falida pelo simples motivos de vaidades de cargos. Unificação do cargos ajudaria muito, diminuiria as maldades de a corda estou no mais fracos agentes carcereiro, enquanto que para o chefe de quadrilha nunca é pego, pelo contrario, continua manipulando o resto pode, pagando de honesto e santo

              Curtir

    • Irmão, eu também sou carcereiro, e ninguém tá nem aí pra carcereiro, se a gente virar agente ninguém tá nem ai, continuará sendo um nada para os outros e sujeito as maldades de Investigadores e Chefes.
      Um Soldado PM tem mais valor…
      Poderíamos se sido reenquadrado no cargo de Auxiliar. De Papiloscopista, aí seriamos reconhecido…
      Nunca seremos reconhecidos nem como agente policial, porque ficaríamos a merce ainda do investigador chefe

      Curtir

  25. Um mero bacharel em direito, que deu sorte ter sido aprovado em um concurso público, se achando no direito de se servir de uma servidora. Delegado baixo nível.

    Curtir

    • Ninguém tem o direito de servir-se de ninguém. Quanto ao mero bacharel eu concordo. RS

      Curtir

  26. Ao irmão Karametade,
    Entrei no site da Assembleia achei isto aí ok.
    .
    Projeto de lei Complementar nº 13 /2018
    Referências
    Documento Projeto de lei Complementar (visualizar documento Documento preparado / numerado)
    Número Legislativo 13 / 2018
    Ementa Dispõe sobre a transformação do extinto cargo de carcereiro em Agente Policial, ambos pertencentes ao Quadro de funcionários da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
    Data de Publicação 06/04/2018
    Regime Tramitação Urgência
    Autor(es) Chico Sardelli
    Apoiador(es)
    Indexadores AGENTE POLICIAL, ALTERAÇÃO, CARCEREIRO, CARGO, QUADRO DA SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
    Situação Atual Último andamento 14/12/2018 – Publicado o Autógrafo nº 32.398. (D.A., pág. 52)
    Tramitação.
    .
    Somente não entendí este ” publicado autógrafo nº 32.396 (D.A., pág. 52)

    Curtir

  27. Autógrafo nº 32.398

    Projeto de lei complementar nº 13, de 2018

    Autor: Deputado Chico Sardelli – PV

    Dispõe sobre a transformação do extinto cargo de carcereiro em Agente Policial, ambos pertencentes ao Quadro da Secretaria da Segurança Pública do Estado.

    A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO
    ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

    Artigo 1º – O cargo de carcereiro, extinto pelo Decreto Estadual nº 59.957, de 13 de dezembro de 2013, fica transformado em Agente Policial, ambos pertencentes ao Quadro da Secretaria da Segurança Pública.
    § 1º – Na transformação a que se refere o “caput” será observada a equivalência de remuneração e classes a que pertenciam para enquadramento na nova nomenclatura.
    § 2º – Para adequação na nova função, ficam os carcereiros obrigados a serem habilitados para a condução de veículos automotores na categoria “D”, no mínimo, com permissão para o exercício de atividade remunerada.
    §3º – O prazo para cumprimento do § 2º deste artigo será de até um ano.

    Artigo 2º – Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação.

    Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 10 de dezembro de 2018.

    _________________________________, Presidente
    CAUÊ MACRIS

    Achei o tal de Autógrafo, Karametade não entendo muito isto ai…..

    Curtir

  28. Com relação ao governo do presidente Bolsonaro, cabe a pergunta: quem é que manda nesta porra, se cada dia aparece um cara diferente desmentindo o presidente?

    Curtir

  29. cade a SUPER ESQUERDOTRALHA escriiilllllllllllllididaaaaaaaaa ?

    sera que ela parou de DEFENDER O IMPOSSIVEL , PELO FATO DE TER SIDO CORTADA DA FOLHA DE PAGAMENTO
    DOS MILITANTES .. fantasmas no planalto…
    sera que ela era uma ZUMBI NO PLANALTO ???????????

    e agora tera que trabalhar ;;;; acabou a mamata de ganhar bom salario dos petralhas sem ir um dia trabalhar …
    sera que o serviço dela era ficar postando nas redes sociais. e a serviço dos petralhas ???

    eu estou achando que isso é o que a escripetralha é ……………………………..

    Curtir

  30. EXTRA…..EXTRA……EXTRA…………………

    estou desconfiado que o governo PETRALHA do CEARA premeditou isso que esta acontecendo nas ruas ..

    no meu entender, ele chegou e mandou o secretario de assuntos penitenciarios do ceara… chegar dando uma de bam bam bam… E QUEBRAR O ACORDO QUE TINHAM COM OS PRESOS… dizendo aos presos , que a partir de agora ele não mais reconhecera nenhuma facção diferente no ceara… e disse que os presos serão todos misturados nas mesmas celas…….

    isso deixou os malas apavorados… e deu no que estamos assistindo…..

    no meu entender este PETRALHA CHEFE DO CERA.. esta querendo que o ceara vire um caos …e depois disso ele pedira ajuda ao governo federal…que decretara intervenção federal.. no ceara…

    feito isso o governo federal não podera mamndar nenhuma projeto ao congresso… pois não pode votar nenhuma emenda a constituição durante uma intervenção federal………..

    principalmente a reforma da previdencia …e as mudanças do codigo penal…

    e isso os petralhas não querem…

    Curtir

  31. mas vamos torcer para o nosso presidente MITO ficar esperto com esta jogada suja ,, que o petralha chefe do ceara esta armando…e não cair nesta arapuca dos petralhas…
    SR MITO= NADA DE INTERVENÇÃO NO CEARA….

    mande um recado a eles … que se virem………..

    no maximo mande somente a força nacional .., pode se mandar uns tanques para desfilar nas ruas de fortaleza tambem… e ja estara ajudando…………..

    FIQUE ESPERTO MITO……………..OS PETRALHAS NÃO VALEM O PRATO QUE COMEM…

    Curtir

  32. O dotô é comedô!!!!!! Quantas não estão curtindo as benesses em troca dos “favores” sexuais cedidos ao dotô????

    Curtir

  33. Dizem q esse majura, batia no.proprio peito e dizia: “sou the best, melhor q eu não há.”
    Melhor em se fuder depois de velho. Uma caçada a aposentadoria dele, seria um ótimo prêmio.

    Curtir

  34. Saiu de uma seccional e assumiu outra.
    Kkkkkkkkkkkkkkkk
    Kkkkkkkkkkkkkkkk
    Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

Os comentários estão desativados.